Marketing, Pesquisas e Comunicação
Por Rafael Mauricio Menshhein
17/10/2007
Conhecer o mercado é necessário, e o mínimo que se espera, de
qualquer empresa, o que acaba trazendo à organização um conhecimento
mais profundo, sobre os consumidores e concorrentes, bem como
perceber quais caminhos trilhar.
Também existem fatores que influenciam diretamente no desempenho da
organização no mercado, desde a sua comunicação interna até o
contato e relacionamento com os clientes.
Diante da concorrência é possível perceber que a comunicação ganha
mais destaque quando exerce seu papel, especialmente dentro da
organização, onde o relacionamento dos colaboradores define o êxito
de um projeto, permite encontrar soluções mais rapidamente e faz com
que todos estejam focados nos produtos e serviços que a empresa
oferta no mercado.
Mas uma comunicação eficiente não traz frutos sozinha, existe a
necessidade das pessoas compreenderem suas mensagens, e este é um
dos motivos que tornam a comunicação tão importante, e está muito
além do simples contexto das palavras.
E após construir a mensagem é necessário testá-la, pois o que está
muito claro para você pode não ser tão evidente para o consumidor ou
colaborador.
E então surge a dúvida de qual será o meio que melhor atenderá às
exigências desta mensagem, será que a pessoa compreenderá um
telefonema corretamente, pois sempre há distrações que podem causar
ruídos na comunicação, um e-mail será lido na hora, uma carta
enviada chegará no momento correto, ou até mesmo se existe a
possibilidade de falar pessoalmente com quem deve receber a
mensagem, até hoje a forma mais eficaz de transmitir algo, e que
mesmo assim pode ter ruídos de comunicação.
Como cada pessoa compreende uma mensagem de forma única, e muito
particular, é provável que exista a necessidade de se abrir caminhos
para que sejam encontradas mais informações, pelo telefone deve
haver a abertura para retornar a ligação, por e-mail uma resposta é
bem vinda, em uma carta podem ser utilizadas diversas formas para
que a pessoa possa sanar suas dúvidas, desde o envio de uma carta,
passando por telefonemas, e-mails e outras que estiverem
disponíveis.
O mais interessante é que todas as pessoas imaginam que as demais
sempre as entendem perfeitamente, que não há ruídos e que cada
palavra transmitiu o mesmo significado, e quando se toma a
consciência de que a comunicação é uma via com duas mãos há como
melhorar sempre.
A comunicação é usada diariamente, está presente em tudo o que o
homem faz, mensagens são transmitidas, são faladas, escritas e estão
presentes mesmo quando não há uma palavra sequer.
A melhor forma de comunicação ainda é a falada diretamente com outra
pessoa, e mesmo assim pode haver algo que impeça a compreensão da
mensagem, mesmo assim sempre há uma oportunidade para aprimorá-la,
torná-la mais clara e eficiente.