Memória Mercadológica
Por Paulo Araújo
09/05/2010
Responda rápido: qual é a cor do "S" da Perdigão?
Vermelho?! Sinto muito, resposta errada! A palavra Perdigão não tem
a letra "s".
Mas dificilmente você não pensou na cor vermelha. E por que isso?
O motivo é que toda marca ou produto traz alguma sensação ou um
sentimento que pode ser negativo ou positivo.
Essa lembrança é o que chamo de memória mercadológica. Vamos ver
abaixo como podemos iniciar o processo de venda desde cedo na mente
do cliente e assim sair na frente da concorrência.
Sensações e sentimentos. Pesquise junto ao seu cliente que tipo de
sensação ou sentimento lhe desperta ao lembrar-se da sua marca ou
produto. Nós pensamos em forma de imagens e não em palavras, por
isso todo cuidado é pouco quando o assunto for comunicação,
propaganda ou publicidade. A forma como a sua empresa se comunica
com o seu público é sempre o início da relação comercial futura que
a sua empresa pretende ter com o cliente. Por exemplo: nada mais
irritante do que a concessionária de veículo que propaga que faz a
melhor avaliação do seu carro usado. Aí você pega o seu carro, a sua
intenção de compra e junto com o seu tempo e energia aguarda
pacientemente todo aquele processo. É incrível a quantidade de vezes
que fiz isso e obtive nem a melhor e nem a segunda melhor avaliação
do meu carro. Ponto para a concessionária concorrente.
Atendimento e experiência de consumo. O atendimento somente será bom
se a experiência de consumo for inesquecível. Chega de confundir bom
atendimento com atenção e cortesia. Isso é o básico! Não tem nada de
diferente. Quem quer comer fast food está atrás de bom preço,
rapidez e praticidade. Não está preocupado com um jantar a luz de
velas. Mas que tal bolar alguma coisa para entreter as crianças que
esperam ansiosas com seus pais na fila. Qual empresa não deseja ter
clientes leais, vender com lucro e ainda receber indicações dos
clientes atuais? Todas querem, mas para isso é preciso criar e
insistir em tornar o processo de compra algo inesquecível! Não estou
falando de brindes e paparicações sem fim, estou falando de algo
inusitado. Veja o exemplo do hotel Crowne Plaza que fica em
Copenhague, na Dinamarca. O hotel conectou bicicletas ergométricas a
geradore s e assim os hóspedes que se exercitam produzem
eletricidade. Investindo na própria saúde e ao gerar 100 watt/hora o
hóspede-atleta recebe como prêmio uma refeição no valor de
aproximadamente $60,00 ou por volta de 27 euros. Pedala Robinho!
Posicionamento e investimento na marca. Não basta somente fazer
anúncios bonitos é preciso aliar a sua marca a uma causa. O apelo é
sempre o mesmo: preço - qualidade - serviço. São poucas as empresas
que conseguem ganhar a simpatia do cliente pelo motivo de mostrar a
que veio, para que existe. Antes da fusão o banco ABN Real sempre
focava na questão de um banco socialmente responsável, inclusive com
ações voltadas a terceira idade. A Toyota trabalha forte na produção
de carros ecologicamente corretos, inclusive já conta com alguns
modelos em seu portfólio. Entenda que quando falo em causa, não
precisa ser necessariamente algo ligado ao social ou a ecologia.
Podemos pensar em fabricar alimentos saudáveis, produtos que
contribuem com a educação e aumento da cultura das pessoas, entre
outros tantos exemplos. O importante é vivenciar a missão da
empresa, tirar as palavras do papel e torná-las realidade.
O assunto é vasto e interessante e neste artigo apresento pequenas
dicas para que independente do tamanho da sua empresa você possa
refletir e criar mecanismos e ações para que esteja onde estiver, ao
lembrar da sua marca o cliente tenha sempre aquela sensação de que
fez ou irá fazer um bom negócio.
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