Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra C
CABO ELEITORAL: Em marketing político, indivíduo que por
meio de relações pessoais e prestígio individual arregimenta o
eleitorado.
CACHÊ: Pagamento efetuado a profissionais ou amadores
para desempenharem determinadas funções por tempo determinado. A
importância que se paga ao artista por representação ou, ainda,
ao modelo por posse fotográfica em anúncio ou filme comercial.
CADASTRO: Mailing list - relação de dados que contém
principalmente nome e endereço de pessoas ou empresas de
segmentos que possam participar de uma ação mercadológica
através do envio de mala direta.
CADEIA DE DEMANDA- A cadeia de transações a começar pelo
cliente, passando pela rede de distribuição, até o fabricante ou
prestador de serviços original. A cadeia de demanda é similar à
cadeia de fornecimento, porém vista da perspectiva oposta.
CADEIA DE EMISSORAS: Reunião permanente ou temporária de
emissoras de rádio ou TV para transmissão simultânea de fatos ou
programas.
CADEIA DE LOJAS: Dois ou mais distribuidores que
pertencem à mesma fonte e são por ela controlados, fazem compras
e marketing centralizado e vendem mercadorias similares.
Cadeia de Abastecimento - (Supply chain) é o conjunto de organizações que se inter-relacionam, criando valor na forma de produtos e serviços, desde os fornecedores de matéria prima até o consumidor final.
Cadeia de Suprimento - (ver Cadeia de abastecimento)
Cadeia de valor - Conceito definido por Michael Porter
como o conjunto de atividades realizadas por uma empresa que
cria valor e aumenta a sua capacidade competitiva. Pode ser
dividido em “atividade primárias”, como logística, fabricação,
marketing, vendas, serviços pós-venda; y “atividades
secundarias”, como infra-estrutura da empresa, recursos humanos,
tecnologia e compras
CADEIAS VOLUNTÁRIAS - Associações voluntárias de
varejistas organizadas para beneficiar de melhores condições de
compra (força negocial). Encontram-se habitualmente no ramo
alimentar.
CADERNO REGIONAL: Suplemento publicitário das revistas e
jornais nacionais, veiculado em regiões específicas.
CADERNO: Termo jornalístico que especifica seção voltada
para um único tema ou público - alvo determinado.
CALHAU: Pequeno texto ou anúncio utilizado para preencher
espaços não comercializados em revistas ou jornais.
CALL RATE: Quantidade de contatos pessoais feitos com
clientes, dentro de um intervalo de tempo.
CALL TO ACTION - CTA - Refere-se a um termo de
marketing digital. O CTA é um design que os profissionais de
marketing usam para solicitar uma resposta dos consumidores. Os
profissionais de marketing usam o CTA para incentivar os
consumidores a tomar medidas imediatas para a compra de seus
produtos ou serviços.
CAMADA SOCIAL: Divisão dos consumidores que seguem
parâmetro de cultura, costumes, padrões e renda.
CAMPANHA DE MANUTENÇÃO: Esforço publicitário, realizado
após o lançamento do produto com o objetivo de manter a situação
desfrutada atualmente pelo produto ou serviço.
CAMPANHA DE VENDAS: Programa que tem por finalidade
incentivar o aumento de demanda de um produto ou serviço.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA: Totalidade de peças publicitárias
criadas segundo um planejamento anterior e que serão veiculadas
para um público - alvo definido.
CAMPANHA: Conjunto de ações e esforços para se atingir um
fim determinado. Totalidade das peças publicitárias criadas
segundo um planejamento anterior e que serão veiculadas para um
público - alvo definido. Conjunto de operações mercadológicas
com um objetivo determinado.
CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL - As campanhas
de marketing digital referem-se à publicidade online. As
campanhas de marketing digital podem incluir vários tipos de
publicidade, como PPC e marketing de conteúdo. Os profissionais
de marketing planejam estrategicamente campanhas de marketing
para envolver os consumidores, converter vendas, direcionar
tráfego para sites e aumentar a receita. As campanhas de
marketing são usadas para atingir as metas da empresa/marketing
e incluem um ou mais canais de marketing digital para o sucesso
da campanha.
CAMPO: Denominação atribuída ao trabalho de entrevistas
de uma pesquisa, sua verificação ou supervisão. Diz-se também da
área pesquisada, que é o campo da pesquisa. É errôneo seu uso
como sinônimo de amostra ou de universo.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO IMPESSOAL: Meios eu transmitem
mensagem sem contato ou intervenção pessoal, incluindo mídia,
atmosfera e eventos.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL: Canais através dos quais
ou mais pessoas se comunicam diretamente umas com as outras,
incluindo comunicação face a face, de uma pessoa para o público,
pelo telefone ou pelo correio.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - Meios que são utilizados para
fazer com que os produtos e serviços saiam do produtor e cheguem
a cliente final. São os meios utilizados para se definir o P
Praça (um dos 4 Ps do marketing).
CANAIS DE MARKETING DIGITAL - Canais de
marketing digital referem-se a fontes de publicidade digital,
como mecanismos de pesquisa, sites, aplicativos móveis, e-mail,
mídia social, etc. Tecnologias digitais como a Internet são
usadas para comercializar bens e serviços. Os canais de
marketing digital permitem que os profissionais de marketing
segmentem o público, criem reconhecimento da marca e aumentem as
vendas.
CANAIS PREMIUM: Canais opcionais agregados ao pacote
básico oferecidos por uma operadora de TV por assinatura, pelos
quais o cliente paga uma taxa adicional. Veja Canais basic.
Canais sugeridos pela operadora de TV por assinatura para toda
sua carteira de assinantes. Geralmente o pacote é constituído
aberto e outros, exclusivos para os assinantes. Veja Canais
basic. Canais sugeridos pela operadora de TV por assinatura para
toda sua carteira de assinantes. Geralmente o pacote é
constituído por canais abertos e outros, exclusivo para os
assinantes.
CANAIS REVERSOS: São canais de recepção de produtos
empregados para recuperar mercadorias não desejadas pelos
consumidores.
CANAL CONVENCIONAL DE DISTRIBUIÇÃO: Canal que consiste em
um ou mais produtores, atacadista e varejistas independentes,
cada um constituindo um negócio separado, tentando maximizar
seus próprios lucros, mesmo às custas dos lucros do sistema como
um todo.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO- Tipos de estabelecimento com o
mesmo perfil, cujo objetivo é o suprimento ou abastecimento de
um determinado produto ao consumidor final.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: 1. Todas as etapas do caminho
percorrido para a distribuição de bens desde o produto até o
consumidor. 2. Grupo de organizações interdependente envolvido
no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso
ou consumo pela indústria ou pelo consumidor.
CANAL DE MARKETING DIRETO: O mais conhecido uso do
marketing direto; é empregado como um típico canal de
distribuição para venda de produtos e serviços diretamente ao
consumidor. Pedido por correspondência.
CANAL: Meio ou veículo de comunicação utilizado para
levar a mensagem até o público - alvo.
CANIBALIZAÇÃO - Diminuição das vendas de um determinado
produto/marca em função das vendas de outro produto, concorrente
da mesma empresa, numa situação de mercado estagnado.
CANIBALIZAÇÃO DE MERCADO: Resultado da introdução de um
novo produto que tomará parte do mercado de um produto já
existente do mesmo fabricante.
CANIBALIZAÇÃO: Em marketing político, nova mensagem que
se sobrepõe à anterior, tirando-lhe a força. Ocorre quando um
produto novo é acrescentado à linha existente, tirando da mesma
vendas e lucros.
CANNIBALIZING THE MARKET: Veja Canibalização de mercado.
Resultado da introdução de um novo produto que tomará parte do
mercado de um produto já existente do mesmo fabricante.
CANÔNICO - Um elemento canônico ou
rel=canonical refere-se a um elemento HTML que os webmasters
usam para evitar problemas de conteúdo duplicado. O código RFC
6596 é adicionado ao cabeçalho HTML de uma página da web. O
código é usado para alertar os rastreadores do Google sobre o
conteúdo duplicado da página. A versão canônica (preferencial)
de uma página da web é o conteúdo original da página e é
especificada como parte do crédito de otimização de mecanismo de
pesquisa para o webmaster. O conteúdo duplicado deve apontar
para o canônico para o URL de origem, fornecendo crédito de SEO
para a fonte original ou site/página
CAPACIDADE GERENCIAL: Equipe qualificada, apta a tomar
decisões com agilidade. É uma vantagem competitiva.
CAPACIDADE OCIOSA. É a diferença existente entre o volume
efetivo da produção e o que seria possível produzir com a
capacidade instalada.
CAPITAL ABERTO: Empresa que tem suas ações distribuídas
entre seus acionistas, as quais são negociadas em Bolsa de
Valores.
CAPITAL DE GIRO - Parte dos bens de uma empresa
representados pelo estoque de produtos e pelo disponível
(imediatamente e a curto prazo).
CAPITAL DE RISCO - Capital investido em atividades em que
existe a possibilidade de perdas.
CAPITAL FECHADO: Empresa que tem seu capital subscrito
por número determinado de sócios.
CAPITAL INTELECTUAL - É o valor agregado aos produtos da
organização por meio de informação e conhecimento. É composto
pelas habilidades e conhecimentos das pessoas,pela tecnologia,
pelos processos ou pelas características específicas de uma
organização. Os dados trabalhados se transformam em informação.
A análise da informação produz o conhecimento.O conhecimento
utilizado, de maneira organizada,como forma de incrementar o
acervo de experiências e a cultura da organização,se constitui o
capital intelectual.
CAPITAL INTENSIVE: Quantidade de capital investido em uma
atividade na qual o peso do custo da mão-de-obra é inferior ao
de emprego de capital. Por exemplo: extração de petróleo,
indústria automobilística etc.
CAPITAL: Bens e patrimônio da empresa.
CAPITALIZAÇÃO: Reaplicação dos lucros de uma empresa em
seu próprio patrimônio.
CAPTION: Pequeno texto que acompanha uma imagem a fim de
esclarecer o assunto.
CARACTERÍSTICA: Toda qualidade que constitui um ponto de
diferenciação. Usado no plural, o termo indica complexo de dados
relativos a um produtos ou serviço. Característica opcionais:
são particularidades inerentes a cada produto ou serviço, as
características são do tipo cores diferentes, tamanhos originais
etc.
CARRO-CHEFE- Produto de maior representação dentro de uma
linha de produtos.
CARTA DE CRÉDITO - Carta cujo signatário autoriza o
destinatário a entregar a uma terceira pessoa certa importância
em dinheiro ou determinada quantidade de mercadorias.
CARTA DE CRÉDITO: Importância colocada à disposição de
determinadas pessoas durante período definido.
CARTA PATENTE: Documento decidido pelo governo garantido
uma concessão por período definido e segundo condições
predeterminadas.
CARTÃO- RESPOSTA: Peça comumente usada no marketing
direto e que facilita a resposta, por parte do consumidor, sobre
o pedido de determinado produto ou serviço. Exemplo: quando da
assinatura de jornais ou revistas.
CARTAZ DE PDV: Veja Cartaz de ponto- de- venda. Peça
impressa em diversos tipos de material, com finalidade de
promover o produto, utilizando-se para isso de mensagem escrita
ou imagens, para ser fixado no PDV.
CARTAZ DE PONTO - DE -VENDA: Peça impressa em diversos
tipos de material, com finalidade de promover o produto,
utilizando-se para isso de mensagem escrita ou imagens, para ser
fixado no PDV.
CARTAZETE: Peça de ponto de venda. É um pequeno cartaz
que se usa para colocar em cima do produto e destacá-lo na loja.
CARTEL: 1. Entendimento comercial entre empresas
produtoras, as quais, embora conservem a autonomia interna,
organizando-se em grupos para distribuir entre si os mercados e
determinar os preços, suprimindo a livre concorrência. 2. União
ilegal de empresários do mesmo ramo visando, através de práticas
ilegais, combater a concorrência.
CASCATA DE DISTRIBUIÇÃO- A cascata de diferentes
relacionamentos dentro do sistema de distribuição. Tais
relacionamentos começam no fornecedor original do produto ou do
serviço, e vão se estendendo em cascata pelo armazém /
distribuidor, varejista ou revendedor, até o cliente final. Cada
"nível" desta cascata pode ser tratado com uma base de clientes
caracterizada por seu próprio conjunto característico de
necessidades e de diferenças de valor.
CASE STORY: História de um caso de marketing ou
propaganda, aqui, o empréstimo lingüístico se torna
absolutamente necessário.
CASE: 1. O mesmo que caso. Normalmente, usa - se esta
palavra para exemplificar determinado acontecimento pela citação
de todas as etapas que o compuseram. 2. Acontecimento de
sucesso. Um "caso", em português, nunca será o de marketing.
CASH DISCOUNT: Desconto para o pagamento a vista.
CASH FLOW: 1. Fluxo de caixa. 2. Previsão das
necessidades financeiras.
CASH: Pagamento a vista.
CATEGORIA - Conjunto de produtos gerenciáveis entre si
que atendem a uma necessidade do consumidor, percebidos como
substitutos ou interelacionados.
CAUSA PRIMÁRIA - Razão original,principal ou causa básica
para o alcance de uma condição, relativa ao negócio da
organização.
CDL (CLUBE DOS DIRIGENTES LOJISTAS): Entidade que reúne
todas os comerciantes da área de mercadorias, englobando
eletrodomésticos, móveis, roupas, presentes, ótica etc.
CD-ROM (COMPACT DISC-READ ONLY MEMORY): 1. CD com memória
somente para leitura. É um disco de leitura a laser que contém
informações digitais para serem lidas por um computador. Em
termos de marketing, é um excelente veículo, que permite o uso
da multimídia e da interatividade. É capaz de guardar 650
Megabytes. Será substituído pelo DVD. 2. Plataforma básica da
multimídia. Disco com leitura a laser que armazena grande volume
de dados. Sua capacidade de armazenamento é de 650 MD de
informações, o equivalente a 250 mil páginas de texto impresso
ou 75 minutos de filme digital full motion.
CÉLULA- Categoria utilizada para separar dados
qualitativos ( ou atributos ).
CÉLULAS DE PROSPECÇÃO: Segmento (grupo) de consumidores
potenciais identificados como prospect.
CENÁRIO DE REFÊNCIA: Cenário que agrupa fatores internos
e externos a empresa, que possa, de alguma maneira, indicar
novas oportunidades ou até mesmo evidenciar alguns problemas.
CENSO- Coleção de dados referentes a cada elemento de uma
população. Reunião de dados estatísticos dos habitantes de uma
região.
CENSO GEOGRÁFICO - Levantamento físico de todos os pontos
de venda/distribuição relacionados a um segmento do mercado
CENTIMETRAGEM: Utilizada na área jornalística, serve para
delimitar espaços de um anúncio a partir da multiplicação do
número de colunas pela altura em centímetros (cm/coluna).
CENTÍMETRO DE COLUNA: Unidade para cálculo dos espaços
comercializados em jornais. Corresponde à altura de um
centímetro à largura de mais ou menos 4,5 cm.
CENTRAL DE COMPRAS - Empresa ou departamento de empresa
cujo objetivo é a compra centralizada após encomenda de vários
armazéns ou empresas.
CENTRAL LOCATION: Local de afluxo de pessoas onde
possíveis entrevistas são abordados. Comumente, refere-se a uma
loja ou sala em local comercial que serve como centro de
pesquisas e para onde são levados os consumidores conectados
previamente. Esta é uma técnica muito utilizada em testes de
produtos.
CENTRO COMERCIAL - Espaço físico constituído por pontos
de venda de diferentes ramos e apoiado por uma infra-estrutura
comum.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: Depósito de grande parte,
altamente automatizado, projetado para receber produtos de
várias fábricas e fornecedores, receber pedidos, preenchê-los de
forma eficiente e entregar os produtos aos clientes com a maior
rapidez possível.
CENTRO DE LUCRO: Segmento de negócio responsável pelas
receitas e despesas.
CENTRÓIDE- O ponto ( x e y) de uma coleção de dados.
CERCA DE PIQUETES- Forma de descrever o tratamento
especial que uma empresa dará a seus clientes mais valioso,
juntos aos quais praticará o marketing 1:1. A cerca de piquetes
divide esses clientes e os protege das iniciativas de marketing
orientado para produto e programa, as quais caracterizam a
concorrência tradicional de mercado agregado. Ver também Plano
de transição.
CHAMADA ABANDONADA: Chamada recebida pelo equipamento
automático de um centro de telemarketing que não chegou ao posto
de trabalho do tele operador porque a pessoa desligou,
geralmente por ter esperado demais.
CHAMADA EFETIVA: Chamada feita a um cliente ou prospect a
partir de um centro de telemarketing.
CHAMADA OCUPADA: Chamada que não é completada porque o
cliente recebe um sinal de "ocupado" no telefone.
CHANCES A FAVOR- ( odds in favor) Razão da probabilidade
da ocorrência para a probabilidade da não- ocorrência de um
evento, usualmente expressa como a razão de dois inteiros sem
fatores comuns.
CHANCES CONTRA- ( odds aagainst ) Razão da probabilidade
da não ocorrência de um evento para a da ocorrência de um
evento, usualmente expressa na forma a:b, onde a e b são
inteiros sem fatores comuns.
CHAT: Do inglês chit and chat (bate-papo), a palavra
chat, na Internet, como o próprio nome diz, significa lugar onde
as pessoas batem papo, geralmente dividido por temas ou assuntos
de interesse. Inicialmente, isso ocorria apenas por meio de
textos escritos, mas atualmente já é possível "bater papo" com
imagens, voz e avatares (personagem). Em termos de marketing
digital, chat é um instrumento que pode ser potencializado de
várias maneiras, por exemplo, convidando-se uma personalidade ou
especialista em determinado assunto para participar do papo.
CHAT BOT - Refere-se a um programa de
computador usado para conduzir conversas por meio de métodos
auditivos ou textuais. O chat bot também é chamado de
chatterbot, talkbot, chatbot e Artificial Conversational Entity.
Os bots de bate-papo mantêm conversas com humanos por diferentes
meios, como janelas de bate-papo em páginas da web. O objetivo
principal dos bots de bate-papo é fornecer aos consumidores
atendimento imediato ao cliente ou aquisição de informações. Os
programas são projetados para simular o comportamento e a
resposta humana. Os sistemas são sofisticados e descomplicados.
Sistemas sofisticados processam a linguagem natural. Entrada de
palavra-chave de varredura de sistema descomplicada para
fornecer respostas de banco de dados relevantes para a entrada
de palavra-chave.
CHECK OUT: Caixa registradora de supermercado.
CHECK: Verificar, controlar o desenvolvimento de criação
e produção de peças de comunicação em suas diversas etapas.
CHECKING: Trabalho de conferência de efetividade da
veiculação das mensagens autorizadas, incluindo a qualidade de
impressão ou transmissão e a precisão de horário ou posição.
Veja Verificação. Processo de controle de qualidade e
fiscalização pelo qual uma parte dos entrevistados é revisitada
para verificar se a coleta das informações foi feita conforme o
treinamento e instrução recebida.
CHECKLIST: Lista dos itens que devem ser verificados
quanto a sua obediência a padrões previamente estabelecidos,
seja de quantidade, seja de qualidade, ou de ambos.
CHEF EXECUTIVE OFFICE (CEO): Principal executivo de uma
organização.
CICLO DE SERVIÇO: Série de "momentos da verdade"
atribuída a um cliente, ou segmento de Clientes, deflagrada a
partir do momento em que este entra em contato com a Organização
de Serviços.
CICLO DE VENDA DO PRODUTO: Ciclo representado num gráfico
que mostra, com base no ritmo de vendas durante determinado
período, a evolução do produto ao longo de quatro fases
consecutivas: introdução, crescimento, maturidade, e declínio.
CICLO DE VIDA - Termo utilizado para definir os períodos de
vida de um produto, que começa com seu lançamento, sustentação,
declínio e, muitas vezes, reciclagem.
CICLO DE VIDA DO CANDIDATO: Em marketing político,
estágios por que deve passar o candidato: lançamento,
crescimento, maturidade e declínio.
CICLO DE VIDA DO CLIENTE - O ciclo de vida do
cliente refere-se ao alcance, aquisição, conversão, retenção e
fidelidade de um cliente ao considerar, comprar, usar e manter a
fidelidade de uma marca, produto e/ou serviço.
CICLO DE VIDA DO PRODUTO (CVP) - Descreve qual o estágio
ou a fase em que um produto se encontra. Ver Introdução,
Crescimento, Maturidade e Declínio.
CICLO DE VIDA FAMILIAR: 1. Estágios pelos quais uma
família pode passar à medida que seus membros amadurecem. 2.
Estágios relacionados com a forma como a família se forma,
cresce, se desenvolve e muda seus padrões de consumo.
CICLO DEMING - Trata-se do ciclo PDCA – do inglês Plan Do
Check Act – desenvolvido por Walter A. Shewharte publicado pela
primeira vez em 1939. Deming o utilizou no Japão a partir de
1950 e lá foi adotado com o nome de ciclo Deming.
CICLO MERCADOLÓGICO: 1. Vida de um produto desde sua
concepção. 2. Estudos dos diversos períodos que compõem a
criação, a produção, a divulgação, a comercialização e a
aceitação de um produto.
CIF (COST, INSURANCE, FREIGHT): Determinação especificada
em um contrato de compra e venda que inclui a entrega da
mercadoria no ponto de embarque, o respectivo frete e também o
seguro, dentro de um valor pré - estipulado.
CIMEIRA. Significa uma reunião de cúpula ou do mais alto
nível entre representantes de governos ou de instituições
políticas ou econômicas.
CINESTESIA: 1. Movimento. 2. Sentido pelo qual se
percebem os movimentos característicos do corpo. 3. Segundo o
estudioso Umberto Eco, as posições do corpo, os comportamentos
gestuais e as expressões do rosto são fenômenos que estão entre
o comportamento e o comunicativo.
CIRCUITO ABERTO: Em rádio ou televisão, as emissões de
caráter aberto, que qualquer aparelho sintonizador pode captar.
CIRCUITO FECHADO: Tipo de transmissão restrita, dirigida
a público definido.
CIRCULAÇÃO CONTROLADA: Total da circulação gratuita
dirigida a determinados segmentos da população ou a grupos
profissionais.
CIRCULAÇÃO DIRIGIDA: Veja Circulação controlada. Total da
circulação gratuita dirigida a determinados segmentos da
população ou a grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO FRACIONADA: Este de anúncio é aplicado apenas
em revistas ou jornais, quando o anunciante pretende divulgar
seu produto ou serviço em determinadas regiões do país.
CIRCULAÇÃO FRACIONÁRIA: Veja Circulação fracionada. Este
de anúncio é aplicado apenas em revistas ou jornais, quando o
anunciante pretende divulgar seu produto ou serviço em
determinadas regiões do país.
CIRCULAÇÃO GRATUITA: Veja Circulação promocional.
Circulação gratuita dirigida aos anunciantes, agências e
segmentos de formadores de opinião.
CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL: Circulação gratuita dirigida aos
anunciantes, agências e segmentos de formadores de opinião.
CIRCULAÇÃO VERIFICADA: Circulação certificada por um
instituto especializado em verificações de circulação ou firma
de auditoria contábil.
CIRCULAÇÃO: 1. Total de exemplares de uma edição de
jornal ou revista efetivamente distribuídos ou vendidos. 2.
Diferença entre tiragem e o encalhe de uma edição.
CÍRCULOS DE QUALIDADE - Grupos de estudos e trabalho para
o melhoramento pessoal da qualidade, formado pelos trabalhadores
de um setor e liderados pelos supervisores.
CLASSE SOCIAL - Divisões relativamente homogêneas e
duradouras de uma sociedade, que são ordenadas hierarquicamente
e cujos membros compartilham valores, interesses e comportamento
similares.
CLASSE SOCIAL: Estrato de pessoas que em uma sociedade
ocupam posições próximas por causa da semelhança na profissão,
instrução e renda.
CLASSE SOCIOECONÔMICA: Parte da população agrupada por
suas características de renda, arbitradas pelas entidades
representativas do mercado publicitário. As pessoas são
classificadas em grupos segundo critério que mede a propensão do
consumo, perguntando às pessoas que tipos de bens e quanto
desses bens possui. O critério mais utilizado pelas agências de
propaganda e veículos de comunicação é o da ABI-ABIPEME, que
define cinco classes: A, B, C, D e E.
CLASSIFICADO: Tipo de anúncio, geralmente, de pequenas
dimensões, publicado pelos jornais. Agrupado por área de
interesse.
CLICK MAPS - Um mapa de cliques refere-se a uma representação gráfica das áreas do site onde os visitantes clicam. Por exemplo, seu site pode ser um site de comércio eletrônico de marketing digital que vende software e serviços. As páginas de produtos e serviços do site categorizadas. Seu mapa de cliques rastreará a atividade do usuário para imagens, texto, botões e elementos de página que os visitantes clicam para cada página. Várias ferramentas são usadas para gerar um mapa de cliques. Os mapas de cliques fornecem aos profissionais de marketing uma interpretação e análise mais fáceis para rastrear os dados do site. O formato de dados exibido dependerá da ferramenta usada para gerar o mapa de cliques.
CLICK THROUGH RATE (CTR) - A taxa de cliques
refere-se ao número de consumidores que clicam em um anúncio
depois de visualizá-lo. Os profissionais de marketing usam a
fórmula de dividir o número de cliques em anúncios pelo número
de impressões de anúncios (visualizações). O conceito de CTR é
para os profissionais de marketing avaliarem melhor a eficácia
de seus anúncios. Um anúncio com alto número de visualizações e
baixo número de cliques é um sinal de que o anúncio não tem
apelo ao consumidor.
CLIENTE - a) Destinatário, beneficiário ou usuário
externo à organização, de um produto ou serviço provido por um
fornecedor, que pode ser interno ou externo à organização. b)
Aquele que compra bens ou serviços, para si ou para presentear.
1. Constituinte, em relação ao advogado, ou procurador.
Divididos em mercado - alvos, podem ser: consumidores,
industriais, revendedores, empresas governamentais e
internacionais. 2. Forma pela qual os publicitários designam os
anunciantes, os empresários em geral, quando vinculados a uma
agência de propaganda. Veja Quatro "C's". Cross Cultural
Consumer characteristics (Características culturais comparadas
de consumidores). Método para dividir os mercados globais,
desenvolvido pela Young e Rubicam, usando um algoritmo que
combina o perfil socioeconômico do consumidor com respostas a 22
tipos de estilos de vida. Considera: cliente, conveniência,
custo e comunicação.
CLIENTE FINAL: Consumidor ou usuário final dos bens ou
serviços gerados a partir da tecnologia.
CLIENTE FLUX - Clientes de um ponto de venda que residem
ou trabalham num raio de 3 a 5 minutos de caminhada.
CLIENTE INATIVO: Cliente que não compra ou não se serve
mais da empresa por diversos motivos. Os dados desse cliente são
importantes para a empresa, pois são uma fonte de informações.
CLIENTE INTERNO: Quadro funcional da empresa. Envolve
todos os escalões e departamentos. É o ponto de partida para o
sucesso do programa de fidelização. O trabalho em equipe assume
importância na sua base, pois, se não houver comprometimento do
time interno, o cliente externo não poderá ser fidelizado.
CLIENTE POTENCIAL: Cliente que poderia ser da empresa,
mais ainda não é.
CLIENTE PRIME: O cliente apontado pelos dados da Pesquisa
de Satisfação do Cliente como sendo leal à empresa ou à marca.
Aquele que irá pensar duas vezes antes de aceitar ou não uma
oferta concorrente, mesmo que seja aparentemente melhor.
Diferencia-se de outros Clientes tidos como "satisfeitos",
"vulneráveis" e "de risco".
CLIENTE SEMIFLUX - Clientes de um ponto de venda que
residem ou trabalham num raio de 10 a 15 minutos de caminhada.
CLIENTE TOTAL: O cliente que avalia e busca aumentar o
Valor extraído de uma Transação. (Ou seja, aquele que não se
conforma em adquirir apenas um produto ou um serviço bem feito e
de baixo custo.)
CLIENTE TRAFFIC - Clientes de um ponto de venda que
residem ou trabalham num raio de mais de 15 minutos de automóvel
CLIENTES ABAIXO DE ZERO (BZ- BELOW ZERO)- Clientes BZ, no
grau da hierarquia, cujo custo de atendimento é maior do que o
retorno que possam algum dia vir a dar. Este grupo é o outro
lado da moeda do princípio de Pareto: os 20 por cento da base
que geram 80 por cento dos prejuízos, dores de cabeça,
telefonemas de cobrança etc.
CLIENTES DO SEGUNDO NÍVEL- Clientes não tão valiosos
quanto os CMVs, mas que poderiam vir a sê- lo, caso a empresa
conseguisse aumentar sua participação nos negócios daqueles
clientes.
CLIENTES INDUSTRIAIS E ORGANIZACIONAIS: São formados por
empresas que adquirem produtos para revender ou para produzir
outros bens e serviços.
CLIENTES MAIS VALIOSOS- Aqueles com o mais alto valor
real para a empresa- os clientes que mais fazem pedidos, geram
as mais altas margens e se mostram mais dispostos a cooperar,
tendem a ser os mais leais, em cujos negócios a empresa tem a
maior participação. Ver também Clientes abaixo de zero, Clientes
do segundo nível.
CLIMBERS: Indivíduos divididos entre seus laços
tradicionais e a abertura para as últimas novidades culturais e
técnicas, buscam soluções de compromisso entre o risco e a
segurança.
CLIPPING FILE: Pastas que armazenam recortes de anúncio.
Muito usados em departamentos de criação.
CLIPPING: Conjunto de recortes, assuntos e anúncios sobre
assunto predeterminado.
CLUBES DE DEPÓSITO ou CLUBES ATACADISTAS: Lojas de
fabricantes que vendem uma seleção limitada de itens de
mercearia com marcas, eletrodomésticos, roupas e uma mixórdia de
outros produtos com grandes descontos para membros que pagam
anuidades.
CLUSTER: Conglomerado urbano onde se realiza a coleta de
dados. É comumente chamado de quarteirão, mas pode ser um
conjunto de quarteirões de uma região na qual o entrevistador
deverá realizar determinado número de entrevistas.
CMP/MALA DIRETA: Custo total de envio de mil malas
diretas. É composto de quatro partes: custo de impressão, custo
da lista, custo de postagem e custo de manipulação/expedição. Ao
contrário dos EUA, onde não é usual incluir o custo de criação e
produção, no Brasil ele é normalmente considerado, provavelmente
pela constante instabilidade econômico - mercadológica que reduz
drasticamente a via útil de uma peça de mala direta.
CMV- Cliente mais valioso.
COBERTURA DE MERCADO: Parte do mercado potencial que a
força de vendas da empresa está em condições de contatar e
explorar.
COBERTURA: 1. Cobertura de público, é total de pessoas
atingidas pelo menos uma vez por veículo ou combinação de
veículos de uma programação. 2. Cobertura geográfica ou alcance
é a distância máxima a que pode chegar a emissão ou distribuição
de um meio ou veículo de comunicação.
CÓDIGO DE BARRAS: Conjunto de barras de espessuras
diferentes, colocado na parte externa da embalagem dos produtos
que serve para identificar todas suas características, como
preço, fabricante etc.
CÓDIGO DE ÉTICA: Conjunto de normas que devem ser
seguidas pelos profissionais que atuam em determinado campo
profissional. No caso de pesquisa de mercado e de opinião
pública, os principais órgãos que regem essa atividade no Brasil
são os códigos das entidades representativas dos institutos
(ANEP, ABIPEME) e dos profissionais de pesquisa (SBPM e ESOMAR).
Coeficiente ajustado de determinação- Coeficiente múltiplo de
determinação R² modificado para levar em conta o número de
variáveis e o tamanho da amostra.
COEFICIENTE ANGULAR- Medida da inclinação de uma reta.
COEFICIENTE DE CONFIANÇA- Veja grau de confiança.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO DE POSTOS- Medida da
intensidade do relacionamento entre duas variáveis, baseada nos
postos dos valores.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR- Medida da intensidade
entre duas variáveis
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO- Medida da intensidade da
relação entre duas variáveis.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO MOMENTO-PRODUTO DE PEARSON-
Veja coeficiente da correlação linear.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO POR POSTOS DE SPEARMAN- Veja
coeficiente de correlação por postos.
COEFICIENTE DE DETERMINAÇÃO- Valor da variação em y
explicada pela reta de regressão.
COEFICIENTE DE LEALDADE DO CLIENTE: Indicador estatístico
que resulta da combinação das distribuições de respostas dadas
pelos entrevistados às questões que supostamente medem
"lealdade", numa Pesquisa da Satisfação do Cliente ("Impacto no
Cliente" seria uma expressão equivalente.)
COEFICIENTE DE VALOR PERCEBIDO PELO MERCADO: Índice
matemático que se alimenta dos dados da Pesquisa de Satisfação
do Cliente. Resulta da relação entre outros dois coeficientes: o
da Qualidade Percebida pelo Mercado e o da Satisfação com o
Preço. O cálculo sempre abrange um conjunto de Atributos, a
importância relativa de cada um deles para o Cliente e a
respectiva satisfação derivada do seu desempenho, comparando com
o que a concorrência oferece.
COEFICIENTE MÚLTIPLO DE DETERMINAÇÃO- Mede quão bem uma
equação de regressão múltipla se ajusta aos dados amostrais.
COLABORAÇÃO- O ato de o cliente investir no
relacionamento com a empresa. O esforço necessário para
especificar tamanho, cor, estilo, preferência, detalhes de
engenharia etc. Tempo, energia ou esforço despendido pelo
cliente para ajudar a empresa a criar ou projetar um produto ou
serviço que atenda às necessidade individuais daquele cliente,
em oposição à melhoria geral de um produto em benefício de um
mercado. Ver também Relacionamento de Aprendizado Contínuo.
COLETA DE DADOS - Procedimentos que compõem o
levantamento, identificação e obtenção dos dados a serem
utilizados em um sistema.
COLUMBIA GRADUATE BUSINESS SCHOOL: Faculdade de
pós-graduação em administração de empresas onde Buffett fez seu
mestrado e conheceu Benjamin Graham.
COMERCIALIZAÇÃO - Estágio em que um novo produto ou
serviço inicia suas vendas no mercado ou segmento.
COMMODITY (COMMODITIES). Em inglês, este termo significa,
literalmente, "mercadoria". Nas relações comerciais
internacionais, o termo designa um tipo particular de mercadoria
em estado bruto ou produto primário de importância comercial,
como é o caso do petróleo, da carne, do café, do chá, da lã, do
algodão, da juta, do estanho, do cobre etc.
COMMODITY: Produto que não apresenta diferenciação, como:
chapas de aço, produtos químicos, papel, milho, feijão, entre
outros.
COMPATIBILIDADE DE DADOS - Possibilidade que um
computador tem de aceitar e processar programas e dados
preparados em outro computador sem necessidade de modificações
ou ajustes. Condição que os dados devem satisfazer para poderem
ser manipulados em um SIG. Diz respeito à escala, à atualidade,
à precisão e à forma de obtenção.
COMPENSAÇÃO: Inserção do comercial programado em outro
dia, quando a emissora não o transmite. O mesmo termo é
utilizado para jornais e revistas, indistintamente.
COMPETÊNCIA DA LINHA DE FRENTE EXCELENTE: Atitudes,
comportamentos etc. que todo integrante da Linha de Frente
deveria apresentar sistematicamente no momento do atendimento ao
Cliente, se o objetivo for encantá-lo.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS -Do inglês core competences.É o
que uma organização tem de melhor (habilidades,
conhecimento,tecnologia). São características específicas
relacionadas diretamente à missão,ao produto ou ao serviço
prestado ao consumidor.São processos ou funções que não poderiam
ser desativados sem perdas substanciais para a
organização.Aqueles processos internos nos quais você é muito
bom (melhor que seus competidores) e que não podem ser
facilmente copiados por eles. Viabilizam o alcance do objetivo
estratégico.
COMPETIDOR: Veja Concorrente. Empresa que possui os
mesmos artigos ou produtos similares.
COMPETITIVE ADVANTAGE: Vantagem competitiva.
COMPETITIVE STRATEGY: Estratégia competitiva.
COMPETITIVIDADE - Capacidade de busca de uma determinada
condição, relativa ao negócio da organização,exercida
simultaneamente com outras entidades.
COMPLEMENTO DE UM EVENTO- Todos os resultados em que o
evento original não ocorre.
COMPORTAMENTO DE COMPRA ROTINEIRA: Comportamento de
compra que ocorre nos casos em que o comprador se vê diante de
uma decisão de compra que envolve itens simples, de baixo custo
e pouco envolvimento, pertencente a classes de produtos
conhecidas. Os compradores não refletem muito nem despendem
muito tempo com busca e compra desse tipo de produto.
Comportamento do consumidor - Processo pelo qual as
pessoas ou os grupos de pessoas passam para selecionar,
comparar, usar, utilizar, dispor de produtos, serviços e
experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.
Maneira pela qual um indivíduo ou grupo toma decisões
relacionadas à seleção, compra e uso dos bens e serviços.
COMPOSTO DE MARKETING - Conjunto de ferramentas que a
empresa uso para atingir seus objetivos de marketing no
mercado-alvo. Os 4 Ps do Composto de Marketing são Produto,
Preço, Promoção e Praça.
COMPOSTO DE MARKETING: 1. Mescla dos elementos de
planejamento de produto, estratégia de distribuição, comunicação
e preço, a fim de serem atendidas as necessidades de um mercado
específico. 2. Estratégias usadas desde a concepção do produto
até sua colocação no mercado.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO: Veja Composto de marketing. 1.
Mescla dos elementos de planejamento de produto, estratégia de
distribuição, comunicação e preço, a fim de serem atendidas as
necessidades de um mercado específico. 2. Estratégias usadas
desde a concepção do produto até sua colocação no mercado.
COMPRA POR IMPULSO: Aquisição de bens sem qualquer
planejamento ou esforço de procura, já que são amplamente
expostos e normalmente de baixo preço, tais como revistas,
chocolates etc.
COMPRAS DE BAIXO ENVOLVIMENTO: Refere-se a compra de um
produto que pelo valor monetário ou emocional envolvido não
apresenta grande preocupação para o cliente.
COMPUTER AIDED DESING- CAD: 1. Projeto assistido por
computador. 2. Tecnologia em que a computação é utilizada como
instrumento de apoio na concepção, análise, dimensionamento e
representação (desenhos) de projetos.
COMUNICAÇÃO DE MASSA: Refere-se à exposição simultânea,
ou em curto período de tempo de audiência ampla, dispersa e
heterogênea, a mensagens transmitidas por sistema industrial de
meios. A comunicação de massa, caracteriza-se por recepção ou
audiência de massa, embora a produção das mensagens se faça por
segmentos minoritários da sociedade. Por isso é também estudada
como indústria cultural. A produção dos meios de comunicação de
massa, ou cultura de massa, não deve ser confundida com cultura
popular- conceito este fora do âmbito de nosso dicionário.
COMUNICAÇÃO INTERATIVA: É toda e qualquer comunicação que
se utiliza da interatividade como principal veículo. Está se
tornando cada vez mais uma das principais formas de comunicação.
Quando se fala em Marketing Digital, necessariamente está se
falando de uma comunicação interativa.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL: Comunicação direta estabelecida
entre dois ou mais indivíduos, por meio de fala frente a frente,
carta, telefone etc.
COMUNIDADE DO INSTAGRAM - Ao se referir ao
público, muitas vezes é usado o termo “comunidade”. Isso
significa que os seguidores de um perfil são realmente unidos e
uma forte relação entre a marca/influenciador e os seguidores é
estabelecida.
CONAR ( CONSELHO DE AUTO- REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA):
Entidade formada por anunciantes, veículos e agências que
administram o comprimento de Código Brasileiro de Auto -
Regulamentação Publicitária.
CONCENTRAÇÃO: Estratégia que visa a maior rendimento e
otimização, por meio da centralização de recursos e/ ou
atividades. 1. Utilização da verba num só veículo, grupo de
veículos ou meio, numa campanha. 2. Utilização da verba de uma
campanha num curto período de tempo. 3. Veiculação de uma
campanha em poucas ou somente numa área geográfica.
CONCESSÕES: Ocorre quando um fabricante ou intermediário
negocia condições diferenciadas para seus clientes ou
consumidores, seja de preço prazo de pagamento ou de entrega dos
produtos, entre outras.
CONCORRÊNCIA - Entidades que disputam, por meio da
prática da competitividade, a oferta de produtos ou serviços
iguais, semelhantes, ou ainda, que atendam aos mesmos objetivos
daqueles produzidos pela organização.
CONCORRÊNCIA DE MERCADO AGREGADO- Modelo competitivo
tradicional no qual as empresas definem a população de clientes
como "mercado" e tentam vender produtos ou serviços aos membros
daquele mercado através da promoção dos benefícios ou
características que eles acreditam ser mais atraentes para o
membro médio ou típico. Recorre principalmente à amostragem
estatística para obter o maior entendimento possível do cliente
médio do mercado. Inclui marketing de massa, marketing
segmentado e de nicho, e a maioria das formas de marketing
dirigido. Inclui marketing por banco de dados quando é antes
regida por oferta de programa ou produto, campanha a campanha,
do que pelo cultivo de relacionamentos cliente a cliente.
CONCORRÊNCIA DIRETA: Concorrência entre duas empresas que
comercializam o mesmo produto ou serviço para o mesmo mercado.
CONCORRÊNCIA INDIRETA: Concorrência entre duas empresas
que comercializam produtos ou serviços diferentes, mas que
substituem. Por exemplo, Coca- Cola e Guaraná.
CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: Mercado em que muitos
consumidores e vendedores comercializam dentro de um espectro de
preços e não com base em um único mercado.
CONCORRÊNCIA NÃO RELACIONADA A PREÇO: É a ação agressiva
desenvolvida por um fabricante de produtos ou por um fornecedor
de serviços que se baseia em um ou mais dos quatro Ps, que não
seja preço.
CONCORRÊNCIA OLIGOPOLISTA: Mercado em que existem poucos
vendedores, que são altamente sensíveis aos preços e estratégias
de marketing uns dos outros.
CONCORRÊNCIA ORIENTADA PARA O CLIENTE- Concorrência
baseada em produtos e serviços personalizados para cada cliente-
seja ele um cliente individual ou outra empresa - ,
desenvolvidos a partir de feedback e interação com o cliente. É
o oposto da concorrência de mercado agregado. Ver também
Marketing 1:1, Concorrência de mercado agregado.
CONCORRÊNCIA PERFEITA: Situação de mercado que ocorre
quando existem diversos concorrentes atuando com produtos
homogêneos, havendo também muitos compradores e facilidade de
entrada de compradores e vencedores.
CONCORRÊNCIA: Disputa entre empresas produtoras, ou entre
comerciantes, para conseguir colocar no mercado o melhor produto
pelo preço mais baixo.
CONFIABILIDADE: Em pesquisa, significa que os métodos
utilizados garantem a imparcialidade da informação. Se o estudo
fosse repetido nas mesmas condições, os resultados seriam
similares.
CONFLITO DE CANAL: Desacordo entre os membros do canal de
marketing sobre objetivos e papéis- sobre quem deve fazer o quê
e por quais recompensas.
CONFORMIDADE - Atendimento aos requisitos (ver
não-conformidade).
CONFUNDIMENTO- Situação que ocorre quando os efeitos de
duas ou mais variáveis não podem ser distinguidos uns dos
outros.
CONHECIMENTO DA COMUNIDADE- Informações sobre os gostos e
preferências de uma comunidade de clientes dotada de gostos e
preferências similares, possibilitando à empresa fazer
recomendações a um cliente com base naquilo que outros clientes
de perfil semelhante desejariam.
CONJUNTO DE NECESSIDADES INCREMENTADO- Conjunto de
necessidades do cliente que pode ser inferido com base na
necessidade original do cliente em relação a um produto
essencial ou a um pacote de produto/serviço. De modo geral, a
empresa só poderá responder ao conjunto de necessidades
incrementado de um cliente através da expansão de sua oferta ou
da formação de uma aliança estratégica com outra empresa que
possa atender àquelas necessidades. Ver também Produto
essencial, Pacote produto- serviço, Aliança estratégica.
CONSIGNAÇÃO: Ato de entregar mercadorias mediante a
promessa de pagamento quando efetuada a venda.
CONSUMER BEHAVIOR: Veja comportamento do consumidor.
CONSUMER PRODUCT SAFETY ACT: Lei federal norte-americana
de 1927 que criou a Comissão de Produtos de Consumo, para
estimular maior consciência de segurança no design de produtos.
CONSUMERISMO: 1. Movimento em que os consumidores exigem
que as entidades vendedoras dêem mais atenção a suas
necessidades e desejos, bem como à qualidade do produto ou
serviço. 2. Movimento de defesa e proteção do consumidor.
CONSUMIDOR - Aquele que faz uso dos bens ou serviços,
adquiridos por si ou por outros.
CONSUMIDOR PRIMÁRIO (OU PRINCIPAL) : Segmento da
população que independendo da quantidade, consome a maior parte
de um produto / serviço, tornando-se, portanto, o target
(grandes consumidores) a que são, em geral, dirigidas as
campanhas publicitárias.
CONSUMIDOR SECUNDÁRIO: Segmento do mercado de importância
relativamente menor para o produtor / comerciante. Conforme a
estratégia do mercado, este consumidor secundário pode passar a
ser público- alvo, e assim Ter uma campanha publicitária voltada
especialmente para ele.
CONSUMO: Satisfação das necessidades humanas por meio de
produtos e / ou serviços.
CONTA MARGINAL: Conta que, devido ao baixo volume de
vendas ou remota localização geográfica, torna o trabalho de uma
equipe de vendas de campo de baixo nível de produtividade e alto
nível de despesas de vendas.
CONTEÚDO GERADO POR USUÁRIOS DO INSTAGRAM -
Conteúdo (fotos ou vídeos) criado por fãs de determinada marca
ou celebridade.
Quando um cliente publica fotos de si mesmo usando seu produto
ou serviço, isso é definido como conteúdo gerado pelo usuário ou
UGC. Muitas vezes, as marcas procuram conteúdo gerado pelo
usuário e pedem permissão para republicá-lo e incluí-lo em seu
calendário editorial do Instagram.
CONTEXTO DE MARKETING - Conjunto de elementos e condições
envolventes da atuação de qualquer Organização, abrangendo as de
caráter Global e as de caráter Específico. Também são
habitualmente chamados de macro e micro meio envolvente/ambiente
marketing.
CONTEXTO ESPECÍFICO DE MARKETING - Conjunto formado pelos
clientes finais, clientes intermediários/canais de distribuição,
fornecedores, concorrentes, grupos de pressão internos e
externos (também designados de públicos) e que duma forma mais
direta e sistemática influenciam a ação marketing das empresas
CONTEXTO GLOBAL DE MARKETING - Conjunto de elementos e
condições demográficas, econômicas, político-legais,
sócio-culturais, ambientais e tecnológicas, influenciadores das
atividades marketing.
CONTINUIDADE: 1. Variável de planejamento de mídia que
estabelece o período de tempo de veiculação de uma campanha.
2.Esquema dos anúncios de modo uniforme dentro de dado período.
CONTRAPROPAGANDA: Propaganda destinada a combater ou
anular a propaganda do produto ou serviço concorrente.
CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE: Contrato que proíbe os
intermediários negociarem com produtos concorrentes, exceto
quando isso tiver por feito reduzir a concorrência ou criar
monopólio.
CONTROLE - Processo que compreende técnicas de
monitoramento da execução das atividades operacionais, deforma a
eliminar as causas de desempenho insatisfatório.
CONTROLE DE MARKETING: 1. Processo de mensuração e
avaliação dos resultados das estratégias e planos de marketing.
2. Adoção de ações corretivas para assegurar queos objetivos de
marketing sejam atingidos.
CONTROLE DE PREÇOS: 1.Regulamentação de preços de
produtos e serviços para reduzir a inflação no custo de vida. 2.
Estratégia imposta pelo governo.3. Sistema que obriga o
revendedor de determinado produto de um fabricante a não
vendê-lo por preço diferente do estabelecido pelo fabricante
para venda ao consumidor.
CONTROLE DE QUALIDADE DOS DADOS - Processo de tomar
provas ou realizar controles para garantir que a qualidade dos
dados esteja dentro do padrão previsto para o sistema.
CONTROLE DE QUALIDADE: Processo de análise da qualidade,
que utiliza padrões estabelecidos, realizando após a produção
com a finalidade de evitar que produtos não conformes sejam
enviados aos clientes. Tem por funções elaborar padrões para
medir a excelência, comparar o realizado com esses padrões e
tomar medidas corretivas, caso haja diferenças, bem como
concretizar a estrutura necessária para realizar tais funções.
Difere da simples inspeção, que apenas descarta as peças
defeituosas. Originalmente, aplicava-se unicamente ao controle
de produtos fabricados, mas hoje se estende a todos os processos
operacionais, a exemplo da transformação de pessoas de menos
para mais instruídas, ou de doentes em curadas.
CONTROLE DO PROCESSO - Aplicação da filosofia PDCA nas
atividades requeridas para satisfazer às necessidades e
expectativas do cliente.
CONTROLE DO PROCESSO ESTATÍSTICO (CPE) - Utilização de
processos estatísticos, como cartas de controle, para analisar
um processo ou seus resultados, a fim de tomar medidas
apropriadas para atingir e manter uma situação de controle
estatístico e melhorar a capacidade do processo.
CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE- Expressão muito usada
durante as décadas de 50 e 60 para descrever o conceito de
utilização das ferramentas estatísticas para auxiliar o controle
de qualidade de processos. A utilização de técnicas estatísticas
para medir e melhorar a qualidade dos processos. O CEQ inclui o
CEP, as ferramentas de diagnóstico, os planos de amostras e
outras técnicas estatísticas.
CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO - Expressão utilizada
para explicar o uso de técnicas estatísticas para auxiliar no
controle de qualidade de processos. Utilização de técnicas
estatísticas para medir e analisar variações nos processos.
CONTROLE GEODÉSICO - Pontos de controle levantados dentro
dos padrões nacionais de precisão. Servem para apoiar
levantamentos de menor precisão e para ajustar levantamentos
cartográficos ao sistema de coordenadas adotado.
CONVERSÃO: 1. Transformação de um material original
colorido em preto e branco.2. Processo de converter uma
solicitação, consulta ou pedido experimental em uma venda real.
3. Processo de transformar um consumidor potencial em consumidor
de produtos ou serviços.
CONVERSION RATE - TAXA DE CONVERSÃO - A taxa de
conversão refere-se à porcentagem de visitantes do site que
concluem uma transação no site. A transação é chamada de meta
predefinida do profissional de marketing. Uma meta predefinida
pode ser considerada uma compra ou uma solicitação de
informações do visitante. Por exemplo, 100 consumidores visitam
um site e 10 compram o site. A taxa de conversão é de 10%.
CO-PATROCÍNIO: Divisão de cotas entre empresas que
patrocinam um mesmo programa ou evento. Exemplo: Copa do Mundo.
COPYRIGHT: Direito legal exclusivo de reproduzir,
publicar e vender uma obra literária, musical ou artística.
CORREÇÃO DE CONTINUIDADE- Ajuste feito quando uma
variável aleatória discreta é aproximada por uma variável
aleatória contínua.
CORRELAÇÃO- Associação estatística entre duas variáveis.
COTA DE PATROCÍNIO: Fração devida a marcas ou produtos
patrocinadores de um evento ou programa.
COTA DE VENDAS: Padrão definido para os vendedores, que
determina o volume que devem vender e como as vendas devem ser
divididas entre os produtos da empresa.
COTA: Limite sobre o volume de produtos que o país
importador irá aceitar em certas categorias de produtos; tem
como objetivo limitar a troca de moeda nacional por moeda
estrangeira e proteger a indústria e a mão-de-obra locais.
COVERAGE: Densidade e alcance de cobertura atingido por
um jornal, revista, rádio ou televisão.
CPC - COST PER CLICK - Custo por clique é o valor em dólares que um profissional de marketing gasta para uma campanha de pagamento por clique. Anúncios pagos por clique podem ser exibidos entre vários provedores de mecanismos de pesquisa, como Google e Bing. O Google AdWords é o serviço de anúncios do Google. O Bing Advertising e o Google AdWords exigem que os profissionais de marketing façam lances em palavras-chave e frases-chave. Cada palavra-chave e frase-chave tem um valor em dólar definido. Com palavras-chave e frases-chave que são de alta demanda.
CPM - CUSTO POR MIL - O Custo por mil é utilizado para medir o custo de um anúncio on-line por 1.000 impressões. A impressão refere-se ao número de exibição do anúncio em uma página da web.
CRAWLER - Crawler refere-se a um bot de
internet (software automatizado) que verifica sites. O bot é um
programa sistemático normalmente usado para indexar sites. O
rastreador “rastreia” pelo código. Os rastreadores também podem
ser chamados de “aranhas”. O Google é um mecanismo de pesquisa
que usa rastreadores para localizar novo conteúdo e avaliar a
qualidade da página da Web para fins de pontuação de
classificação.
CRESCIMENTO (CVP) - Fase em que um produto começa a
aumentar rapidamente suas vendas.
CRISE DE INSOLVÊNCIA. É uma situação na qual um país
deixa de pagar suas dívidas.
CRITÉRIO ABA- ABIPEME: Critério de definição das classes
socioeconômicas adotado em conjunto pela ABA e pela ABIPEME,
utilizando como padrão pelo mercado. Com a criação da ANEP e a
proposta de revisão e atualização conjunta deste critério, seu
nome foi modificado para Critério ABA- ANEP.
CRITÉRIO ABA-ANEP: Critério de definição das classes
sócio-econômicas adotado em conjunto pela ABA e pela ANEP.
CRO - CONVERSION RATE OPTIMIZATION - Otimização
da taxa de conversão - refere-se a um ramo de marketing digital.
O objetivo da filial é aumentar as taxas de conversão de páginas
da web. Quanto maior a taxa de conversão da página, mais
lucrativa será a página. Os profissionais de marketing usam
estratégias para dominar o comportamento do visitante. A
psicologia do consumidor com marketing e web design é combinada.
O CRO das duas versões é testado com um teste AB para determinar
qual variação é mais eficaz para taxas de conversão mais altas.
CROSBY, P.B. - Criou o conceito de zero defeito. É o
autor de “Qualidade é Investimento”e “Qualidade sem Lágrimas”,
entre outras obras.
CROSS SECTION: Veja Estratificação. Divisão do público em
camadas sociais. Segmentação por hábitos, sexo, idade,renda etc.
CROSS SELING: Veja Venda cruzada. Ato de oferecer
produtos complementares e/ ou agregados áquele que o consumidor
adquiriu ou possui. Ação sistemática e automática em operações
de data-base marketing.
CRUZAMENTO: Utilização das respostas de uma pergunta para
detalhar a informação obtida em outra pergunta, ou seja, as
respostas de duas perguntas são "cruzadas".
CSN- Cliente do segundo nível.
CTA - CALL TO ACTION - Refere-se a um termo de
marketing digital. O CTA é um design que os profissionais de
marketing usam para solicitar uma resposta dos consumidores. Os
profissionais de marketing usam o CTA para incentivar os
consumidores a tomar medidas imediatas para a compra de seus
produtos ou serviços.
CULTURA ADMINISTRATIVA: Cultura da empresa enfocada nas
oportunidades, nas estruturas organizacionais e nos
procedimentos de controle já existentes, de acordo com Stevenson
e Gumpert.
CULTURA DA EMPRESA: Sistema de valores e crenças
compartilhado pelas pessoas em uma organização- a identidade
coletiva e o significado da empresa.
CULTURA ENTREPRENEURAL (CULTURA DE EMPRESAS EMPREENDEDORAS)
: Cultura da empresa enfocada na emergência de novas
oportunidades, nos meios de capitalizá-las e na criação da
estrutura apropriada para aproveitá-las, de acordo com Stevenson
e Gumpert.
CULTURA: Grupo de valores, percepções, preferências e
comportamentos básicos de um membro de uma sociedade aprende de
sua família e outras instituições importantes.
CUPOM DE DESCONTO: Peça promocional que contém uma oferta
de desconto de preço, normalmente por determinado período.
Distribuído através de mala direta, mídia impressa, embalagem de
produtos ou nos pontos de venda.
CUPOM DE RESPOSTA DIRETA: Peça ou parte de uma peça de
resposta direta que objetiva ser preenchida pelo respondente e
retorna ao anunciante. Vulgarmente conhecido por carta resposta.
CUPOM: 1.Pequeno papel impresso, muitas vezes numerado,
que permite ao cliente ou consumidor a participação em
determinado evento promocional ou a solicitação de algum produto
ou serviço. 2. Certificado que garante aos compradores um
desconto na compra dos produtos especificados.
CUPONAGEM: Mensagem que estimula o preenchimento e o
envio de um recorte de jornal ou revista.
CURVA ABC: Curva de gráfico em que figura o custo total
de compra de cada item adquirido pela empresa ( obtido
multiplicando as quantidades pelo custo unitário). Este gráfico
é dividido em três faixas. A primeira, denominada A, inclui
poucos itens, mas de maior peso nos gastos com sua aquisição; a
terceira chamada C, envolve os mais numerosos, porém de menor
peso nas despesas de compras; finalmente, em posição
intermediária, está a B.
CURVA DE ADOÇÃO: Mostra quando grupos diferentes aceitam
idéias.
CURVA DE APRENDIZAGEM: Veja Curva de experiência. Queda
no custo médio por unidade produzida decorrente do acúmulo de
experiência de produção.
CURVA DE DEMANDA: 1. Representação gráfica da quantidade
de um produto ou serviço procurado para vários níveis de preço.
2.Curva que mostra o número de unidades que o mercado irá
comprar em dado período por diferentes preços.
CURVA DE DENSIDADE- Gráfico de uma distribuição contínua
de probabilidade.
CURVA DE EXPERIÊNCIA: Queda no custo médio por unidade
produzida decorrente do acúmulo de experiência de produção.
CURVA NORMAL - É a distribuição simétrica ideal dos dados
em torno da tendência central da amostra.
CUSTO - Representa o conjunto de valores que a
organização retirada sociedade (materiais,energia, informação) e
os quais agrega valor para essa mesma sociedade. Uma das cinco
dimensões da Qualidade Total.
CUSTO BRUTO: Preço que o veículo de publicação cobra antes
da dedução do desconto de agência e de volume.
CUSTO DE AQUISIÇÃO DO CLIENTE - O custo de
aquisição do cliente refere-se aos custos gastos até a venda. No
marketing, é uma métrica importante para calcular o valor real
do cliente. Os profissionais de marketing usam o custo de
aquisição do cliente para determinar a porcentagem de recursos
que podem ser gastos com lucro em um cliente.
CUSTO DE OPORTUNIDADE DA AQUISIÇÃO: Fato de um consumidor
ou cliente ao escolher um produto ou serviço de uma empresa,
abrir mão da oportunidade de comprar e possuir o produto ou
serviço de outra empresa.
CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS: Custo líquido para a empresa
de todos os produtos vendidos durante dado período de tempo.
CUSTO DE TARGET: Custo para atingir o target ou
público-alvo de uma campanha.
CUSTO DE VENDAS: Valor total envolvido na comercialização
de um produto em determinado período.
CUSTO FINAL PARA O COMPRADOR- Inclui o preço do produto e
das despesas decorrentes do seu desempenho e das irregularidades
de seu funcionamento.
CUSTO FIXO MÉDIO UNITÁRIO: Custo fixo dividido pela
quantidade de produtos que foi fabricada.
CUSTO FIXO: Custo que não varia com o nível de produção
ou de vendas.
CUSTO MARGINAL: Variação no custo total, resultante da
produção de uma unidade adicional.
CUSTO MÉDIO: Quociente dos custos de todos os produtos
pela quantidade produzida.
CUSTO PERMISSÍVEL: Investimento admissível para gerar uma
venda em marketing direto, por qualquer um de seus métodos. O
valor do custo permissível é diretamente influenciado pelo
volume de respostas. É um dos principais parâmetros de marketing
direto, tão significativo como o conceito de verba em
propaganda.
CUSTO POR CLIQUE (CPC) - Custo por clique é o
valor em dólares que um profissional de marketing gasta para uma
campanha de pagamento por clique. Anúncios pagos por clique
podem ser exibidos entre vários provedores de mecanismos de
pesquisa, como Google e Bing. O Google AdWords é o serviço de
anúncios do Google. O Bing Advertising e o Google AdWords exigem
que os profissionais de marketing façam lances em palavras-chave
e frases-chave. Cada palavra-chave e frase-chave tem um valor em
dólar definido. Com palavras-chave e frases-chave que são de
alta demanda.
CUSTO POR COBERTURA: Custo que define o valor obtido na
divisão do montante investido em determinada ação publicitária
pelo número de pessoas que presumivelmente foram atingidos.
CUSTO POR MIL: Veja Custo por cobertura. Custo que define
o valor obtido na divisão do montante investido em determinada
ação publicitária pelo número de pessoas que presumivelmente
foram atingidos.
CUSTO POR MIL (CPM) - O Custo por mil é
utilizado para medir o custo de um anúncio on-line por 1.000
impressões. A impressão refere-se ao número de exibição do
anúncio em uma página da web.
CUSTO POR MILHEIRO: Veja Custo por cobertura. Custo que
define o valor obtido na divisão do montante investido em
determinada ação publicitária pelo número de pessoas que
presumivelmente foram atingidos.
CUSTO POR PEDIDO: Resultado da divisão do custo da venda
de uma campanha de marketing direto pela quantidade de pedidos
que se converteram em vendas reais.
CUSTO TOTAL : Soma dos custos fixos e variáveis para
qualquer nível dado de produção.
CUSTO UNITÁRIO MÉDIO: Custo total dividido pela
quantidade produzida ou comercializada.
CUSTO VARIÁVEL MÉDIO UNITÁRIO: Custo variável total
dividido pela quantidade produzida ou comercializada.
CUSTO VARIÁVEL TOTAL: Soma de todos os custos variáveis
diretamente relacionados com o produto, como, por exemplo,
despesas de componentes, salários, material de embalagem, frente
e comissão de vendas.
CUSTO VARIÁVEL: Custo que varia diretamente com o nível
de produção.
CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA- Produção em massa (e eficiente em
custos) de bens e serviços em partidas unitárias ou de poucas
unidades por vez. Customização rotineira.
CUSTOS RELATIVOS À QUALIDADE- Custos incorridos para
garantir e assegurar a qualidade,bem como aqueles decorrentes
das perdas,quando essa qualidade não é obtida.
CVP: Veja Corte no preço. Técnica promocional para o
consumo que oferece ao comprador a percepção imediata da
vantagem oferecida.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas