Mercados, pesquisas e conhecimentos aplicados em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
25/12/2007
A permissão do consumidor é fundamental quando este deseja receber
informações sobre produtos que são desenvolvidos pelas empresas e
disponibilizados no mercado, mas há uma linha tênue entre o respeito
e a invasão da privacidade das pessoas, o que leva uma empresa aos
estudos e uso de ferramentas mais adequadas para o relacionamento e
a transferência das informações desejadas.
A criatividade é uma das ferramentas mais importantes para as
organizações, o que não deve implicar em utilizá-la sem o menor
respeito ao consumidor, mas que deve gerar frutos muito bons e que
realmente são aceitos no mercado, mas também podem ser frutos que
melhoram o ambiente internamente e facilitam algumas ações.
Também é interessante notar que o consumidor tem acesso às
informações onde e quando ele desejar, o que poderia ser um problema
para as organizações, pois o cliente não precisa mais recorrer até
elas para receber uma informação, mas que, se a empresa for
inteligente, saberá utilizar a infinidade de oportunidades que
surgirão ao conhecer melhor seus clientes.
Este conhecimento dos clientes é obtido com muitos estudos, partindo
de dados históricos, da própria organização, pode-se ampliar o
conhecimento sobre o comportamento, as preferências, as ações etc.,
que mais chamaram a atenção do cliente e que trouxeram-no para mais
perto da empresa.
Mas qual será a melhor solução em meio às inúmeras opções oferecidas
em um mercado tão concorrido é a decisão mais importante que se pode
tomar, principalmente quando a praticidade e a facilidade são
fundamentais.
Com os desafios que o mercado proporciona é natural que haja uma
certa dúvida sobre o melhor veículo de comunicação a ser usado, o
que cria a necessidade de pesquisar mais profundamente as
características das ferramentas disponíveis, quais são bem aceitas
pelos consumidores e que tipo de mensagens serão passadas.
Diante das escolhas, das fórmulas e das oportunidades, é possível
criar sem grandes investimentos, o que implica em ter um profundo
conhecimento e aplicá-lo de maneira simples e objetiva, o que para
algumas empresas não parece ser muito fácil.
Mesmo assim a permissão do consumidor é primordial, e o respeito
pelo desejo de receber ou não uma informação deve ser exercido
corretamente, demonstrando que a empresa realmente sabe ouvir seu
consumidor.
Sempre que uma organização necessita tomar uma decisão, deve fazê-la
com base em dados e fatos, pois se a decisão é tomada com base no
achar só existirá um caminho, a empresa desaparecerá e nada mais
será feito.
As pesquisas permitem que as empresas tenham os dados suficientes
para utilizar seu conhecimento e permitir que o cliente receba o
melhor, só que muitas organizações ainda não descobriram o que pode
ser feito, pois não sabem onde utilizar o conhecimento que
adquiriram ao longo de sua vida e dos colaboradores que diariamente
estão presentes.