O Mundo Obsoleto
Por Ivan Postigo
10/11/2010
O conceito da obsolescência na era da mecânica tinha maior
contundência nos vestuários, onde a moda encontrava expressão e
renovação no marketing da obsolescência.
Avanços tecnológicos levavam vinte anos ou mais para saírem dos
laboratórios e alcançarem as ruas. Hoje, apenas meses. Na era da
eletrônica e robótica as mudanças são extremamente rápidas e
significativas.
Não temos mais uma grande moda em vestuários, observamos ao mesmo
tempo todas as modas aceitas. Tribos se formam e atraem fãs.
A onda se estendeu a todos os produtos, pela quantidade de opções e
adeptos que encontra.
O marketing da obsolescência ocorre não apenas como incentivo às
compras, mas também pela evolução tecnológica que moderniza,
simplifica e reduz custos.
Não são mais os tamanhos das telas e alguns poucos recursos que
atraem compradores de televisores, mas sua total redefinição.
Telefones móveis deixaram ser objetos de conforto e se tornaram
equipamentos de trabalho. Quem hoje, em atividade, seria capaz de
jurar que jamais terá um.
Não precisamos carregar computadores em malas e mochilas, os Pen
Drives já nos permitem transportar apenas arquivos e oferecem
facilidades de manuseio.
O automóvel virou carro e estaciona sozinho.
Não é necessário interromper meu trabalho para me comunicar com
outra pessoa, onde quer que esteja. Há recursos para que fiquemos
conectados com nossos computadores o tempo todo, digitando ou usando
os recursos de voz e imagem. Que economia de tempo e redução de
gastos!
Costuma dizer uma pessoa, de nosso convívio, já com idade avançada:
“ As pessoas já não escrevem cartas com a frequência de
antigamente”.
Na realidade escrevemos muito mais. Basta ver as redes sociais.
Os avanços são tão significativos que somos capazes de revolucionar:
trancados em um quarto tornarmos a solidão obsoleta. Criativos,
levamos a alegria e o bom humor às redes sociais. Rabugentos, lá nos
desentendemos.
Por que uma pessoa ingressa em uma rede social, aceita convites para
trocar informações, criar amizades e mostra enormes rabugices nos
contatos?
Esse estado de ânimo é sua válvula de escape, então aproveita a
tecnologia para exercitar o comportamento. O mundo novo provocará a
obsolescência do divã e levará nossos analistas e conselheiros
espirituais às redes?
Em algumas áreas a velocidade das mudanças é tão significativa que
em um debate sobre a obsolescência uma observação mereceu destaque:
- Não sei se sei o que sei.
Não levamos décadas discutindo se a terra é redonda. Quando uma
questão é levantada, em algum lugar o fato rapidamente será
confirmado ou contestado.
Na área médica, todos os dias, ouvimos novidades. Confirmando teses
às quais ainda nem tivemos tempo de nos acostumar e também
refutando-as.
E nas nossas empresas, como a obsolescência afeta o pensamento
gerencial?
As redes sociais aproximam internamente nossos gestores ou os
afastam cada vez mais?
Estaremos integrados nas redes, explorando sua potencialidade, ou
nos fragilizaremos até que estas nos tornem obsoletos?
Orientações e manuais completos de muitos produtos não estão mais
nas caixas e devem ser obtidos diretamente nos sites dos
fornecedores. Sem essa habilidade seus conhecimentos já se tornaram
obsoletos.
Você prefere ficar pendurado em telefone para comprar uma passagem
área, reservar um hotel, ou fazê-la por e-mail ou no próprio site?
Fazer mala direta para cotação com empresas com as quais você ainda
não tem relacionamento é spam?
Enviar seu currículum para empresas nas quais tem interesse em
trabalhar é spam?
Mandar um e-mail com um invento que gostaria de apresentar aos
gestores e que revolucionaria a organização é spam?
Estaria o spam a caminho da obsolescência?
Há alguns anos o escritório do futuro se apresentava como home
office. Nos escritórios e fabricas das organizações ficariam as
pessoas estritamente necessárias, as demais executariam todas as
tarefas em seus lares.
O conceito se tornou obsoleto, o homem não!
A informática tem como força a capacidade de agilizar e eliminar
tarefas, aspecto que o homem continuar a desafiar, pois passa, hoje,
mais horas conectado que no passado.
O grande desafio dos gestores é tornar suas empresas e produtos
obsoletos, antes alguém o faça. E eles?
Interessante é que esta é uma válida e velha idéia para um mundo
novo e obsoleto.
Ivan Postigo é Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado
em controladoria pela USP. Autor do livro: Por que não? Técnicas
para estruturação de carreira na área de vendas e diretor da Postigo
Consultoria de Gestão Empresarial - Fones (11) 4526 1197 / ( 11 )
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