Mensurações de Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
24/02/2007
Todas as organizações necessitam de fórmulas para compreender o que
acontece no mercado, como seu público e produtos, mas em certos
momentos a tarefa de mensurar os resultados, já atingidos ou
projetá-los torna-se primordial.
Diante da concorrência mais acirrada, as medições do mercado ganham
mais Valor, mas o maior cuidado é compreender o que selecionar para
medir e como medir, pois as respostas podem apontar caminhos de
sucesso que não trazem retorno para a organização.
Algumas campanhas de Marketing são testadas previamente, têm seu
feedback analisado pelo profissional de Marketing e os estudos sobre
os resultados obtidos faz-se essencial, para apontar pontos
positivos e outros que não estão muito bons.
Um dos momentos mais difíceis é ter a certeza de que o consumidor
entrevistado realmente adquire produtos da sua organização, mas este
é um dos pontos mais positivos, descobrir quais motivos levam as
pessoas a escolher outra empresa e produtos.
Compreender o mercado, realizar pesquisas constantemente, estudar o
comportamento do consumidor e ter visão de tendências é fundamental
para o profissional de Marketing, sua equipe também deve
compartilhar dos mesmos valores da organização, para que as
estratégias possam ser usadas corretamente.
Alguns pontos em que a mensuração pode auxiliar a empresa por
completo e ajustar as estratégias de acordo com as previsões de
mercado são:
Mercado: ter em mãos dados que revelem o crescimento, manutenção ou
mesmo perda de consumidores é fundamental, é o termômetro que atesta
os acertos e dificuldades das estratégias utilizadas e o que o
consumidor pode contribuir para que seus desejos e necessidades
sejam atendidos plenamente;
Investimentos: ao investir na empresa, especialmente em
conhecimento, deve trazer resultados muito próximos do que é
previsto no planejamento, então conhecer o mercado é fundamental,
ter controle sobre as variáveis internas é o ponto de partida para
que tudo dê certo, mas a dinâmica do mercado sempre possibilita que
as táticas sejam atualizadas;
Marca: muitas organizações imaginam que uma Marca muito presente na
mente do consumidor seja o melhor, ser sempre lembrada não é um
ponto muito positivo, então deve-se medir constantemente o poder da
Marca no mercado;
Imagem: uma organização com uma boa imagem tem mais chances de obter
sucesso ao lançar novos produtos e serviços, os valores da empresa
são envolvidos diretamente e uma campanha lançada pode trazer como
resultado a impressão do cliente perante uma determinada
organização.
Cada organização tem um ponto a medir, melhorar o que é bom é
essencial, mas saber que alguns pontos podem não ser bem aceitos
pelo consumidor podem dar um retorno muito maior e auxiliar a
organização a posicionar-se corretamente no mercado.
A concorrência está disposta a estudar o mercado, investe em
Pesquisa para conhecer melhor o consumidor, os produtos ofertados e
também as demais organizações.
A empresa deve medir constantemente o mercado e a suas ações
estratégicas, obter informações e vantagem em relação aos
concorrentes, para compreender:
O que o consumidor realmente deseja;
Quais são os pontos fortes da concorrência;
Que fatia de mercado pode ser ganha;
A capacidade de reação dos concorrentes.