Matriz QDF em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
18/03/2007
Sempre que necessário, o profissional de Marketing recorre as
matrizes para compreender melhor a avaliação que o consumidor faz
dos produtos e serviços que a sua empresa oferta, com a
possibilidade de comparar com a concorrência.
Em dado momento pode-se utilizar a Matriz QFD, especialmente para
entender a maneira como o cliente lida com a aquisição e consumo do
produto.
Esta matriz é composta pelos itens:
O que: neste ponto são avaliadas as características dos produtos ou
serviços, como design, facilidade de uso, cor etc.; são delimitados
os pontos em que as necessidades do cliente são satisfeitas;
Como: é a maneira do cliente informar à empresa, na sua linguagem
própria, a forma que melhor compreende o consumo do produto ou
serviços, podem ser avaliados pontos como gosto, sabor, aroma etc.;
Quanto: aqui há a quantificação do quesitos avaliados, determinando
uma preferência entre os consumidores em aspectos de quantidades de
açúcar, sal, temperos etc.;
Referencial: neste ponto existe uma comparação direta com a
concorrência, em que pontos um produto pode ser melhorado, é um
Benchmarking realizado para compreender melhor a forma como o
produto é visto e comparado com o concorrente.
O uso dessa matriz traz para mais perto da organização o foco do
cliente, sua maneira de avaliar os produtos e serviços ofertados,
compará-los com a concorrência e apontar quais são os atributos que
mais se destacam.
Com a aplicação desta matriz, são obtidos resultados que irão
determinas as melhorias necessárias, apontar pontos mais fracos com
relação à concorrência e auxiliar em mudanças na forma com que o
produto é entregue ao cliente para o consumo.
Muitas organizações podem mudar completamente seus produtos ou
enfatizar suas características na Comunicação com o consumidor.
Aproveitando-se, de uma Pesquisa realizada diretamente com o
cliente, a organização poderá atender melhor as necessidades do
consumidor e demonstrar que seu foco real é o cliente.
Para que uma empresa possa compreender melhor o funcionamento do
mercado, os hábitos e atitudes do consumidor, devem ser feitas
pesquisas constantemente, facilitando a entrega do produto desejado
da forma ideal e com as características desejadas pelo cliente.
As informações estão sempre disponíveis no mercado, são aplicadas em
matrizes e permitem uma melhor compreensão da maneira como o
consumidor enxerga o produto, o qualifica e compara com os
concorrentes, permitindo, desta forma, que os produtos melhorem e
atendam perfeitamente os desejos e necessidades do consumidor.