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Acabando com a guerra entre vendas e marketing
21/02/2022

As funções de vendas e marketing têm a reputação de alimentar uma competição amigável. Os dois podem até ter atrito negativo absoluto. Nem toda empresa pode se concentrar nos objetivos comuns do departamento de vendas e marketing.
Mas essa é a fonte de crescimento e captação de novos clientes da empresa. Quando eles têm objetivos comuns, grandes resultados se seguem. Para começar a construir esses objetivos comuns, você deve entender as funções dos dois departamentos diferentes e onde existem sobreposições. Essas sobreposições são onde a comunicação deve ser perfeita e no seu melhor.
Os departamentos de vendas e marketing funcionam melhor quando trabalham juntos para criar sinergias que beneficiem o resultado final. Eles escalam seus negócios e os levam a novos patamares.
Vendas e marketing: qual é a diferença?
O marketing é um papel crucial em todas as organizações. Os resultados do marketing podem ser sentidos em toda a empresa. Campanhas de marketing bem-sucedidas geram fidelidade. Eles também constroem o reconhecimento da marca e iniciam o processo de cultivo de vendas.
Os profissionais de marketing são peritos em entender os segmentos de mercado por dentro e por fora. Um bom plano de marketing faz grande uso dos dados de vendas para identificar segmentos novos e emergentes. Os profissionais de marketing podem alterar as mensagens para capturar melhor o interesse do consumidor.
Os profissionais de marketing trabalham para criar anúncios e comerciais para divulgar sua marca. A introdução de novos produtos conquista a fidelidade dos clientes ao fazê-lo. Ótimas mensagens falam para uma base sólida e, ao mesmo tempo, apelam para um público mais amplo.
Associados de vendas fecham o negócio
Os associados de vendas asseguram compromissos, processam contratos e atuam na capacidade de atendimento ao cliente. A equipe de vendas tem um objetivo final: aumentar a receita de primeira linha. Idealmente, os associados de vendas aproveitam ao máximo os recursos existentes para aumentar a receita, aumentando assim o lucro bruto geral.
O objetivo das vendas mudou no mundo digital. A venda tanto de empresas para consumidores quanto de empresas para empresas mudou nos últimos anos. Em vez de encontrar o melhor ajuste para os clientes, os vendedores destacam a conveniência. Eles comparam os preços com a concorrência.
Ambos trabalham juntos para se alinhar com operações, finanças e outros departamentos da organização. Esses departamentos precisam ser mantidos a par de preços, volume, logística e outros fatores importantes.
Por exemplo, sem operações, os profissionais de marketing não teriam produtos para destacar. Eles poderiam cronometrar anúncios incorretamente. Os associados de vendas podem vender mais unidades do que as disponíveis no estoque.
Vendas e marketing são uma parte da cadeia de valor e devem ter em mente seu efeito em sua cadeia como um todo. Perder isso de vista pode causar consequências não intencionais, como produtos não lucrativos e tempo ruim de lançamento de produtos.
Como os dois podem trabalhar juntos?
Em primeiro lugar, mantenha as decisões de cima para baixo transparentes. Assuma a responsabilidade pelas mudanças no curso de liderança. Dessa forma, não há mal-entendidos quando essas mudanças causam desconforto. Reconheça as tensões onde elas existem para que todas as partes possam seguir em frente.
Defina limites e comunique-os com frequência. Este é um aspecto importante da criação de espaço e confiança dentro de uma organização.
Se cada pessoa tiver clareza sobre quais são seus deveres e prioridades no trabalho, é mais provável que evitem o ressentimento quando outra pessoa não aceitar a folga. Os deveres são claramente responsáveis ​​e podem ser rastreados.
Marketing de vendas e alinhamento é essencial. Alinhar prioridades e incentivos abrangentes. Interesses econômicos concorrentes são uma receita para o desastre.
Por exemplo, se os profissionais de marketing são incentivados a atrair uma ampla gama de consumidores, mas a equipe de vendas reconhece que alguns produtos vendem melhor do que outros, isso pode causar atritos não intencionais. Certifique-se de que as estruturas de bônus reflitam a realidade e sejam copacéticas.
Coloque fisicamente os funcionários de marketing e vendas juntos no chão para construir camaradagem. Isso pode parecer simplista, mas é menos provável que você brigue ou cause problemas com alguém com quem se senta todos os dias. Nunca subestime o poder do bate-papo diário para dissipar a tensão.
Por fim, use a tecnologia a seu favor. O novo normal que a pandemia criou torna necessário que vendas e marketing respondam com flexibilidade às mudanças nas condições. Configure linhas de comunicação da empresa que sejam rápidas e eficientes, mesmo na capacidade de trabalhar em casa.
Que resultados você pode esperar?
Uma operação fluida é boa para funcionários e clientes. Cria valor que não pode ser replicado pelos concorrentes. É também a principal razão pela qual a boa liderança é tão essencial para os negócios modernos. Afinal, criar valor é o que significa administrar um negócio.
Para organizações grandes e pequenas, você pode esperar mais retorno do seu investimento ou, em outras palavras, mais retorno do seu investimento. Isso é ótimo para impressionar investidores e outras partes interessadas, aumentar o capital e envolver os funcionários. Quando a organização ganha, todos ganham.
Indo além do alinhamento, você pode esperar que, com o tempo, as funções de vendas e marketing sejam realmente integradas. O que isto significa? Isso significa que, com o tempo, uma cultura mútua se desenvolve junto com a confiança e o respeito. As ligações podem ajudar no curto prazo, mas para serem verdadeiramente integradas as forças de vendas e marketing devem se conhecer intimamente.
Uma melhor comunicação resulta em melhores decisões de negócios. Isso é verdade em todos os níveis da organização. Muitas vezes a comunicação ruim ou indireta e os mal-entendidos perdem valor para o negócio. A desorganização é abundante. A falta de feedback permite que as decisões avancem sem diversidade suficiente de pensamento.
Finalmente, você desenvolverá uma melhor liderança gerando uma cultura de respeito. A comunicação aberta e a confiança são fundamentais. Nenhuma organização que tenha uma cultura negativa cheia de traições e tomada de decisões de curto prazo criará valor de longo prazo para a empresa. Líderes melhores o trarão para o futuro.
Alinhando vendas e marketing para melhores resultados
Quer sua empresa tenha ou não funções separadas de vendas e marketing, integrá-las resulta em melhores decisões. Também pode criar mais impacto no cliente e melhores lucros em geral.
A falha na integração pode significar que sua empresa não sobreviverá a longo prazo. As apostas não podem ser exageradas.






 


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