Marketing e a Evolução do Mercado
Por Rafael Mauricio Menshhein
29/05/2007
As estruturas organizacionais podem limitar o desempenho das
empresas, dividindo o conhecimento, quando deve unir as suas
diferentes fontes e projetar melhores patamares no futuro.
Lidar com as culturas já inseridas em organizações pode gerar um
desconforto ao qual todos acabam assumindo posturas, no seu
comportamento, diferentes e que podem gerar conflitos dentro das
empresas.
O estado paralisado das organizações é fruto do cultivo existente ao
longo dos anos, muitas vezes as próprias empresas plantam durante
anos algo que apenas dará o mesmo resultado, sem uma perspectiva de
melhoria ou crescimento.
Todas as organizações surgem para obter sucesso, especialmente na
mente de seus criadores, e que acaba tomando a personalidade do
criador e transforma-se em uma continuidade do mesmo.
Sucesso é poder contar com todos os colaboradores nos momentos de
mudanças ou transições de mercado, onde cada um sabe o seu valor e o
que representa a sua tarefa no conjunto.
Diante da concorrência que existe atualmente, fica claro que algumas
organizações ainda não estão preparadas para lidar com a velocidade
das mudanças, mas algumas delas são vitais e podem definir a
continuidade ou não da empresa no mercado, como:
Tecnologia: a evolução é vista todos os dias, a informática
facilitou inúmeros processos e trocas de informações, também trouxe
a rapidez com que são tabuladas as pesquisas realizadas, a
possibilidade de criar bancos de dados que são divididos com todos
os colaboradores, entre muitas outras possibilidades, também
percebe-se que os processos ganharam mais controle de qualidade, os
defeitos podem ser detectados ainda durante a produção e resolvidos
ali mesmo, da mesma forma é necessário ter pessoas preparadas para
lidar com o avanço, por isso é muito importante investir em
treinamentos e estudos constantemente;
Mitos: as organizações não são eternas, elas existem enquanto
puderem atender ao mercado e os consumidores encontrarem
diferenciais que os façam deslocar-se até o ponto de venda, como
exemplo um posto de gasolina em uma situação onde o carro está
ficando sem combustível e o posto preferido do motorista é do outro
lado da cidade, durante o trajeto ele poderá parar em qualquer
posto, e até passa ao lado de muitos, mas pelos diferenciais
encontrados no posto mais distante ele percorre a distância e chega
quase sem combustível;
Aprendizado contínuo: as organizações devem atualizar seus estudos e
aprendizados constantemente, acompanhar o desenvolvimento do mercado
é apenas um dever da organização, mas também deve haver o
compromisso com o auto-aprendizado, onde a empresa está realmente
comprometida com ela própria e busca melhorar todos os seus
processos diariamente.
Diariamente surgem empresas com a intenção de tornarem-se grandes, e
em muitas vezes a falta de preparo dos gestores é um ponto que não
dá uma base mínima para o sucesso das mesmas, o que traz
dificuldades que podem ser minimizadas ou praticamente eliminadas ao
ter um planejamento, uma missão, visão e valores definidos, o que
não impede que a organização acompanhe o mercado sem parar no tempo.