Marketing Ético
Por Rafael Mauricio Menshhein
04/01/2007
Com a concorrência acirrada existente no mercado global de hoje, é
imprescindível que as empresas e seus profissionais de Marketing
sejam éticos em todos os aspectos.
Ética não é apenas respeitar as condutas humanas nos ambientes aos
quais se está presente, deve ser um dos pontos fortes da
organização, o seu diferencial de mercado.
Algumas empresas optam por conquistar o mercado sem medir seus atos,
brincando com o consumidor ou cliente, achando que está fazendo algo
bom, quando não está.
O consumidor está cada vez mais exigente, preocupa-se cada vez mais
com a reputação da empresa, um produto que apresenta problemas, e
não é trocado ou consertado, é fruto de perda de clientes.
Sem a intenção de perder consumidores todas as organizações terão
que mudar a forma de atuar no mercado, algumas estão muito próximas
do que o cliente deseja, faz ações que visam o bem-estar da
organização, seus colaboradores e do consumidor.
A evolução dos meios de Comunicação é um dos pontos que pode ajudar
as organizações a divulgar seus produtos e serviços, a Internet dá
Informações suficientes para que o consumidor saiba realmente o que
está comprando e então a ética deve fazer-se presente.
O maior problema para algumas empresas pode estar na imagem já
desgastada no mercado, dificilmente uma empresa que prejudique
alguém será bem vista novamente.
Os profissionais de Marketing devem ser éticos em 100% do seu tempo,
devem ser os primeiros a comprar os produtos que criam, não podem
enganar o consumidor em nenhum caso, especialmente em um mercado
competitivo e que têm como característica um tráfego de Informações
ao redor do mundo muito mais rápido.
As ações tomadas para que a sociedade perceba a ética presente
dentro de uma organização são pontos vitais para o sucesso no
mercado, é muito mais difícil recuperar uma imagem manchada por um
deslize, proposital ou não.
A concorrência irá obrigar cada empresa a buscar cada vez mais a
ética como um dos pilares a ser utilizado para a sobrevivência neste
mercado, a globalização atual fez com que empresas sem ética ou com
profissionais despreparados fossem eliminados.
O mais importante não é usar a ética por um tempo, a ética deve
estar no sangue de todos os profissionais da organização, é parte do
ser humano e não uma ferramenta para ser usada e descartada, cabe às
pessoas compreender que o que é feito sem ética é reflexo de quem
produz.