Marketing e os estudos do comportamento do consumidor
Por Rafael Mauricio Menshhein
01/05/2007
Acompanhar o desenvolvimento de mercado, prospectar novos clientes,
elaborar novos produtos e serviços são apenas algumas das atividades
diárias dos profissionais de Marketing, que também devem estar
acompanhando as mudanças de comportamento dos consumidores ao longo
do tempo.
As pesquisas sempre trazem novos dados sobre a evolução do
comportamento do consumidor, hoje, percebe-se que um novo mundo está
crescendo e sua tendência é ganhar tanto Valor quanto o mundo real.
Com a Internet e os mundos virtuais criados pelas redes de
relacionamento, percebe-se que as pessoas tendem a criar novos
desejos e necessidades, da mesma maneira com a qual devem lidar as
empresas para satisfazer este “novo” consumidor, muito mais
exigente.
As reações causadas pela entrada em um mundo virtual podem definir o
sucesso de uma campanha, posicionar corretamente a Marca, os
produtos e serviços e a empresa são apenas alguns dos pontos a serem
ajustados.
A velocidade com que as mudanças são feitas pelos consumidores dão
novos posicionamentos às Marcas e empresas, o ciclo de vida dos
produtos é muito menor e acompanha a velocidade com a qual as
pessoas passam mais horas pesquisando na Internet.
Logicamente há muito para ser feito em qualquer mundo, real ou
virtual, mas existem ações que permitem uma interação muito maior
dos consumidores mais envolvidos com a Internet, anteriormente
representados pelos mais jovens e hoje alcançando todas as faixas
etárias.
Estudar o comportamento do consumidor é um dos principais pontos
para que uma empresa obtenha sucesso, sem consumidores a empresa não
têm vida, não há para quem ofertar os produtos e serviços,
independente do “mundo” em que se atue.
Diante dos Segmentos de mercado, nichos e do Marketing 1 para 1,
pode ser notada a similaridade com que a exigência e conhecimento do
consumidor cresceu, os produtos e serviços ofertados devem estar
adequadamente posicionados, a qualidade é o mínimo que se espera de
um produto ou serviço e hoje não é mais o diferencial.
Há um mercado novo crescendo diante das empresas e que traz novos
comportamentos dos consumidores, alguns pontos podem ser
relacionados, como:
Velocidade: o tempo com o qual o consumidor tem acesso às
informações de um produto ou serviço é vital, na Internet isso é
percebido diariamente, pois a quantidade de informações também sofre
filtros pelos próprios clientes e somente os pontos mais relevantes
atraem sua atenção;
Comparação: confrontar as informações de diferentes produtos é uma
atitude básica dos consumidores hoje, e com a Internet isto fica
muito mais fácil, pois todo o tipo de comparação pode ser feita sem
muito tempo perdido;
Compartilhamento de experiências: os consumidores trocam informações
e com isso dão o seu ponto de vista sobre um produto ou serviço, os
clientes compram mais por indicação de amigos do que por sua única e
exclusiva decisão.
Com o passar dos tempos o consumidor obteve ganhos não percebidos
pelas organizações, o que acabou deixando o relacionamento da
empresa com o cliente em segundo plano, com isto os concorrentes que
perceberam a mudança que estava ocorrendo acabaram ganhando novos
consumidores e aumentaram suas fatias de mercado.
Existem muitos pontos que devem ser estudados, adequando-se ao
momento de mercado, gerando produtos e serviços que satisfaçam o
consumidor e que permitam o relacionamento mais aprofundado entre a
empresa e o cliente.