10 benefícios da meditação na vida
22/03/2022

A meditação não é maravilhosa e certamente nem sempre dá uma sensação maravilhosa de bem-aventurança e paz interior. Desculpe estourar essa bolha por um momento, mas muitas pessoas param porque esperam experiências muito especiais e, quando não, pensam que estão meditando incorretamente.

Super pecado! Porque você vai perder muitos benefícios!

A meditação regular oferece muitos benefícios a longo prazo. Abaixo, dou-lhe 10 benefícios que eu mesmo experimento através da meditação

1. Resiliência
Todo dia é diferente. Todos nós experimentamos destaques e também contratempos. Através da meditação, aprendo que tudo é mutável. Meu pensamento vem e vai, e sentimentos vêm e vão. No caso de um revés, sinto que esse momento chegará e, eventualmente, voltará. Entendo melhor que através dos meus pensamentos, posso tornar minha experiência ainda mais pesada. Posso usar meus pensamentos para me sobrecarregar um pouco menos, pensando 'este momento também vai passar'.

2. Positividade
Como sou mais resiliente aos contratempos e mais resiliente aos meus pensamentos negativos, posso mais facilmente abrir espaço para a positividade. Eu sei que posso direcionar minha atenção e, portanto, optar por me concentrar nas coisas positivas.

3. Concentração
Ao meditar, você treina sua concentração. Você pratica focar em uma coisa e observar todas as distrações, e não concordar. Consigo me concentrar melhor nas tarefas que quero fazer e resisto a distrações.

4. Percebendo conscientemente
Em minhas meditações, muitas vezes uso minha atenção para perceber o que está lá. Apenas do jeito que é. Então tudo que eu vejo, ouço, cheiro, gosto e sinto. Isso garante que estou mais presente com minha atenção ao que percebo do que tudo o que penso sobre isso na vida cotidiana. Estou no aqui e agora com mais frequência e, portanto, fico menos estressado.

5. Menos estresse
Por estar no aqui e agora, não estou preocupado com pensamentos e experimento menos estresse. Isso porque a maioria dos nossos pensamentos são sobre o passado ou o futuro. Você também não pode influenciar. Muitas vezes pensamos assim, e experimentamos pressão para realizar, sentimentos de culpa e vergonha sobre o que aconteceu, e por causa dessa impotência, você é sensível ao estresse. Estar mais no agora torna você mais resistente ao estresse.

6. Mais confiança
Quando adolescente, eu era incrivelmente insegura. Olhei para o mundo ao meu redor e queria ser aceito e 'pertencer'. Eu não tinha ideia de qual era minha força e verdadeira. Através da meditação, experimentei que não sou meus pensamentos e que a forma como me interpreto para o mundo é uma projeção de como tudo é interpretado. Nada objetivo. Aprendi a confiar mais em mim mesmo naquilo com que percebo tudo. Eu também posso ver o que os outros pensam e fazem à distância. Não diz nada sobre mim.

7. Menos ansiedade
Também posso ver melhor meus medos através da meditação como algo que meu cérebro criou e nem sempre é realista, quase nunca para ser honesto. Prefiro chamar de medo. O medo vive no futuro e no passado. Em que se, e em eventos desagradáveis ​​e traumas

Em nossa sociedade, há relativamente pouco perigo que você teme imediatamente. O medo ajuda você a fugir quando há perigo. O medo mantém você preso em sua cabeça.

8. Durma melhor
Durmo melhor porque me preocupo menos. Os pensamentos podem ser tão perturbadores. Claro, isso acontece comigo de vez em quando. Quando me adormece, ouço meditações guiadas para me ajudar a relaxar e adormecer. Acho que uma das grandes vantagens da meditação é que você pode usá-la para qualquer coisa.

9. Mais tempo/menos estresse
Tenho mais tempo quando medito. Isso é, claro, um pouco vago. Todo dia tem apenas 24 horas, certo? O tempo é algo que você experimenta, e sua percepção é sempre diferente. Por exemplo, esperar um minuto parece muito mais do que um minuto em uma conversa agradável.

Se eu não meditar por um tempo (esses momentos acontecem), é mais provável que eu seja apressado, mais distraído e menos produtivo. Através da meditação, posso separar mais facilmente na minha cabeça o que é útil e o que distrai, e tenho muito mais tempo para fazer o que quero fazer. Além disso, estou mais frequentemente com minha atenção no agora e sinto menos estresse. O estresse decorre de pensamentos sobre o passado ou o futuro.

10. Melhor(es) relacionamento(s)
Inicialmente, consegui um melhor relacionamento comigo mesmo através da meditação e da ioga. Sinto-me melhor sobre quais são meus valores fundamentais e o que me deixa inquieto. Agora também posso indicar isso mais facilmente nos relacionamentos com os outros. Não deixo as pessoas cruzarem as fronteiras rapidamente (ainda acontece de vez em quando. Ainda estou aprendendo) e sinto total respeito pela posição dos outros. A comunicação também é muito mais fácil se sua mente não estiver correndo com pensamentos e julgamentos.