A Mudança do Incômodo ou o incômodo da mudança
Por Ivan Postigo
03/05/2010
Como diz o velho ditado, em gestão nada é tão constante quanto às
mudanças.
Estas podem acontecer pelas mais diversas razões, desde a cultura de
aperfeiçoamento tecnológico e ou administrativo da empresa até a
tentativa de copiar um modelo vencedor.
Quando vemos uma organização inovadora e bem sucedida temos a
impressão de que foram os novos produtos e as novas tecnologias que
a levaram às mudanças, na verdade foram as mudanças que a levaram a
esse desenvolvimento.
Foram a resistência à acomodação e o movimento constante, gerando
uma cultura favorável às mudanças, que provocaram as mentes
criativas e projetaram essa luz produzindo inovações.
Há uma tendência nessas organizações dos processos precederem o
produto. Desenvolve-se uma técnica ou tecnologia e como resultado
surgem os produtos.
O domínio de uma matéria, nesse caso, cria um incômodo pela
necessidade de aplicação, visto que o equilíbrio encontra-se com o
seu uso.
A mente ou organização incansável busca entender e desenvolver o
estudo sobre uma questão, quando bem sucedida agita-se para ver o
resultado da aplicação. Ajustes de procedimentos e processos
fazem-se no caminho, uma vez que a base está firmada.
O esforço é para mudar o incômodo, da descoberta à aplicação final e
ter a satisfação do trabalho concluído. Lógico, até a próxima
descoberta.
Na outra ponta temos as empresas que procuram acompanhar as
inovações para poderem concorrer no mercado em pé de igualdade, mas
não tem a mesma cultura criativa. O fato de mudanças serem
necessárias cria uma situação incômoda.
Nesse caso a empresa parte do produto a copiar para as mudanças de
processo e finalmente de procedimentos e comportamentos. Em muitos
casos o impacto é considerável e o incômodo gerado é de difícil
assimilação , levando a empresa a fracassar no projeto.
Agindo na contramão a mudança provoca incômodo e como a tendência é
de buscar acomodação muitas tarefas acabam sendo executadas de forma
inadequada.
Isso me faz lembrar o projeto de crescimento de uma organização, com
constante atualização tecnológica, onde um dos empresários sempre
nos perguntava: “Quando vou ter um pouco de sossego, parar de
investir, comprar máquinas e poder desfrutar mais da vida?”.
O segmento em constante mudança gerava um tremendo incômodo para
esse empreendedor, ao passo que para outros era uma necessidade
básica e tinha efeito motivacional.
Um Chef de cozinha poderia fazer cada dia melhor seu arroz com
feijão, bife e batatas, apenas melhorando o processo, contudo à
medida que testa novos temperos, sabores, cria novos pratos. Assim é
em qualquer segmento de negócios.
Alguns com impactos não tão contundentes, outros com brutais
transformações.
Os fabricantes de mídia para gravação de dados na área de computação
se deparam com novidades a cada dia, o fabricante de pregos vai
encontrar algumas novidades em processo e material e o fabricante de
galochas praticamente nenhuma.
O título deste texto não é apenas um jogo de palavras, pois o
entendimento do que provoca a maior insatisfação e não satisfação é
que determina o sucesso ou fracasso de um projeto. Lembrem-se , de
modo geral as pessoas não desistem dos projetos depois de tê-lo
concluído, por não gostarem . Eles desistem no caminho.
Por essa razão um volume significativo de empresas não consegue
levar em frente um projeto de organização ou reorganização. Muitas
iniciam , mas dado os incômodos gerados desistem .
Outras avançam no processo, mas assim que o mentor, o incentivador
ou a consultoria deixa a empresa tentam voltar a se acomodar na
situação em que viviam.
Mesmo a água que gosta de calmaria e procura se acomodar no ponto
mais baixo da montanha, onde não assola o vento, acaba nas
turbulências dos oceanos.
Ivan Postigo é Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado
em controladoria pela USP. Autor do livro: Por que não? Técnicas
para estruturação de carreira na área de vendas e diretor da Postigo
Consultoria de Gestão Empresarial - Fones (11) 4526 1197 / ( 11 )
9645 4652
www.postigoconsultoria.com.br - ipostigo@terra.com.br