Marketing e as famílias de produtos
Por Rafael Mauricio Menshhein
04/06/2007
Criar uma família de produtos pode ser uma grande solução para uma
organização, mas um dos pontos que mais influencia nesta decisão é o
estudo realizado e que permite colocar em prática a elaboração da
família de produtos.
Em certos casos a falta de pesquisa com consumidores pode gerar
problemas, pois apenas atrelar sua marca com “mais um” produto pode
não ser o correto a ser feito.
Mesmo diante das vantagens obtidas ao lançar uma linha de produtos
no formato família, percebe-se que algumas organizações acabam
tomando esta iniciativa porque o concorrente também fez, mas ao
mesmo tempo esquece de olhar para a sua própria organização e
enxergar o que foi feito.
Copiar as soluções dos concorrentes pode ser um risco tão alto e
desconhecido que algumas pessoas apenas tendem a correr atrás da
concorrência, sem estudar, planejar, capacitar sua linha de produção
ou mesmo entender o que está fazendo.
Todas as organizações que optam por criar uma família de produtos
pode ter uma boa intenção, é possível entender que a concorrência
está cada vez mais acirrada e o mercado exigente, mas descuidar de
pontos importantes pode significar o pior.
Dentre os pontos mais relevantes, podem ser estudados:
Público-alvo: pesquisar junto as pessoas é um dos primeiros passos,
não há como lançar um produto e imaginar que ele será adquirido e
terá um longo ciclo de vida somente porque possui uma determinada
marca, as pessoas entrevistadas podem direcionar quais são os
elementos mais importantes e o que mais lhes atrai;
Lógica: para que uma família de produtos tenha mais chances de
sucesso é necessário manter algumas características lógicas, os
produtos são diferentes, mas a associação do consumidor com os
demais é imediata, caso esse simples raciocínio não seja imediato,
algo deve ser alterado;
Pesquisa: as perguntas corretas devem ser feitas, o público-alvo
deve ser muito bem definido e o resultado deve trazer respostas e
não dúvidas para a organização;
Ciclo de vida dos produtos: criar uma família sem conhecer o estágio
do ciclo de vida do produto pode afastar a organização do sucesso
esperado, um dos pontos mais “comuns” de lançamento de famílias de
produtos é muito próximo ao estágio de maturidade, levando em conta
que a marca é conhecida e há uma boa base de consumidores.
A grande concorrência é perceptível em qualquer setor do mercado,
todas as organizações devem estudar continuamente, aprender sempre e
melhorar de forma moderada.
Também existem muitos outros fatores que influenciam nas escolhas
das organizações, e é ao menos razoável que haja uma estrutura bem
definida no seu planejamento, acompanhando constantemente os
acontecimentos e deixando em aberto a opção de melhoria em algum
processo.
Criar uma família de produtos só é possível quando o planejamento é
sólido e os estudos de mercado são constantes, as famílias só podem
aumentar quando há capacidade em atender o consumidor adequadamente
e todos sabem que cada produto é um filho para a organização.