Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra Q
QFD (QUALITY FUNCTION DEVELOPMENT) - Desdobramento da Função
Qualidade – o método QFD visa a aperfeiçoar e desenvolver novos
produtos e auxiliar na restruturação do sistema de qualidade da
organização. Mediante o QFD, equipes multidisciplinares,
envolvendo especialistas em marketing, pesquisa &
desenvolvimento, engenharia de produto, projeto de processo,
produção e qualidade, traduzem e transmitem as exigências dos
clientes para os diversos setores da organização. O sistema de
tradução e transmissão das exigências dos clientes em requisitos
técnicos apropriados, em cada estágio do processo, as atividades
a serem desempenhadas na fase que antecede à produção, gerando
grandes benefícios. Os principais benefícios do QFD são: redução
considerável no tempo para desenvolvimento; virtual eliminação
de mudanças tardias de engenharia; diminuição dos custos do
projeto e maior possibilidade de atendimento dos desejos dos
clientes.
QM (erro)- Quadro médio para o erro; usado em análise da
variância.
QM (total)- Quadro médio para a variação total; usado em análise
da variância.
QM (tratamento)- Quadro médio para tratamentos; usado em análise
da variância.
QQP- Produto de alta qualidade, serviço de alta qualidade e
preço justo. Necessários, porém não suficientes para conquistar
participação nos negócios do cliente e valor vitalício. Ver
também Igualdade de qualidade.
QUALIDADE - Totalidade das características de uma entidade que
lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades
explícitas ou implícitas do cliente. Notas: 1 - Numa situação
contratual ou numa área regulamentada, tal como na área de
segurança nuclear, as necessidades são especificadas, enquanto
em outras áreas as necessidades implícitas devem ser
identificadas e definidas. 2 - Em muitos casos, as necessidades
podem mudar no decorrer do tempo, o que implica em análises
críticas periódicas dos requisitos da qualidade. 3 - As
necessidades são traduzidas normalmente em características com
critérios especificados (requisitos para a qualidade). As
necessidades podem incluir, por exemplo, aspectos de desempenho,
facilidade de uso, dependabilidade (disponibilidade,
confiabilidade, mantenabilidade), segurança, meio ambiente
(requisitos da sociedade), aspectos econômicos e estéticos. 4 -
O termo qualidade não deve ser usado isoladamente para exprimir
um grau de excelência no sentido comparativo e nem em avaliações
técnicas no sentido quantitativo. Para exprimir esses dois
significados, deve ser usado um adjetivo qualificativo. Podem
ser servidores, por exemplo, os seguintes termos: a) qualidade
relativa, quando as entidades são classificadas em função do seu
grau de excelência, ou no sentido comparativo (não deve ser
confundido com classe); b) nível de qualidade, no sentido
quantitativo (como é servidor na aceitação por amostragem) e
medida de qualidade, quando são efetuadas avaliações técnicas
precisas. 5 - A obtenção da qualidade satisfatória envolve as
fases do ciclo da qualidade como um todo. As contribuições à
qualidade dessas várias fases são, às vezes, identificadas
separadamente, para melhor distinção, como, por exemplo, a
qualidade devido ao projeto do produto, qualidade devido à
conformidade, qualidade devido à assistência ao produto ao longo
do seu ciclo de vida. 6 - Em algumas referências, a qualidade é
definida como satisfação do cliente ou conformidade aos
requisitos. Essas definições representam apenas certos aspectos
da qualidade, como foi definida acima.
Qualidade de Dados - É o grau de precisão apresentado pelos
dados ao se analisar aspectos como, fonte, escala,
atualização,...
QUALIDADE INTRÍNSECA - No contexto da qualidade total, são as
características técnicas asseguradas ao produto ou serviço, que
conferem sua habilidade de satisfazer às necessidades do
cliente.
QUALIDADE PERCEBIDA: Abrange Produtos, Serviços de Atendimento e
Serviços Evocativos. Compõe-se de Atributos, aos quais o Cliente
confere uma certa importância relativa e que satisfazem certas
necessidades ou expectativas.
QUALIDADE TOTAL - Abrange as cinco dimensões da qualidade, que
afetam a satisfação das necessidades das pessoas: 1 - qualidade
intrínseca do produto ou serviço; 2 - custo (preço); 3 -
entrega/atendimento (prazo certo, local certo, quantidade
certa); 4 - moral – nível médio de satisfação de um grupo de
pessoas; 5 - segurança do usuário e das pessoas da organização.
QUALIDADE: Propriedade, atributo ou condição das coisas ou das
pessoas capazes de distingui-las das outras e lhes determinar a
natureza.
QUALIFICAÇÃO - Reconhecimento dado a uma organização após ter
sido demonstrado que ela é capaz de atender aos requisitos
estabelecidos da qualidade.
QUALIFICAÇÃO DE LEADS: Interação com clientes potenciais para
determinar seu nível de interesse, bem como sua necessidade ou
sua capacidade de comprar um produto ou serviço.
QUALIFICAÇÃO DE PROSPECTS: Veja Qualificação de leads.
QUALIFICADO - Designação do estado de uma entidade que demonstra
a capacidade de atender os requisitos especificados.
QUALITATIVA: Veja Pesquisa qualitativa. 1. Técnica que visa
conhecer o estilo de vida, o comportamento, perfil e opiniões
dos entrevistados. As técnicas mais difundidas são: discussão em
grupo e entrevistas em profundidade. 2. Tipo de pesquisa
realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão,
como percepção de imagens, atitudes diante de marcas e veículos,
motivações etc.
QUALITATIVE: Veja Pesquisa qualitativa. 1. Técnica que visa
conhecer o estilo de vida, o comportamento, perfil e opiniões
dos entrevistados. As técnicas mais difundidas são: discussão em
grupo e entrevistas em profundidade. 2. Tipo de pesquisa
realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão,
como percepção de imagens, atitudes diante de marcas e veículos,
motivações etc.
QUALITY CONTROL: Veja Controle de qualidade. Processo de análise
da qualidade, que utiliza padrões estabelecidos, realizado após
a produção com a finalidade de evitar que produtos não conformes
sejam enviados aos clientes. Tem por funções elaborar padrões
para medir a excelência, comparar o realizado com esses padrões
e tomar medidas corretivas, caso haja diferenças, bem como esses
padrões e cretizar a estrutura necessária para realizar tais
funções. Difere da simples inspeção, que apenas descarta as
peças defeituosas. Originalmente, aplicava-se unicamente ao
controle de produtos fabricados, mas hoje se estende a todos os
processos operacionais instruídas, ou de doentes em curadas.
QUANTIFY: Quantitativo.
QUANTITATIVA: Veja Pesquisa quantitativa. Feita com
questionários pré- elaborados que admitem respostas alternativas
e cujos resultados são apresentados de modo numérico, permitindo
uma avaliação quantitativa dos dados.
QUARTEIRIZAÇÃO: Caminho natural para as empresas que terceirizam
seus serviços, ou seja, empresas contratam empresas que
administram os serviços de terceirização.
QUARTIL MÉDIO- Semi - soma do primeiro e do quartis.
QUARTIL: Qualquer valor que divide a área de uma distribuição de
freqüência em múltiplos inteiros de um quarto de área total.
Assim, o valor que é chamado de quartil 1 (Q1) divide a
distribuição em 25%- 75%, isto é, 25% dos valores ficam a
esquerda do Q1e 75% à direita; Q2 coincide com a mediana- 50%
dos valores à esquerda e 50% dos valores à direita; e que três
freqüências em 75% dos valores à esquerda e 25% à direita.
QUARTIS- Os três valores que dividem dados ordenados em quatro
grupos com aproximadamente 25% dos valores em cada grupo.
QUATRO "C's": Cross Cultural Consumer Characteristics (
Características culturais comparadas de consumidores). Método
para dividir os mercados globais, desenvolvidos pela Young e
Rubicam, usando um algoritmo que combina o perfil socioeconômico
do consumidor com resposta a 22 tipos de estilos de vida.
Considera : cliente, conveniência, custo e comunicação.
QUATRO "M's": Termômetro para um orçamento por objetivo de um
planejamento de marketing industrial: market, message, media,
medide. O market estabelece o mercado, a localização, pessoas,
recursos, desejos etc. Message, a mensagem transmitida para o
mercado. Media determina os veículos adequados. Medide é a
medição que precisa aferir e saber a quantidade a ser investida
no programa.
QUATRO "O's": Conceito de marketing que considera: objetos de
compra, objetivos de compra, organização para compra, operações
da organização de compra.
QUATRO "P's": McCarty popularizou uma classificação das
ferramentas de marketing, que em seu conjunto compõe o composto
de marketing, chamada quatro P's: Produto, Preço, Praça (pontos
de distribuição) e promoção.
QUATRO "S's": Júlio César Tavares Moreira, tendo em vista a
satisfação do cliente desenvolveu uma classificação do composto
de marketing chamada teoria quatro S's; Soluções, Serviço,
Seriedade e Sinceridade.
QUESTÃO TENDENCIOSA (leading question) - Tipo de pergunta feita
de maneira a que o inquirido suponha que se sugere uma certa
resposta.
QUESTIONÁRIO PILOTO: Questionário em que o entrevistador anota
instruções recebidas durante treinamento dado para a realização
da pesquisa. Serve como guia de procedimentos antes ou durante a
coleta de dados no campo.
QUESTIONÁRIO: Formulário impresso, usado por entrevistadores,
que contém perguntas na ordem em que devem ser feitas, com
espaços para anotações das respostas.
QUESTÕES ABERTAS: Questões que permitem aos entrevistados
responderem com suas próprias palavras.
QUESTÕES FECHADAS: Questões que incluem todas as respostas
possíveis e permitem aos entrevistados escolher apenas entre
estas.
QUINTIL: Qualquer valor que divide o universo pesquisado em
cinco partes, conforme critérios estabelecidos. Em mídia, a
divisão da distribuição de freqüências em quantis é utilizada
para dividir a audiência em cinco grupos, que vão desde o mais
freqüente ao menos freqüente em seu interesse pelo programa ou
publicação, ou na utilização de um produto ou serviço.
Quota de Vendas - Meta de vendas para uma linha de produtos,
divisão da Empresa ou para um vendedor. Trata-se,
principalmente, de um dispositivo gerencial para definir e
estimular o esforço de vendas.
QUOTA DE VENDAS: Meta de vendas para uma linha de produto,
divisão da empresa ou agente da empresa. É, em primeiro lugar,
um mercado administrativo para definir e estimular o esforço de
vendas.
QUOTA: 1. Objetivo numérico de vendas. Parte proporcional de
co-patrocínio. 2. Quantidade dos requisitos ou características
preestabelecidas que irão compor a amostra.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas