Marketing para o Relacionamento Interno
Por Rafael Mauricio Menshhein
15/01/2007
Fazer Marketing para o consumidor é um dos objetivos dos
profissionais de Marketing, mas também deve-se saber que a mesma
dedicação deve ser feita para que os colaboradores da organização
saibam que são respeitados e valorizados.
Saber que o Marketing pode ser usado para melhorar o ambiente
interno da organização é vital para os profissionais de Marketing,
trazer todos os departamentos e pessoas para uma união em torno do
foco principal da organização, o cliente.
O mercado está cada vez mais competitivo, as melhores empresas
tendem a ganhar cada vez mais fatias de mercado ao colocarem em
prática modelos de gestão que acabam tornando o ambiente interno das
organizações muito mais amigável.
Logicamente deve-se ter consciência de que o ambiente deve ser
favorável ao melhor relacionamento das pessoas envolvidas em todos
os processos, esquecendo da existência das paredes invisíveis dos
departamentos que muitas organizações acabam colocando entre seus
funcionários.
Quando um profissional de Marketing têm um ambiente onde o
relacionamento interno é muito melhor do que os concorrentes,
pode-se tirar uma vantagem muito grande com relação à produção de
idéias, de produtos e serviços entregues ao consumidor.
O atendimento também acaba melhorando, as pessoas trabalham com mais
ânimo e trazem para a sua própria vida muito mais do que um simples
retorno financeiro.
Algumas organizações ainda não estão preparadas para tornar o
ambiente de trabalho um local agradável e de união, a troca
constante das pessoas é um hábito que acaba tratando pessoas como
recursos e atrapalha o ambiente.
Muitas organizações afirmam que o ambiente entregue aos funcionários
é o melhor possível, mas acabam esquecendo do principal, as pessoas
que ali estarão constantemente, a cada dia criando, estudando,
pesquisando etc., para que a organização tenha resultados muito
melhores a cada mês.
O relacionamento interno deve ser parte da cultura da organização,
manter a posição de chefe e funcionário não é ser autoritário ao
extremo, mas ter equilíbrio para fazê-lo compreender que há um
planejamento elaborado e que existem tarefas a serem cumpridas, pois
os concorrentes estão trabalhando unidos e querem dominar o mercado.
A concorrência global, muito mais visível hoje, mas existente desde
os tempos das viagens em caravelas, pode demonstrar o quanto há para
mudar dentro do ambiente organizacional, os pontos que mais podem
atrapalhar são:
Excesso de autoritarismo da chefia;
Falta de conhecimento na área em que se atua;
Problemas que não são resolvidos;
Pessoas contratadas por ligação com alta gerência da empresa;
Falta de planejamento;
Funcionários desmotivados;
Mudanças constantes (em menos de um ano mudar planejamento,
estratégias etc.).
Em uma era chamada a do conhecimento poucas empresas estão
preparadas para lidar com pessoas mais preparadas, e para a era da
sabedoria não há uma empresa no mundo preparada e nem mesmo as
pessoas estão.
Por isso é fundamental que o profissional de Marketing tenha
conhecimento da organização, crie um ambiente favorável ao
crescimento pessoal e traga a cultura de aprendizado mútuo entre a
organização e os colaboradores, porque uma não sobrevive sem a outra
no mercado e os concorrentes estão sempre buscando um diferencial
para estar um passo à frente da sua empresa.