Missão x Mercenários
Por Raúl Candeloro
18/12/2008
Uma das acusações mais comuns de diretores e gerentes de vendas em
relação a sua equipe é que seus vendedores são mercenários, só
pensam em dinheiro. Por coincidência, quando você pergunta para
esses diretores e gerentes qual é a missão da empresa, sua visão e
seus valores, eles o olham como se você estivesse falando grego. Não
entendem o que uma coisa tem a ver com a outra e, como sempre,
atacam as conseqüências, e não as causas.
O poder de uma missão claramente definida é seu efeito unificador.
Assim como um maestro, ela instrui uma equipe a tocar a mesma
música, no ritmo certo e no mesmo tom. Sem uma missão clara e
motivadora (ou pior, com aquelas de que ninguém se lembra), uma
equipe cai rapidamente na apatia, desmotivação e acomodação. Ou
simplesmente torna-se mercenária – trabalha por dinheiro, vende o
que dá dinheiro. Sua lista de prioridades tem o lucro em primeiro
lugar.
Dinheiro, já sabemos, é importante, porque os lucros de hoje nos
permitem realizar os sonhos de amanhã. Porém, algo mais é necessário
se realmente quisermos uma equipe motivada, criativa, com
iniciativa. Isso só se consegue quando trabalhamos para ajudar os
outros a resolverem problemas, quando ajudamos a melhorar a vida das
pessoas, quando nosso trabalho faz, claramente, diferença positiva
na vida de alguém. Veja, por exemplo, a missão de algumas empresas
conhecidas:
Sony: Experimentar a alegria de fazer avançar a tecnologia e
aplicá-la em benefício das pessoas.
3M: Resolver problemas ainda pendentes de maneira inovadora.
Medtronics: Ajudar as pessoas a voltarem a viver plenamente.
Missões assim fazem com que as pessoas acordem cedo, trabalhem até
tarde, estudem, inovem, etc. A Medtronics, por exemplo, uma empresa
de aparelhos médicos, repete a missão no começo de cada reunião,
para que todos se lembrem por que estão ali. Todas as decisões são
questionadas – “Isso está de acordo com nossa missão?”. Para
fortalecer ainda mais o vínculo emocional entre o trabalho dos
funcionários e o resultado com clientes, a empresa convida, todos os
anos, seis pessoas que estiveram internadas, para contar
pessoalmente como sua vida mudou depois que saíram do hospital.
Ninguém fica sem chorar em uma reunião dessas, e todos se lembram
pelo que trabalham dia após dia.
Depois de definir a missão da empresa, fica fácil estabelecer que
tipo de pessoa recrutar, quais produtos/serviços lançar, que tipo de
cliente prospectar, etc. Fica, também, mais fácil redigir a visão da
empresa, que é o norte, para onde se planeja ir. Ou seja, se nossa
missão é “x”, como faremos para chegar lá?
Imagine que você receba a revista VendaMais em janeiro de 2018, ou
seja, daqui a dez anos. Para sua agradável surpresa, sua empresa
está na capa. Se isso acontecesse, como vocês, na empresa, gostariam
de ser lembrados? O que vocês gostariam que a revista descrevesse,
em termos de imagem, cultura, valores e conquistas? Essa é a visão.
Para terminar, é necessário determinar, também, quais são os valores
que definem sua empresa. Ética, integridade, iniciativa,
criatividade... o que, exatamente, sua empresa espera e estimula na
equipe? Veja que aqui acontece boa parte da hipocrisia que mina as
empresas, todas as pessoas colocam “ética” como um valor importante,
porém, mais tarde vendedores são estimulados a subornar clientes
para fechar vendas. Coloca-se “criatividade”, mas quem tem idéias é
punido. Coloca-se “iniciativa”, mas quem fizer algo diferente do
habitual leva bronca. Fala-se em valorizar o cliente, mas quem manda
mesmo é o chefe.
Uma empresa realmente séria e profissional tem de ter seu MV2
(Missão, Visão e Valores) corretamente definidos e estimulados.
Deveriam até fazer parte da remuneração da equipe, de tão
importantes que são. Com certeza, muitos comportamentos teriam de
mudar. Em um ano tão conturbado como esse que tivemos,
principalmente por causa da crise política, fica evidente a falta
que faz não ter o MV2 claro e bem resolvido.
Não deixe que isso aconteça na sua empresa, aproveite e já comece
2008 com o pé direito e um bom MV2. Faça o seu MV2 pessoal – é um
belíssimo exercício de foco na sua vida.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.