Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra B
BABY BOOM: Crescimento anual da taxa de natalidade que se
seguiu à Segunda Guerra Mundial e durou até o começo dos anos
60. Os baby boomers, agora na meia idade, são um dos principais
alvos dos profissionais de marketing.
BABY BOOMERS: Veja Baby boom. Crescimento da taxa anual
de natalidade que se seguiu à Segunda Guerra Mundial e durou até
o começo dos anos 60. Os Baby boomers, agora na meia-idade, são
um dos principais alvos dos profissionais de marketing.
BACKGROUND: 1. Breve histórico sobre as condições que
geram o objetivo da pesquisa. 2. Qualquer tipo de ruído ou som
que surge ao fundo de uma mensagem publicitária.
BACKLINK - Refere-se a um link com hiperlink
para outro site. Um código HTML Href conecta os dois links.
Sites com backlinks fortes são mais bem classificados pelo
Google. O conceito é que sites com backlinks para sites
estabelecidos e confiáveis oferecem maior potencial de
classificação. A autoridade do Google é obtida através dos
backlinks. Backlinks também são chamados de links de entrada,
links de entrada, em links e links internos. Os links são links
de entrada para um site ou página da web.
BAIXA DE PREÇOS: Redução do valor de bens de consumo ou
serviços, pelo fato de terem tornado-se obsoletos ou em virtude
da concorrência entre produtores.
BAIXA DE VALOR: Diminuição do valor de algum bem ou
serviço.
BAIXA NO MERCADO OU CRASH: Desaceleração violenta no
ritmo de um ramo de atividade econômica em mercado determinado.
BANCO DE DADOS: Banco de dados é um arquivo de dados de
clientes, cuja finalidade é armazenar informações importantes
que possam definir e orientar o comportamento do consumidor. É
importante que o banco de dados contenha informações realmente
pertinentes e não apenas dados que em nada contribuirão para a
empresa e suas constantes e rápidas necessidades de ação.
Armazenamento de dados de forma ordenada, objetivando controlar
a existência de duplicidade nas informações e facilitando o
acesso ás informações armazenadas.
BANCO DE DADOS ENRIQUECIDO: Aquele obtido pela combinação
de diferentes informações que se completam.
BANCO DE DADOS PARA MARKETING: Rede de dados organizados
sobre clientes individuais ou potenciais, que podem ser
utilizada para gerar a qualificar a conduta dos clientes, vender
produtos e serviços e manter relações com os clientes.
BANCO DE DADOS RELACIONAL: Modelo que se refere às
relações de registros, ou seja, tabelas, listas de registros.
Não confundir com o conceito de relacionamento.
BANCO DE DADOS TEMPORAL- Banco de dados geográficos no
qual uma mesma área e seus atributos são enfocados em diferentes
momentos .
BANDEIRA: Veja Cruzamento. Utilização das respostas de
uma pergunta para detalhar a informação obtida em outra
pergunta, ou seja, as respostas de duas perguntas são
"cruzadas".
BANNER: É o formato pelo qual as propagandas aparecem na
Internet. Geralmente, são linkáveis aos sites dos anunciadores.
Segundo a Jupiter Research, uma das principais empresas de
pesquisa na Internet, esse formato de propaganda tende a ser
substituído por outros mais eficazes. O primeiro banner que
surgiu foi e novembro/94 no site da Hot Wired. Veja bandeirola.
Bandeirola: "Material de ponto de vendas". Tipo de pequena
bandeira utilizada para enfeitar as lojas, nela se escrevendo o
nome do produto a promover. Também conhecida como banner, é
utilizada em pontos de vendas, conteúdo mensagem promocional.
Pode ser confeccionada em pano, plástico ou papel.
BARREIRA: Ruído. Qualquer interferência que dificulte o processo de entendimento em um sistema de comunicação.
BARREIRAS- Obstáculos que impedem um maior intercâmbio
comercial entre empresa e cliente. Algumas barreiras ocorrem
naturalmente, tais como pressão e inércia. Outras são criadas
pela própria empresa, tais como horário restrito de
funcionamento ou falta de disponibilidade de recursos
financeiros. O uso de informações individuais dos clientes como
forma de superar as barreiras pode resultar em mais transações
por cliente, margens maiores por transação e um cliente mais
fiel.
BARREIRA À SAÍDA OU BARREIRA DE INCONVENIÊNCIA - O
esforço investido pelo cliente no Relacionamento de Aprendizado
Contínuo com uma empresa. Faz com que o cliente permaneça fiel
porque a reinvenção do relacionamento com um concorrente seria
por demais inconveniente.
BARREIRA COMERCIAL NÃO TARIFÁRIA: Barreira não monetária
para produtos estrangeiros, tais como oposição a priori a
ofertas de empresas estrangeiras ou padrões que sejam contrários
aos aspectos dos produtos da empresa estrangeira.
BARREIRA COMERCIAL: Restrição artificial ao livre
comércio de bens ou serviços entre dois países.
BARREIRA DE ENTRADA: Obstáculo ao estabelecimento ou
criação de novas empresas resultantes de vantagens políticas ou
econômicas desfrutadas pelas empresas estabelecidas.
BARREIRA DE TRANSAÇÃO. Fator que inibe uma troca
bem-sucedida entre a firma e o cliente.
BARREIRA DE PROTEÇÃO: Estabelecimento de elevadas tarifas
de importação com a finalidade de proteger a indústria nacional.
BARREIRAS COMPETITIVAS: São condições específicas de um
negócio, local ou situação que podem dificultar ou
impossibilitar a instalação da concorrência a uma empresa em
determinado mercado.
BASE CARTOGRÁFICA - Mapa que contém os elementos
planialtimétricos fundamentais necessários à representação de um
determinado espaço geográfico. Um conjunto de dados
cartográficos que propiciam referências para os dados do
usuário.
BASE PRICE: Veja Lista de preço. Relação dos produtos
diversos produtos de uma empresa.
BASE: Número de elementos utilizados como início de
cálculo de percentagem de uma tabela.
BASIC DATA: Informações básicas e fundamentais.
BB (B-2): É o papel para impressão de formato 66 ´ 96 cm
também chamado de formato "germânica".
BCG: . Forma de representar o posicionamento de seus
produtos no mercado tendo como variáveis o crescimento do setor
e a participação relativa de mercado. A matriz identifica quatro
tipos de produtos ou famílias de produtos: estrelas, vacas,
leiteiras, criança prodígio e cachorros, sugerindo estratégias
adequadas para cada situação.
BELOW THE LINE: Termo utilizado freqüentemente para
definir veículos promocionais que não pagam comissões.
BEM: Aquilo que se produz em função de uma necessidade
material. Benchmark - Conjunto de atividades preparadas para
medir a performance de um determinado sistema, tanto para
hardware como para software, numa configuração pré-determinada,
definida como padrão de referência.
BEM DE CAPITAL: Produto duradouro, com máquinas e
equipamentos que são utilizados para fabricação de outros
produtos, que pode ser usado e depreciado em muitos anos.
BEM DE COMPRA COMPARADA: Bem de consumo que o consumidor,
no processo de seleção e compra, faz comparações com base em
adequação, qualidade, preço e estilo.
BEM DE CONSUMO: Bem comparado pelos consumidores finais
para consumo pessoal. São aqueles que os consumidores compram
regularmente (sabonete, refeição, pasta de dente etc.)
BEM DE CONSUMO DURÁVEL: Bem que não se deteriora com o
uso imediato, conservando ao longo do tempo certo valor
econômico (roupa, canetas "de marca", malas, carteiras etc.).
BEM DE CONSUMO IMEDIATO: Produto geralmente destinado á
satisfação de uma necessidade imediata do consumidor e/ ou de
sua família, exaurem-se com o uso e têm, em geral, durabilidade
limitada.
BEM DE CONVENIÊNCIA: Bem que o consumidor costuma comprar
com freqüência, de imediato e com o mínimo esforço durante o
processo de comparação e compra.
BEM DE ESCOLHA: Bem adquirido somente depois de terem
sido avaliados os produtos concorrentes, em torno de preço,
qualidade, estilo e cor.
BEM DE TRANSFORMAÇÃO: Matéria-prima ou produto
semi-acabado que entra na fabricação de bens de consumo.
BEM DURÁVEL: Veja Bem de consumo durável. Bem que não se
deteriora com o uso imediato, conservando ao longo do tempo
certo valor econômico (roupas, canetas "de marca", malas,
carteiras etc.)
BEM IMATERIAL: Bem que, embora não existindo a natureza,
é objeto de relações jurídicas, como, por exemplo: o nome e as
marcas características da empresa, os direitos autorais e os
direitos de invenção.
BEM INDUSTRIAL: Bem comprado por indivíduos e
organizações para novo processamento ou para utilização na
condução de negócios.
BEM INTANGÍVEL: Bem que não pode ser percebido pelos
sentidos, como os serviços
BEM NÃO DURÁVEL: Veja Bem de consumo imediato. Produto
geralmente destinado a satisfação de uma necessidade imediata do
consumidor e/ ou de sua família, exaurem-se com o uso e têm, em
geral, durabilidade limitada.
BEM NÃO PROCURADO: Bem de consumo cuja existência o
consumidor desconhece ou normalmente não pensa em procurar.
BEM TANGÍVEL: Bem cujas características podem ser
fisicamente percebidas, através de visão, audição, tato, paladar
ou olfato.
BENCHMARK - Líder reconhecido mundialmente, no País,na
região e/ou no setor, utilizado para efeito de comparação de
desempenho. O termo também pode ser utilizado para designar uma
prática ou um resultado que seja considerado o melhor da classe.
BENCHMARK STUDY: Estudo feito para se ter base para uma
avaliação de futuros projetos de pesquisa.
BENCHMARKING - Atividade de comparar produtos,
serviços,estratégias, processos,operações e procedimentos com
líderes reconhecidos para a identificação de oportunidades de
melhoria da gestão. O termo indica os “melhores resultados do
mundo” dentre as organizações do setor, em determinados itens de
controle. Observa-se atualmente a tendência de se ir além da
análise do setor e procurar apresentar um desempenho ainda
melhor como referencial.O objetivo do benchmarking é conhecer e,
se possível, incorporar o que os outros estão fazendo de melhor.
1. Comparação do desempenho de produtos e processos com o
daqueles de empresas líderes. 2. Arte de descobrir como e por
que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas do que
outras. O propósito de uma empresa fazer benchmarking é imitar
ou melhorar os melhores desempenhos de outras empresas.
BENEFÍCIO PERCEBIDO. O que os clientes acham que devem
pagar pelos benefícios que recebem de um produto ou serviço.
BENEFÍCIOS - Atributos ou conjunto destes que represente
atendimento a desejos de um segmento ou mercado ou, ainda, o
atributo que motiva o comportamento de compra.
BENEFIT: Benefício (vantagem) que deve ser o princípio da
mensagem num anúncio.
BENS DE CONSUMO: Bens comprados pelos consumidores finais
para o consumo pessoal. São aqueles que os consumidores compram
regularmente.
BETA - Símbolo usado para representar a probabilidade de
um erro tipo II.
BG: 1. Breve histórico sobre as condições que geram
o objetivo da pesquisa. 2. Qualquer tipo de ruído ou som que
surge ao fundo de uma mensagem publicitária.
BILLING: Faturamento total. Em desuso no Brasil.
Substituímos pela palavra portuguesa faturamento.
BIMODAL- Que tem duas modas.
BIODEGRADÁVEL: Material que se decompõe através da ação
de microorganismos.
BIRÔ DE MÍDIA: Entidade que representa o anunciante ou a
agência de propaganda nas negociações com os veículos utilizados
para comunicação. Prestadora de serviços de planejamento e/ ou
compra de espaços publicitários. Podem ser de quatro espécies:
1. os independentes - não associados a agências ou anunciantes
(brokers); 2. Os vinculados à agência ou anunciante - neste
último caso, também chamados in house - media buying; 3. as
centrais ou consórcios de agências; e 4. As centrais de mais de
um anunciante.
BLACK HAT SEO - Refere-se a um profissional de
marketing digital antiético ou métodos de marketing de SEO
usados para classificar um site mais alto na página de
resultados do mecanismo de pesquisa. A prática diminui a
classificação dos sites concorrentes e aumenta a classificação
do(s) site(s) de anunciantes antiéticos. São usadas táticas de
spam que incluem criação de links de diretórios em massa, giro
de artigos e SEO negativo, como comentários negativos deixados
em um concorrente. São táticas de marketing maliciosas para
ganho pessoal (status mais alto do site). Hackear sites dos
concorrentes também é considerado black hat SEO. Os provedores
de mecanismos de pesquisa, como o Google, consideram as táticas
de otimização enganosas ou que não estão em conformidade com
suas diretrizes como métodos de chapéu preto.
BLACK MARKET : Situação em que os bens e os serviços são
comercializados a preços mais elevados, devido a escassez ou
falta de disponibilidade nos canais normais de distribuição.
BLIND TEST - (teste-cego) - Estudo de mercado sobre um
produto do qual o consumidor não conhece a marca.
BLOCO - Em análise da variância, um grupo de indivíduos
similares.
BLOQUEIO - Eliminação definitiva da(s) causa(s)
fundamental(is) de um problema.O bloqueio somente será efetivo
após a etapa de verificação e padronização.
BODY COPY: Parte principal do texto, onde se desenvolve a
persuasão para a venda.
BODY: Corpo de anúncio. Pode ser também as fontes de
tipos usados na composição gráfica .
BOI DE PIRANHA: Artifício de ofertar um produto em
condições diferenciadas, visando colocar outros produtos no
mercado. Em marketing político, candidato indicado para ser
queimado e derrotado.
BOICOTE: Constrangimento, provocação de dificuldades nas
relações comerciais.
BONIFICAÇÃO POR VOLUME: Descontos ou vantagens oferecidas
pelos veículos em função do volume de trabalho executado por uma
agência de propaganda. O mesmo que bônus.
BÔNUS DE DESCONTOS: Forma difundida para intervir de
maneira tática, ou seja, a curto prazo, no preço do produto, sem
mexer em sua embalagem, são distribuídos por meios de diversos
canais para aqueles consumidores que possuírem a prova de compra
do produto.
BONUS PACK: Embalagem promocional que oferece ao
consumidor uma quantidade a mais do produto em relação à
embalagem convencional pelo mesmo preço.
BOOM: Crescimento anormal dos negócios em período
determinado.
BOOMERANG: Técnica para ultrapassar as objeções de venda
que utiliza os argumentos do cliente para não comprar como base
para traçar as razões de compras.
BORDER: Cercadura. Contorno de fios ou vinhetas que se
põem em composição ou gravura, guarnição, orla, tarja, quadro.
BOSTON CONSULTING GROUP MATRIX (MATRIZ BCG): Forma de
representar graficamente o posicionamento dos seus produtos no
mercado tendo como variáveis o crescimento do setor e a
participação relativa de mercado. A matriz identifica quatro
tipos de produtos ou famílias de produtos: estrelas, vacas
leiteiras, criança prodígio e cachorros, sugerindo estratégias
adequadas para cada situação.
BOT - Um programa autônomo na internet ou outra rede que pode interagir com sistemas ou usuários.
BOUNCE RATE - TAXA DE REJEIÇÃO - Refere-se a um
termo de marketing digital usado na análise de tráfego da web.
Os profissionais de marketing usam a taxa de rejeição para
calcular a porcentagem de visitantes que saem do site antes de
interagir na página ou visualizar outras páginas da web dentro
do site. A fórmula usada para calcular a taxa de rejeição é o
tempo que um visitante passa no site. A taxa de rejeição fornece
aos profissionais de marketing informações sobre a eficácia do
site. Uma alta taxa de rejeição permite que o profissional de
marketing saiba que o tempo de carregamento é lento ou que o
site não envolve seus visitantes. O relatório do Google
Analytics permite que os proprietários de sites calculem a taxa
de rejeição de seus sites.
BOX PALLET: Caixa que pode ser produzida de diferentes
materiais, utilizada para o transporte e a apresentação de
grandes quantidades de mercadorias em pontos-de-venda, como:
supermercados, hipermercados, lojas atacadistas e varejistas.
BRAINSTORMING - Procedimento utilizado para auxiliar um
grupo a criar o máximo de idéias no menor tempo possível.O
brainstorming pode ser utilizado das seguintes formas:
Brainstorming não Estruturado, Brainstorming Estruturado e
Brainstorming Estruturado e Programado. No Brainstorming não
Estruturado, os participantes do grupo dão suas idéias à medida
em que elas surgem em suas mentes. Esse procedimento tem a
vantagem de criar uma atmosfera mais espontânea entre os
integrantes do grupo. Por outro lado,pode favorecer o risco da
dominação por parte dos participantes mais extrovertidos.No
Brainstorming Estruturado todas as pessoas devem dar uma idéia a
cada rodada ou “passar” até que chegue a próxima vez.
BRANCH HOUSE: Filial.
BRANCH OFFICE: Escritório regional.
BRAND: Veja Marca. Identificação sob a forma de nome,
símbolo, termo, desenho ou alguma combinação de todos, que
diferencia um produto de seus similares.
BRAND ACCEPTANCE: Aceitação dada a uma marca ou produto.
BRAND ASSOCIATION: Associação da marca. É a marca
identificada pelo consumidor por meio de uma pesquisa ou
associada à satisfação de um desejo
BRAND AWARENESS - Conhecimento da marca -
Refere-se à extensão da consciência do consumidor (recordação e
reconhecimento) de uma marca e seus produtos relacionados. O
reconhecimento de uma marca e seus produtos relacionados são
construídos por meio de várias formas de publicidade. O
conhecimento da marca é essencial nas práticas de marketing de
negócios, pois mede a capacidade dos consumidores de se lembrar
de uma marca. O reconhecimento da marca é uma consideração
primária no comportamento do consumidor, gerenciamento de
publicidade, gerenciamento de marca e desenvolvimento de
estratégia. Os consumidores não comprarão a menos que estejam
cientes da categoria do produto e a consciência da marca dentro
da categoria esteja presente.
BRAND CONSCIOUSNESS: Consciência de marca.
BRAND DEMAND: Preferência do consumidor por determinada
marca.
BRAND EQUITY - Valor da marca - O valor da
marca refere-se ao valor de uma marca. O conceito de brand
equity é quanto mais conhecido o nome da marca, mais negócios a
marca gera. Uma marca altamente estabelecida gera mais negócios.
Marcas menos reconhecidas geram menos negócios. Os consumidores
associam qualidade e marca. Uma marca reconhecida tende a ser um
nome confiável. Com este conceito, o patrimônio está no nome da
marca.
BRAND EXTENSION: Adição de um novo produto a uma linha já
existente sob a mesma marca.
BRAND FAMILIARITY: Habilidade do consumidor de conhecer
uma particular marca de produto.
BRAND IMAGE: Veja Imagem corporativa. 1. Grupo de crenças
que os consumidores têm acerca de determinada marca. 2.
Uniformidade de todos os elementos internos e externos do ponto
de venda. Contribui, junto com os produtos, para tornar "única"
a atmosfera característica daquele sistema de franchising.
BRAND LEADER: Marca líder. Produto considerado o melhor
em seu mercado ou comercializado de acordo com esse pressuposto.
BRAND LOYALTY - Fidelidade à marca - A lealdade
à marca refere-se às atitudes positivas do consumidor em relação
a uma marca e ao compromisso do consumidor com a marca. A
fidelidade à marca é um relacionamento fiel entre o consumidor
e/ou a marca, produtos ou negócios, independentemente das ações
do concorrente ou mudanças no produto. A fidelidade do
consumidor à marca é exibida de diferentes maneiras, incluindo
compras de produtos da marca e propaganda boca a boca positiva.
BRAND NAME: Nome da marca, sua parte verbal, por oposição
à pactória.
BRAND PREFERENCE: Preferência de uma marca.
BRAND RECOGNITION: Reconhecimento de um produto por meio
de um anúncio.
BRAND STRATEGY: Estratégia de marca. Planos e táticas
relativos à utilização de marcas.
BRAND SWITCHING: Mudanças do consumidor na compra de uma
marca.
BRANDED: Artigos de marca registrada.
BRANDING: É o conjunto de ações relativas à administração
de marcas. São tarefas voltadas para os processos de
desenvolvimento, criação, lançamento, fortalecimento, reciclagem
e expansão da marca. Estas tarefas visam criar e
explicitar valores tangíveis e intangíveis, construir uma
identidade sólida, gerar confiabilidade e, por fim, dar à marca
uma boa imagem que reflita um caráter responsável e assegure que
a marca ocupe um lugar privilegiado no mercado e na mente dos
consumidores. Em poucas palavras, branding, pode ser definido
como “conjunto das tarefas de marketing – incluindo suas
ferramentas de comunicação – destinadas a otimizar a gestão de
marcas” Rafael Sampaio (2002, p. 27)
BREAK-EVEN POINT: Veja Ponto de equilíbrio e ponto de
nivelamento. Definição de um preço para cobrir os custos de
fabricação e marketing de um produto ou para atingir um lucro
desejado. Ponto onde a oferta é igual à demanda, volume de venda
em que se igualam custo e receita e no qual a empresa não
apresenta lucro ou prejuízo. Ponto de nivelamento: Volume de
vendas quando a receita total é igual aos custos totais.
Método de fixação de preços por forma a obter uma taxa de
rentabilidade e baseada na relação custos/vendas.
BREAK-UP: Quebra de mercadorias inutilizando-as por não
poderem ser vendidas normalmente.
BRIEF: Soma de conhecimento que abrangem a situação de
mercado e o produto ou serviço em relação a suas características
intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da empresa
e do plano de marketing, em termos de venda ou imagem.
BRIEFING: 1.Resumo de uma discussão; são os pontos a
discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como
expressão do trabalho que necessita ao contato, ou diretamente,
a um grupo da agência. 2. Passagem de informações e de
instruções de modo ordenado, fornecida para o correto
desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing
é um documento que um profissional de marketing transmite a quem
vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações
públicas ou uma pesquisa de mercado.
BRIFAR: Ato de passar o briefing para outra parte
envolvida.
BRINDE DE PROPAGANDA: Artigos úteis com o nome do
fabricante impresso, oferecido como presentes aos consumidores.
BRINDE: Instrumento utilizado para reforço de vendas; na
determinação dos brindes, os fatores importantes para
identificação ou análise são: adequação dos brindes, efeito
sobre as recompras, lucro líquido, custo de brinde e remessa.
BROADCAST ADVERTISING: Publicidade utilizada em rádio.
BROADCAST: 1. Palavra usada para designar a estratégia de
programação de televisão. Vem sendo muito utilizada para definir
a estratégia de programação de conteúdo da Internet, pois as
duas partem da mesma concepção. 2. Radiodifusão em canais
abertos, de livre acesso ao público. Termo indicativo de rede de
rádio ou TV.
BROCHURA: Determinado tipo de encadernação no qual os
cadernos são colocados ou costurados, tendo como carta um cartão
ou papel de alta gramatura, chamada comumente de "capa mole".
BROWSER: A palavra browse significa "procurar", "fuçar".
Browser é uma interface de busca na Internet, que tem, em
português o nome de navegador. O primeiro browser, Mosaic, foi
criado em 1991 pelo laboratório Cern. Hoje, os mais conhecidos
são o Netscape e o Explorer. Em termos de marketing, o browser
permite uma série de interações com o usuário, desde saber suas
preferências da layout de tela até os lugares por onde andou.
Isso tende a se sofisticar cada vez mais.
BUDGET - Orçamento em inglês. Geralmente utilizado para
definir a verba disponível para um projeto ou período de tempo.
1. Cálculo da receita ou da despesa. 2. Estimativa das entradas
e despesas correspondentes a determinado período de tempo. 3.
Cálculo de custo futuro. 4. Instrumento de programação das
atividades da empresa e de controles dos resultados, a fim de
avaliar eventuais desvios do programa.
BUILD-UP: Veja Promoção. 1. Tarefa de informar, persuadir
e influenciar os indivíduos na escolha de certo produto ou
serviço. 2. Um dos quatro P's da classificação do composto
mercadológico de MaCarthy.
BULK DISCOUNT: Veja Desconto sobre volume. Redução de
preço para cliente que clientes que compram um produto em grande
volume.
BULLETIN: Boletim informativo de mala direta ou cartaz
pintado de anúncio externo, e ainda podendo ser publicidade ao
ar livre.
BUSINESS CARD: Cartão de empresa comercial.
BUSINESS GIFTS: Brindes para utilização em escritórios,
tais como agendas, canetas, porta - lápis, abridores de cartas
etc.
BUSINESS PAPER: Publicidade especializada e direcionada a
determinada empresa.
BUTTON: Botão geralmente de plástico, com símbolos e
frases sobre determinada marca, muito usado em promoções para
identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.
BUYER BEHAVIOR: Veja Comportamento do consumidor. Maneira
pela qual um indivíduo ou grupo toma decisões relacionadas à
seleção, compra e uso dos bens e serviço.
BUYER PERSONA - Persona do comprador - Buyer
persona refere-se a um personagem ou personagens semi-ficcionais
usados por profissionais de marketing para representar
diferentes tipos e cenários de compradores. Esses personagens
são criados a partir de pesquisas de mercado e dados reais
usados por clientes e leads existentes. Personas costumavam
representar consumidores e clientes do tipo real que podem
visitar o site, comprar um produto, usar o produto etc., de
maneira semelhante. Os profissionais de marketing podem combinar
personas com segmentação de mercado. Personas qualitativos são
construídos para representar segmentos específicos. As personas
negativas do comprador também podem ser criadas e usadas para
descrever consumidores e clientes que os profissionais de
marketing gostariam de evitar.
BZs- Ver Clientes abaixo de zero.
Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas