Marketing e as redes de Relacionamento
Por Rafael Mauricio Menshhein
24/04/2007
A cada dia surgem inúmeros relacionamentos, entre empresas e
consumidores, entre empresas e outras empresas e de consumidores com
consumidores, gerando redes que trocam informações, promovem a
fidelização e têm desejos e necessidades.
O aumento do uso da Internet é uma grande prova de que as redes de
relacionamentos são grandes fontes para Pesquisa, testes de
conceitos e de aprovação de produtos ou serviços.
Logicamente as redes evoluíram com o passar dos anos, iniciaram-se
em salas de bate-papo, passaram por páginas (sites) específicos e
hoje criam um mundo virtual repleto de possibilidades.
O que muitos não percebem é a grande oportunidade, o consumidor pode
envolver-se mais profundamente com as Marcas, empresas, customizar o
seu mundo ao seu modo, desta forma cada um têm a possibilidade de
criar, informar e trocar informações.
Atualmente as redes têm influenciado grandes organizações, que
partiram para o mundo virtual, estabelecendo um relacionamento mais
profundo com seus consumidores, permitindo com que o consumidor seja
também o dono da Marca.
Da mesma maneira existem empresas que não perceberam essa nova
concepção, onde a empresa detém os direitos sobre a Marca, mas seus
consumidores também são donos, haja vista que o surgimento do
Marketing viral e Buzz Marketing causaram um efeito antes não
imaginado pelas organizações.
Os principais motivos que levam ao sucesso das redes de
relacionamento podem ser definidos como:
Necessidade de interação: mesmo em um mundo virtual as pessoas
desejam manter contato com pessoas, é algo inato ao ser humano e,
mesmo virtualmente, é um novo modelo a ser estudado e utilizado;
Trocas de informações: as pessoas acabam criando grupos específicos,
defendem seus pontos de vista e aprovam ou não determinado produto
ou serviço, com a rapidez com a qual as informações circulam o
mundo, percebe-se que a divulgação da Marca passa a ser feita pelos
consumidores, sem qualquer interferência ou ação das organizações,
pois o consumidor adquiriu o produto de Marca X e agora ele pode
informar aos demais a sua impressão do produto, o que leva ao
sucesso ou fracasso do produto, um exemplo é o que aconteceu com uma
montadora estado-unidense ao deixar em aberto a possibilidade de
criação e envio inúmeras propostas de Propagandas, o que ela recebeu
na verdade foi um enxurrada de vídeos onde eram apontados os
principais defeitos do veículo, algo inesperado e que comprova o
despreparo da organização ao lidar com uma resposta negativa;
Geração de novas idéias: todas as pessoas trocam idéias, descobrem
novos usos e aplicações para produtos e serviços já existentes, da
mesma maneira, as redes de relacionamentos estão atentas aos
movimentos dos consumidores, o que para muitos é um simples
passa-tempo na verdade é uma grande fonte de Pesquisa;
Acompanhamento do mercado: a rapidez com que os produtos evoluem é
visível, não há uma extensão do ciclo de vida dos produtos, da mesma
forma, as redes têm uma Vantagem competitiva antes não percebida, os
dados coletados são mais fiéis, as pessoas não escondem o que pensam
e as ações das organizações podem ser mais eficazes, as gerações que
mais utilizam estas redes, anteriormente os mais jovens e hoje não
há distinção de idade, podem ter seus desejos e necessidades
atendidas com um acerto muito maior das empresas, comprovando que
ouvir o cliente é a melhor Pesquisa que pode ser feita.
Há inúmeros pontos que podem ser levantados pelas organizações, as
redes de relacionamentos estão disponíveis para todos, as fronteiras
de informações acabam e um fato ocorrido do outro lado do mundo
chega em questão de segundos à sua tela.
A Internet muda a maneira como as empresas devem lidar com as
Marcas, seus consumidores e as redes criadas, seja para fins
comerciais ou simplesmente diversão.
Toda e qualquer Informação é válida, talvez não seja neste momento
ou para a sua empresa hoje, mas em um dado momento é muito melhor
ter um banco de dados de rápido acesso para trazer o que está
guardado e que será aplicado mais cedo ou mais tarde.
A melhor Informação não é aquela contida em um banco de dados, mas
aquela compartilhada com toda a organização