Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      

 

Marketing Online - Porque usar
04/02/2022

Em 1986, interessei-me por marketing e publicidade por acaso. Eu trabalhava em uma grande empresa de comunicações e dava aulas de informática. Quando um novo produto para analisar a eficácia de várias campanhas publicitárias era instalado, esperava-se que eu aprendesse o produto e depois ensinasse aos gurus do marketing como usá-lo. Fiquei fascinado com a demografia e como as campanhas foram implantadas. Eu considerei mudar minha carreira e voltar para a escola, mas fui desviado com uma mudança de cross-country. Vejamos o que eu estava considerando na época em comparação com o que o mercado está agora.

Minha empresa gastava milhões em campanhas publicitárias que eram feitas na TV, em mala direta, panfletos em maçanetas, encartes na conta mensal, etc. Tudo isso era a forma tradicional de publicidade nos anos 80. Pelo que vi dessas campanhas publicitárias, houve mais perdedores do que sucessos. No entanto, quando os sucessos são enormes, mascara as perdas. Os clientes de hoje são mais experientes e estão simplesmente cansados de todo o lixo eletrônico, seja em papel ou eletrônico.

O marketing online, também chamado de Marketing na Internet, ainda usa dados demográficos, bem como vários outros fatores para atingir o consumidor. Uma grande diferença aqui pode estar no valor em dólares gasto nessas campanhas. No início da década de 1990, muitas empresas estavam criando sites comerciais que eram simplesmente brochuras online e catálogos de produtos. Os clientes verificavam o que queriam, mas muitos tinham medo de fornecer informações de cartão de crédito on-line, então apenas faziam a ligação. Por causa da nova tecnologia de criptografia, os clientes se sentem mais confiantes com as compras online. O número de usuários de internet hoje é de 1018 milhões ou 15,7% da população mundial. Compare isso com agosto de 2001, quando eram 513 milhões, 8,6% da população mundial. Isso significa que quase dobrou em pouco mais de 4 anos! Se você gosta de estatísticas (e eu gosto) considere que a Suécia tem a maior porcentagem (73,6%) de seu povo na internet e os Estados Unidos estão em 68,5%. Se isso não o deixar empolgado com o marketing on-line, não tenho certeza do que faria.

O marketing online tem um conjunto completamente diferente de ferramentas que ele usa para marketing. Search engine marketing, joint ventures, e-mails opt-in, boletins informativos, etc. Cada tipo de campanha pode atingir um tipo diferente de cliente em potencial, dependendo de como você decide executar a campanha específica.


Muitos dos pioneiros do marketing online que viram esse potencial agora são extremamente ricos. Se você verificar online, verá que vários deles estão produzindo eBooks e eCursos que detalham os “segredos do sucesso na internet”. Muitas vezes esses livros e cursos são distribuídos gratuitamente via download. Com esse tipo de informação disponível, nunca houve um momento melhor para iniciar um negócio online. Aqui está o seu sucesso futuro.


 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade