Por que olhar no espelho é importante?
22/03/2022

Quantas vezes, sem saber ou conscientemente, você evitou olhar no espelho? Apesar de acreditar que a aparência não importa e não ser afetado pelas aparências, você acaba evitando se olhar no espelho?

Olhar no espelho, também conhecido como Mirror-gazing, é frequentemente associado ao narcisismo e à auto-absorção, mas isso não é verdade. Olhar para o espelho é uma parte importante do autocrescimento, pois nos ajuda a aprender a ver nosso reflexo, aumentando a autobondade, a autocompaixão e a atenção plena e permitindo um melhor gerenciamento do estresse.

O espelho é a metáfora dos reflexos. Evitar olhares alongados no espelho pode impedir que você entenda coisas mais profundas sobre si mesmo.

Continue lendo para aprender sobre os vários benefícios de se olhar no espelho.

É uma forma de meditação - Existem várias formas de meditação e cabe a você pular em qualquer uma delas. Mas, no final, a meditação tem tudo a ver com o aumento da autoconsciência e a prática da atenção plena. Olhar no espelho é uma das muitas formas de meditação. É só que, em vez de fechar os olhos, vemos nossos reflexos e tentamos entender melhor nossas emoções mais profundas.

Ajuda a aumentar nossa autoconfiança - Olhar no espelho e passar tempo consigo mesmo pode lhe dar uma sensação de autocontrole e consciência. Você pode estar lutando com a dúvida, mas falar consigo mesmo sobre coisas sobre as quais se sente inseguro e as maneiras como isso continua afetando você aumentará sua autoconfiança.

Ajuda a superar a auto-aversão - Todos nós gostamos de algumas coisas sobre nós mesmos e não gostamos de algumas. Abrigar esses sentimentos contraditórios e nos comparar com os padrões irrealistas estabelecidos pela sociedade muitas vezes pode prejudicar nossa saúde mental. Olhar no espelho não só nos ajuda a ter consciência de nós mesmos, mas também desenvolve a autoconfiança. Essa prática de se olhar no espelho não visa promover o narcisismo nem a inadequação na aparência. Ele visa fazer a autovalidação, a única validação que você pode precisar. Isso pode parecer uma coisa pequena, mas traz mudanças milagrosas na vida de uma pessoa.

Um senso mais profundo de consciência emocional - No mundo de hoje, é natural que os seres humanos percam o contato com seu eu mais profundo entre prazos intermináveis ​​e carga de trabalho. É óbvio que as pessoas podem ignorar suas emoções mais profundas. Isso, às vezes, dificulta a compreensão do que está nos incomodando ou como nos percebemos. Olhar no espelho nos ajudará a construir uma conexão profundamente íntima e consciente com nós mesmos. Olhar mais para nós mesmos pode nos ajudar a sentir os pensamentos negligenciados que não enfrentamos.

Falar sobre coisas que você está guardando enquanto se olha no espelho ou reflete o ajudará a entender melhor sua situação atual. A reflexão regular de pensamentos e emoções do eu também pode ajudar a controlar sua ansiedade. A reflexão regular de pensamentos e emoções do eu também pode ajudar a controlar sua ansiedade. Você pode estar alimentando a dúvida e se deparar com isso enquanto se olha no espelho. Não julgue e seja calmo.

E da próxima vez que você cruzar um espelho, não se esqueça de parar um minuto, olhar para si mesmo, apreciar o que vê, sorrir e depois seguir em frente com seu trabalho.

Olhar no espelho irá ajudá-lo muito a refletir sobre si mesmo. Depois de conhecer os problemas de saúde mental ou as lutas que você está reprimindo, entre em contato com seus amigos e familiares e converse sobre isso. Também não há problema se você achar desconfortável conversar com eles, você pode entrar em contato conosco e nós o mapeamos para um profissional que pode ajudá-lo. Saiba que você não está sozinho :)