Marketing em planejamento estratégico
Por Rafael Mauricio Menshhein
22/07/2007
Elaborar o planejamento deve ser algo natural e sempre presente nas
organizações, mas o que acontece em muitos casos é o desconhecimento
das vantagens de se desenhar como tudo irá funcionar, como tudo
estará integrado e que ferramentas serão utilizadas para mensurar os
resultados e o funcionamento dos processos.
Para que um planejamento acabe obtendo o efeito correto é
necessário:
· Realizar pesquisas constantemente: desta forma a organização
sempre manterá seus bancos de dados atualizados, acompanhando o
crescimento de mercado;
· Buscar informações de mercado que apontem as tendências: quais
serão os produtos que o consumidor irá desejar durante o ano;
· Conhecer os desejos do consumidor: sem as informações corretas não
há como entregar ao consumidor o objeto dos seus desejos;
· Realizar treinamentos com todos os colaboradores: todos devem
conhecer o planejamento, para que cada processo seja executado da
melhor forma e traga os resultados projetados;
· Acompanhar o funcionamento das ações descritas no planejamento:
nenhum planejamento é elaborado de maneira perfeita da primeira vez,
o que leva a determinar que seu acompanhamento traga a possibilidade
de melhorar alguns pontos ou mesmo corrigir eventuais falhas;
· Aprofundar o conhecimento das estratégias dos concorrentes:
conhecer as demais empresas do mercado auxilia a tomar decisões e
traz para dentro da organização informações altamente relevantes,
principalmente para que a sua empresas não seja apanhada de
surpresa.
Todos os dias novas informações chegam à organização, um
planejamento não deve ser feito para colocar em prática e gerar
resultados no minuto seguinte, o resultado virá ao haver um
compromisso de todos com o planejamento, com o conhecimento de que
exercendo aquelas práticas as chances de sucesso aumentarão e que as
maiores empresas do mundo começaram pequenas e planejaram
corretamente suas ações.