Mercados e concorrentes em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
24/09/2007
Interagir com diferentes mercados é uma constante para muitas
organizações, mas existem cuidados que são requeridos a todo
momento, o que acaba por trazer à organização a necessidade de um
planejamento bem elaborado, pesquisas direcionadas e focadas
adequadamente e o constante estudo do comportamento dos
consumidores.
Além de entender melhor o que acontece em cada mercado,
especialmente quando a organização passa a atuar em um novo mercado,
há a preocupação com as diferenças culturais, os hábitos e costumes
dos consumidores podem determinar o sucesso ou não de um produto ou
serviço, uma vez que cada local tem a sua particularidade.
O melhor caminho para se entrar em novos mercados é pesquisar e
buscar dados que auxiliem a tomar a decisão de disponibilizar seus
produtos ou serviços neste mercado, descobrir se o consumidor
realmente deseja adquirir os produtos e quais são os principais
concorrentes locais.
Quando os estudos apontam as oportunidades e ameaças deste novo
mercado, é possível desenvolver um planejamento muito melhor, as
estratégias terão mais força e a empresa poderá entrar naquele
mercado com menos dificuldades.
Mas além dos concorrentes há de se analisar o consumidor, nem sempre
um produto bem aceito em uma região é bem-vindo em outro mercado,
principalmente quando os produtos são associados diretamente à
cultura local e ao ambiente.
Da mesma maneira existem produtos que podem ser inseridos em
diferentes mercados sem causar muitas dificuldades para a
organização, mas que também passam por estudos profundos, iniciados
diretamente na capacidade da própria organização em atender àquela
demanda, passando pelos fornecedores, gerando uma cadeia de valor
consistente e que permite o desenvolvimento conjunto.
As melhores estratégias que uma organização pode utilizar estão
associadas à sua capacidade de investir no conhecimento de mercado,
as pesquisas dão a base para definir quais serão as metas mais
adequadas àquele mercado, permitem mensurar o mercado e que
oportunidades aproveitar.
Neste ponto, a elaboração de estratégias, também devem estar
inseridas as ações dos concorrentes, e não deixar de estudar como o
mercado se desenvolve ao longo do tempo.
Algumas organizações estudam mercados por quinze ou mais anos, mas
como este é um grande investimento e trata-se de um mercado formado
por um país e não somente uma cidade ou região, percebe-se que é
possível aprofundar muito mais o conhecimento.
Logicamente nem todas as organizações têm disponibilidade para
investir em pesquisas deste porte, mas nenhuma delas pode deixar de
pesquisar, independente do tamanho e do tempo disponível, é muito
provável que se você não pesquisar seu concorrente estará
pesquisando.
Os riscos são iguais para todas as organizações, ao mesmo passo em
que as oportunidades também, o que deixa mais claro o quanto é
importante conhecer melhor um mercado, seus concorrentes e em
especial os consumidores.