Melhoria Contínua no Atendimento em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
11/11/2007
Desenvolver o hábito de pesquisar o mercado traz grandes vantagens
para as organizações, mas muitas não o fazem por entenderem que a
pesquisa é desnecessária, uma vez que compreender perfeitamente seus
clientes e que só percebem que não conhecem os desejos destes
consumidores quando o concorrente toma a sua frente.
Pesquisas podem ser realizadas de inúmeras formas, para mensurar
diferentes produtos, serviços, melhorias ou ações da empresa no
mercado, também apontam soluções mais simples, permitem conhecer
melhor seus colaboradores e auxilia a encontrar uma informação útil
em meio ao mar disponível atualmente.
Mas para realizar uma pesquisa é necessário saber quais são os
objetivos desta pesquisa, que tipo de informação será necessário
obter, qual será o público ideal, como será aplicada etc., sem
esquecer que a pesquisa requer um foco claro e objetivo.
Também é possível notar que algumas pesquisas dão às organizações
uma oportunidade de aprender a lidar com seus clientes, mesmo
durante a visita de um consumidor ao ponto de venda é possível
realizar uma pesquisa, mesmo que esta pesquisa não seja formalizada,
e se você ouve um número significativo de consumidores comentando um
assunto é provável que este seja um bom momento para ouvir melhor o
que deve ser ajustado de acordo com as informações passadas pelos
clientes.
O que pode acontecer é que a falta de consciência de um vendedor
deixe passar em branco a oportunidade de compartilhar com os demais
o que ouviu de um grupo de consumidores, e desta forma pode ser que
você e sua empresa acabem perdendo clientes e nem saibam os motivos.
E você começa a imaginar o que pode fazer, para conquistar novos
clientes e deixa de lado os que já possui, simplesmente porque
alguém definiu que a meta é sobre a conquista de novos consumidores
e não sobre a manutenção e atenção dos que já são clientes dos seus
produtos ou serviços.
Mas quando você começa a olhar para si percebe que só retorna ao
mesmo ponto de vendas se o atendimento for muito bom, se encontrar
os produtos, mas que também pode voltar após ser muito bem atendido
e não ter encontrado o que procurava, mas que o fez porque um
vendedor apontou outra loja onde o produto estava disponível, o que
mostra a preocupação do vendedor em satisfazer o consumidor, algo
que muitas empresas não pensam.
Da mesma forma é interessante ver que o relacionamento, entre
consumidor e vendedor, é que define a possibilidade do cliente se
tornar fiel, mas se o vendedor não for fiel aos valores da
organização não há como cobrar este mesmo comportamento no processo
de vendas.
Além de observar que o primeiro cliente da empresa é o colaborador,
é vital que o gestor sempre traga à mente das pessoas os valores da
empresa, sua missão, visão e de uma ação que sempre empregue a
ética.
Também não é muito necessário lembrar que um colaborador só poderá
ofertar, em termos de atendimento neste caso, o que recebe da
organização, mas existem muitos pontos que devem ser analisados e o
treinamento da equipe de vendas pode facilitar muitos processos, até
mesmo a coleta de informações, pois se a equipe se transforma em um
time, todos estão preocupados com todos e as empresas conseguem uma
vantagem competitiva muito maior sobre os concorrentes.
Quando toda a organização compreende a importância da pesquisa há
maiores chances de encontrar oportunidades, seja para melhorar a
relação entre os colaboradores, seja para reter muito mais clientes
ao longo dos anos, atendendo e oferecendo-lhes o melhor.