Marketing Pessoal para Profissionais Liberais
Por Ari Lima
10/05/2008
Terminou a era em que apenas um diploma de nível superior seria
suficiente para garantir uma vida profissional segura, com amplas
oportunidades de trabalho e emprego. Mesmo em profissões
tradicionais como medicina, engenharia e direito, o excesso de
profissionais em função da grande oferta de cursos superiores,
aliada à escassez de demanda por esses profissionais está gerando um
desequilíbrio no mercado.
Muitos profissionais estão vendo como única solução a continuidade
de seus estudos, fazendo MBA, pós-graduação ou mestrado, como forma
de se diferenciar no mercado e conquistar um espaço profissional.
No entanto, apenas a competência profissional e a curricular estão
sendo insuficientes para garantir estas oportunidades. É preciso
algo mais… É necessário aprender a vender sua competência
profissional através de um plano de marketing pessoal.
Mas o que vem a ser marketing pessoal para profissionais liberais?
De que forma e em que momento de sua carreira o profissional
precisará desenvolver seu plano de marketing?
São questões importantes, e que precisam ser respondidas o quanto
antes por todos que concluíram seu curso superior e estão
desempregados, sub-empregados, ou mesmo trabalhando em outra área
diferente daquela para o qual despendeu tanto esforço para se
formar.
Podemos dividir o marketing pessoal em quatro pontos principais de
atuação:
· elaboração de um plano tático-estratégico de sua carreira,
definindo onde quer chegar e quando (plano estratégico) e o que
fazer para chegar lá (plano tático) ;
· construção de uma rede de relacionamentos pessoal e profissional
que possam alavancar sua carreira;
· desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e de
comunicação;
· aprender técnicas de vendas de sua imagem pessoal e profissional.
O primeiro passo é ter um plano tático estratégico, com metas
realistas, mas ousadas, baseadas num estudo profundo de seu mercado
de trabalho. Descubra os “segredos” de sua profissão, pesquise,
estude e investigue para conhecer profundamente seu contexto
profissional. A partir daí poderá ter boas idéias que o ajudarão a
desenvolver suas táticas.
Sua rede de relacionamentos deverá ser construída desde o início do
curso superior, não negligencie seus amigos, mantenha contato com
professores além dos assuntos relacionados à disciplina deles.
Procure fazer contatos com os profissionais de sua área e de áreas
afins. Participe de congressos, palestras, seminários e aproveite
todas as oportunidades para ampliar sua rede de relacionamentos.
Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal é
fundamental. Aprenda a fazer amigos e faça cursos de relações
humanas. Ninguém consegue o sucesso sozinho, pois muitas
oportunidades vêm através de bons relacionamentos. Um amigo da
faculdade pode no futuro está empregado em uma grande empresa e ser
seu trampolim para uma oportunidade de trabalho.
Finalmente, aprenda a vender sua pessoa e o produto ou serviço que
estiver oferecendo ao mercado. O segredo de vender facilmente é
descobrir as necessidades das pessoas ou empresas, e colocar-se na
posição de satisfazer estas necessidades. Aprenda a vender
benefícios e você terá grande facilidade em realizar vendas.
Normalmente os profissionais acreditam que apenas a competência
profissional será garantia de sucesso. Consideram que basta ter um
ótimo currículo e ser competente para que as oportunidades apareçam.
Infelizmente esta não é a realidade do mercado. Aprenda a fazer seu
marketing, a vender sua competência, e a expor de maneira favorável
ao mercado suas habilidades profissionais, pois assim o sucesso
ocorrerá com maior facilidade.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.