Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra R

RAC- Relacionamento de aprendizado contínuo.

RANDOM DEMAND: Demanda randômica, mudança na demanda de mercado sem padrão e que não pode ser prevista.

RANDÔMICO: Do inglês at random -ao acaso. Termo utilizado em pesquisa. Aleatório.

 

RASTREADOR - (Crawler em inglês) refere-se a um bot de internet (software automatizado) que verifica sites. O bot é um programa sistemático normalmente usado para indexar sites. O rastreador “rastreia” pelo código. Os rastreadores também podem ser chamados de “aranhas”. O Google é um mecanismo de pesquisa que usa rastreadores para localizar novo conteúdo e avaliar a qualidade da página da Web para fins de pontuação de classificação.

RAZÃO- Nível de mensuração de dados; caracteriza dados que podem ser ordenados, para os quais as diferenças entre dados são significativas; há um ponto de partida zero inerente.

READERSHIP: 1. Estudo para descobrir os fatores que aumentam o índice de observação ou de leitura de um anúncio ou mensagem de venda. Hábitos de leitura ao público de um jornal. 2. Índice de leitura.

REALIMENTAÇÃO - Princípio segundo o qual uma ação é controlada por seus próprios resultados.

REALIZADORES: Um dos grupos do modelo VALS, conceituado como composto por pessoas que respeitam os líderes da nação, fazem as coisas acontecerem, trabalham de acordo com o sistema e gozam de vida confortável. Para maiores informações vide Modelo VALS.

RECALL: Lembrança, recordação no sentido do que é lembrado na propaganda, intensidade de lembrança. Veja Lembrança. 1.Recall. 2. Intensidade de memorização de um anúncio. 3. Avaliação, por técnicas especiais, da intensidade e de como um anúncio ou comercial foi memorizado pelas pessoas que o leram, ouviram ou assistiram.

RECEITA FISCAL. Receita obtida por um governo mediante a cobrança de impostos.

RECENTIDADE: É um conceito novo que expressa a freqüência de respostas de compra em um lapso de tempo o mais próximo do momento atual. Em outras palavras, é a atitude de compra mais recente, registrada e analisada pela empresa.

REDE CENTRALIZADA - Rede de computadores composta de uma estação servidora que inicializa e dirige toda a comunicação na rede.

 

REDE DE Display - Rede de Display (exibição) refere-se a uma rede de sites e aplicativos que permitem que os profissionais de marketing exibam anúncios em suas páginas. O Google AdWords é uma rede de display que consiste em mais de 2 milhões de websites e alcança mais de 90% dos consumidores líquidos. Os profissionais de marketing podem comprar anúncios, segmentando consumidores na rede de display com base em vários critérios, como palavras-chave e tópicos, posicionamento de páginas da web e remarketing.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO - Todos os pontos de venda onde o cliente/consumidor compra um determinado produto ou serviço.

REDE DE FRANQUIA: Série de pontos- de- venda ligados a uma só marca que respeitam a mesma política comercial de distribuição e orientação publicitária, a unidade de objetivos.

REDES NEURAIS: Ferramenta de apoio ao marketing que permite simular situações, como vendas futuras, após ser analisado o resultado de um período anterior.

REENGENHARIA: Segundo Michael Hammer e James Champy, é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.

REGIÃO CRÍTICA- Conjunto de todos os valores da estatística de teste que determinam a rejeição da hipótese nula.

REGIÃO GEOGRÁFICA: Divisão de um País em partes, constituída por um grupo de estados. No caso do Brasil, está dividido em cinco regiões geográficas, com diferentes níveis de potencial de mercado.

REGISTRO - Conjunto de dados relativos a uma entidade específica, tratados como sendo uma unidade.

REGISTRO DE DADOS - Conjunto de campos de dados associados, relativos a uma determinada entidade.

REGRA DA ADIÇÃO- Regra para determinar a probabilidade de ocorrência, em uma única prova, do evento A, ou do evento B, ou de ambos os eventos.

REGRA DA MULTIPLICAÇÃO- Regra que permite determinar a probabilidade de o evento A ocorrer em uma prova e o evento B ocorrer em uma segunda prova.

REGRA DAS COMBINAÇÕES- Regra para determinar o número de combinações distintas de elementos selecionados.

REGRA DAS PERMUTAÇÕES (arranjos)- Regra que permite determinar o número de permutações (arranjos) distintos de objetos selecionados.

REGRA DO FATORIAL- Regra que afirma que n objetos diferentes podem ser dispostos em n! Maneiras diferentes.

Regra empírica- Regra que utiliza o desvio- padrão para proporcionar informação sobre dados com distribuição em forma de sino (Seção 2-5).

REGRA FUNDAMENTAL DA CONTAGEM- Regra que afirma que, para uma seqüência de dois eventos, dos quais o primeiro pode ocorrer de m maneiras, e o segundo de n maneiras, os eventos em conjunto podem ocorrer de mn maneiras.

Regra prática- Regra segundo a qual o intervalo de um conjunto de dados tem amplitude aproximadamente igual a 4 desvios- padrão (4s).

Regressão múltipla- Estudo das relações lineares entre três ou mais variáveis.

Regressão passo a passo- Utilização de diferentes combinações de variáveis até atingir o melhor modelo; usada em regressão múltipla.

RELAÇÃO SOCIAL - Conduta plural, isto é, de várias pessoas, cujo sentido é reciprocamente referido. Isso quer dizer que as ações de seus participantes têm seu sentido definido em relação ao comportamento do grupo como um todo.

RELACIONAMENTO DE APRENDIZADO CONTÍNUO- Relacionamento entre a empresa e um dado cliente que, através de feedback regular ou repetido, habilita a empresa a se tornar cada vez mais informada das necessidades individuais daquele cliente e, mediante o uso da tecnologia de customização de massa, a conceber um produto ou serviço que atenda cada vez melhor às necessidades daquele cliente. Quando cliente a empresa estão envolvidos em um Relacionamento de Aprendizagem Contínuo, a cada ciclo de interação e customização aumenta a conveniência do cliente de negociar com aquela empresa. O resultado é que o cliente torna-se mais leal à empresa porque, para reiniciar o relacionamento com outra empresa, o cliente teria de reensinar àquela concorrente tudo aquilo que já ensinou à primeira. Ademais, á medida que o relacionamento progride, aumenta a conveniência do cliente e a empresa se torna progressivamente mais valiosa para ele, permitindo à empresa proteger sua margem de lucro junto àquele cliente.

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL - Habilidade no trato com as pessoas independente do nível hierárquico, profissional ou social, influenciando positivamente e demonstrando respeito à individualidade, compreensão, convivência harmoniosa, tolerância e ausência de atritos interpessoais.

RELACIONAMENTO: Integra os Serviços de Atendimento. Refere-se a tudo o que uma empresa faz para assegurar um espaço na mente do Cliente fora do âmbito da compra- venda.

 

RELATÓRIO DE MARKETING DIGITAL - O relatório de marketing digital refere-se a um relatório usado por profissionais de marketing para rastrear métricas essenciais para insights de campanha. Os relatórios de marketing digital ajudam os profissionais de marketing a medir os pontos fortes e fracos de suas campanhas de forma eficaz. Os profissionais de marketing podem incluir seus objetivos e os esforços usados para atingir seus objetivos de marketing. Os relatórios podem incluir vários dados, como o alcance total de marketing cresceu x% e o tráfego direto do site aumentou x%. Gráficos e gráficos também são usados para mostrar tendências e contexto. Leads por origem, visualizações de página, alcance de marketing etc. podem ser rastreados e visualizados. As campanhas de marketing podem ser divididas por campanhas de SEO, mídia social, PPC e e-mail marketing.

 

REMARKETING - O remarketing refere-se a um tipo de anúncio pago que é exibido aos consumidores após terem visualizado o produto ou visitado um site. Quando um consumidor visita um site, um “cookie” coleta dados e armazena os dados da visita no navegador do visitante. Quando um visitante visita outro site ou navega na Internet, o cookie pode permitir a exibição de anúncios de remarketing. Os anúncios de remarketing são tentativas de manter a marca ou o produto na mente dos consumidores e levá-los de volta ao site para comprar os bens ou serviços.

RELEASE: Veja Press-release. Noticiário de interesse do cliente distribuído à imprensa pela agência.

RENDA NACIONAL: 1.Renda total de todas as fontes de um país, incluindo a renda individual e lucros empresariais. 2.Total das rendas (receitas) percebidas por toda a população de um país, num período de tempo determinado. 3.Resultado da diminuição do valor da depreciação e dos impostos além de alguns itens de menor importância do produto nacional bruto.

RENDA PESSOAL DISPONÍVEL: Resultado da subtração dos impostos federais, estaduais e municipais da renda pessoal.

RENDA PESSOAL: Renda recebida pelos indivíduos de todas as fontes, incluindo salários, juros e dividendos.

RENDA REAL: Poder de compra da renda pessoal.

RENTABILIDADE: Conceito fundamental de planejamento e compra de mídia. O recurso indicado para avaliar a rentabilidade de um plano, quantitativamente, é submetê-lo a estudos de otimização.

RENÚNCIA FISCAL. Iniciativa governamental de renúncia à cobrança de impostos de atividades que se deseja estimular, proteger ou atrair durante um determinado período.

REPETIÇÃO- Seqüência de dados que exibem a mesma característica; usada no teste de repetições para aleatoriedade.

REPLICAÇÃO- Exigência de que o tamanho das amostras sejam suficientemente para reduzir os efeitos da variação amostral aleatória.

REPOSICIONAMENTO: Estratégia empregada para incrementar as vendas de um produto ou serviço já existente.

REPOSITIONING: Veja Reposicionamento. Estratégia empregada para incrementar as vendas de um produto ou serviço já existente.

REQUISITOS - Necessidades básicas dos clientes ou das demais partes interessadas, explicitadas por eles, de maneira formal ou informal. Por exemplo, o cliente “requer” que o produto possua características que atendam suas necessidades básicas, claramente especificadas no momento da aquisição. Exemplos de requisitos incluem o prazo de entrega, tempo de garantia, especificação técnica, tempo de atendimento, qualificação de pessoal, preço e condições de pagamento.

REQUISITOS DA QUALIDADE - Expressão das condições experimentalmente verificáveis, qualitativas ou quantitativas, que devem ser atendidas por um produto ou serviço para que ele atenda às necessidades dos clientes.

RESEARCH AND DEVELOPMENT: Pesquisa e Desenvolvimento.

RESEARCH: Pesquisa.

RESÍDUO- Diferença entre um valor amostral y observado e o valor de y predito com base em uma equação de regressão.

RESPONDENT: Pessoa de quem se obtém a informação numa pesquisa por entrevista. Pode também ser a pessoa entrevistada pelo correio.

RESPOSTA - Resposta é um evento de um sistema para o qual outro evento do sistema ou do ambiente é causa necessária mas não suficiente.

RESULTADOS - Um dos sete critérios do modelo de gestão pela excelência. Os métodos e práticas adotados pela organização podem ter sua eficácia avaliada por meio dos resultados que ela consegue alcançar. Os indicadores de desempenho são importante instrumento na avaliação desses resultados institucionais. Os resultados são os efeitos que as práticas adotadas produziram, em diversas áreas de atuação, tais como os que se referem à satisfação dos clientes, à aplicação dos recursos, ao desenvolvimento das pessoas, aos produtos e serviços dos fornecedores e à qualidade do produto oferecido.

RESUMO DE CINCO NÚMEROS- valor mínimo, valor máximo, mediana, primeiro quartil e terceiro quartil de um conjunto de dados.

RETA DE REGRESSÃO- Reta que melhor se ajusta a uma coleção de pontos que representam dados amostrais emparelhados.

RETARDATÁRIOS: Grupos de consumidores que preferem manter a tradição, são muito, conservadores em relação a novas idéias. Ás vezes são chamados de não adotantes. Veja Curva de adoção. Mostra quando grupos diferentes aceitam idéias.

RETENÇÃO SELETIVA: Tendência de as pessoas reterem certas partes das informações às quais são expostas, em geral aquelas que apóiam suas atitudes e crenças.

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (RSI): 1. Mensuração comum da eficiência administrativa da empresa, segundo a proporção do lucro líquido em relação ao investimento. 2. Valor líquido gerado por um investimento, em determinado período de tempo. Em termos percentuais, significa a taxa representada pelo valor líquido em relação ao investimento total.

RETORNO SOBRE OS ATIVOS: Resultado em porcentagem do lucro líquido sobre os ativos utilizados para sua obtenção.

RETORNO: 1.Respostas de uma campanha. 2. Volume de vendas reais gerado por uma campanha de marketing direto. 3. Bonificação concedida por veículo pelo patrocínio de um programa ou por negociação especial de volume. Também conhecido como reaplicação.

RETURN ON INVESTMENT: Veja Retorno sobre o investimento. 1. Mensuração comum da eficiência administrativa da empresa, segundo a proporção do lucro líquido em relação ao investimento. 2. Valor líquido gerado por um investimento, em determinado período de tempo. Em termos percentuais, significa a taxa representada pelo valor líquido em relação ao investimento total.

RETURN: 1. Respostas de uma campanha/ esforço de resposta direta. Não confundir com devolução. 2. Volume de vendas reais gerado por uma campanha de marketing direto. Veja Retorno. 1. Respostas de uma campanha. 2. Volume de vendas reais gerado por uma campanha de marketing direto. 3. Bonificação concedida por veículo de patrocínio de um programa ou por negociação especial de volume. Também conhecido como reaplicação.

REVERSE MARKETING: Veja Marketing reverso. 1. Busca por parte de uma empresa de fornecedores. No modelo tradicional era o fornecedor quem buscava o cliente. Há muitas razões para um comprador aplicar o marketing reverso entre elas destacam as seguintes: altos retornos, deficiências de mercado, considerações futuras, procurações políticas, geográficas e ambientais, tecnologia, reconhecimento e valorização e tendências atuais. 2. Maneira agressiva e imaginativa de alcançar os objetivos de suprimentos em que o comprador toma a iniciativa de fazer as propostas, sejam para fornecedores, sejam para usuários entro da organização.

REVIEW: Revisão analítica das propostas de estratégia, táticas, criação, produção e mídia para verificar se elas se encaixam na política e no plano de comunicação e se têm chance de atingir os objetivos propostos.

 

ROBÔ DO INSTAGRAM - Os bots do Instagram são ações automatizadas que fazem ações como clicar no botão curtir, deixar comentário de copiar e colar, seguir e deixar de seguir perfil, para chamar sua atenção.
Se você encontrar comentários aleatórios em suas postagens ou uma série de curtidas segundos depois de postar uma foto, um bot provavelmente esteve envolvido no processo.
A melhor coisa a fazer é ignorar os bots. Se eles estiverem postando spam ou conteúdo impróprio, você também pode denunciá-los e bloqueá-los.
Recomendamos NÃO usar essa automação porque todas as plataformas que oferecem esse serviço (pago) não são autorizadas pelo Instagram e você pode ser penalizado pelo algoritmo. Além disso, você precisa fornecer sua senha de acesso a esses serviços e o risco de ver sua conta roubada é muito alto.

RPM: Iniciais da expressão Rotações Por Minuto, que indica qual a rotação em que o disco foi gravado e deve ser produzido.

RUSH: Movimentação de uma agência de propaganda para executar um trabalho em tempo mínimo. 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas