O Marketing nas pequenas e médias empresas Parte II
Por Sandra Turchi
19/06/2010
No Artigo Anterior comecei a falar da aplicação do marketing nas
pequenas e médias empresas. Nesse artigo darei continuidade a esse
assunto, tendo em vista que seria impossível esgotá-lo num só texto.
Muitos podem se perguntar por que essa abordagem específica de
“Marketing para as PME’s“, portanto é preciso esclarecer que essa
adequação se deve a alguns fatores, tais como: a falta de estrutura
de marketing nas pequenas e médias empresas, a dificuldade de
entendimento do que é marketing exatamente, a não destinação de
parte do orçamento para ações de marketing e, por último, mas não
menos importante, a falta de um planejamento de marketing. E é sobre
isso que tratarei nesse e nos próximos artigos.
Nesse perfil de empresa, em geral, é o próprio dono do negócio que
se dedica a elaborar certas ações de marketing, ou que se imagina
serem ações de marketing, em meio a todas outras atribuições que lhe
cabem. Porém, a falta de conhecimento específico faz com que
diversas ações não tragam o resultado esperado. Muitas vezes, esse
efeito é mascarado pelo momento da economia, que pode favorecer os
negócios. Porém, num momento de crise mais aguda, como estamos
vivendo hoje, percebe-se a clara necessidade de buscar soluções mais
adequadas, visando melhor retorno dos investimentos realizados.
Nesse momento, normalmente, o gestor se depara com a necessidade de
trazer profissionais especializados para auxiliá-lo nas decisões a
serem tomadas. E isso não se refere somente a marketing, mas a
outras áreas, como RH, por exemplo, pois, por se tratarem de áreas
aparentemente menos técnicas, muitas pessoas crêem que podem lidar
com elas sem preparo ou sem um conhecimento mais profundo.
Posso ilustrar um exemplo ligado a marketing digital, quando o
proprietário diz que seu site foi refeito no ano passado e ainda
está com um design elegante, interessante, etc. Porém, quando se
consultam as ferramentas de busca, como Google e Yahoo, a empresa
nem sequer aparece nas dez primeiras páginas! O que isso quer dizer?
Se a empresa não é encontrada, ela não existe!! Se hoje as pessoas
realizam pesquisas na internet para selecionar prestadores de
serviços ou para comprar produtos, onde sua empresa tem que estar?
Ou melhor, onde sua empresa tem que ser encontrada?
E nesse caso, provavelmente o dono não terá conhecimento suficiente
de como fazer para que isso aconteça. Mas esse é obviamente apenas
um dos exemplos que tenho presenciado, e que merece atenção.
Por isso costumo dizer para as empresas que acreditam que podem
ficar distantes das novidades digitais que eu não faria essa opção,
pois seu concorrente pode ver isso de outra forma, e, sem você
perceber, sua empresa já perdeu clientes para esta outra, que se
adequou melhor ao novo jogo do mercado!
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston.É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi