O que é Marketing de Conteúdo?
Por: Daniel Portillo Serrano


O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing estratégico que alinha as necessidades de informações comerciais e de consumidores com conteúdo relevante. O conteúdo pode atuar como um meio para atrair, envolver e converter um público-alvo específico. Desde blogs e redes sociais até livros brancos e livros eletrônicos, os comerciantes usam uma variedade de táticas de marketing de conteúdo para informar e persuadir consistentemente seus clientes - sem tentar vender algo de forma definitiva.
O marketing de conteúdo se relaciona a proporcionar o relacionamento com um determinado público e armá-lo com as informações que ele precisa e procura.
De autor para autor há diferentes definições referentes ao Marketing de conteúdo. Veja aqui algumas delas:

"O marketing de conteúdo se relaciona à entrega do conteúdo que seu público está buscando em todos os lugares que eles estão procurando por ele. É a combinação efetiva de conteúdo criado, curado e sindicado ".
Michael Brenner, CEO, Marketing Insider Group

"Marketing de conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo valioso gratuito para atrair e converter prospects em clientes e clientes em compradores repetidos. O tipo de conteúdo que você compartilha está intimamente relacionado ao que você vende; Em outras palavras, você está educando as pessoas para que eles saibam, gostem e confiem em você o suficiente para fazer negócios com você ".
Brian Clark, fundador e CEO da Rainmaker Digital

"O marketing de conteúdo é publicidade que oferece valor ao destinatário, e não apenas uma impressão".
Chris Bolman, Diretor de Marketing Integrado, Percolate, Inc

"O marketing de conteúdo pode ser definido como a criação e distribuição de idéias, perspectivas e melhores práticas significativas que são valiosas para um público específico. O objetivo é manter os clientes existentes, incluindo fazer mais negócios com eles e atrair novos clientes de alta qualidade ".
Bruce Rogers, Chief Insight Officer, Forbes

"O marketing de conteúdo é o alinhamento das necessidades dos clientes com os objetivos do negócio através de conteúdo proposto".
Lee Odden, CEO, TopRank Marketing

"Marketing de conteúdo é uma ferramenta que visa transformar as necessidades de informações  em conteúdo relevante"
Daniel Portillo Serrano Editor do Portal do Marketing

Fonte: Linkedin, Portal do Marketing e Forbes

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .