Marketing e a arte de planejar
Por Rafael Mauricio Menshhein
13/10/2007
Ao elaborar um plano de negócios você descobre detalhes fundamentais
para melhorar o projeto, também é possível entender melhor o mercado
que pretende atender, buscar referências sobre a concorrência,
iniciar um relacionamento com o consumidor e analisar até qual será
a melhor forma de estabelecer uma cadeia de valor.
Estudar um mercado antes de colocar em prática é apenas uma das
variáveis que se deve visualizar, e que pode trazer dados que
informem a necessidade, daquele mercado, em possuir seu
empreendimento.
Além de pesquisar a viabilidade, também é possível fazer projeções,
com base em uma pesquisa junto aos consumidores locais, para ter a
certeza da demanda dos produtos ou serviços ofertados.
Também existe a questão da cadeia de valor, que fornecedores poderão
fazer parte da estrutura elaborada para a sua empresa, que tipo de
logística será utilizada, principalmente para manter um nível de
qualidade que seja percebido pelo cliente no ponto de vendas.
Ainda assim é preciso estudar a concorrência, conhecer os pontos
fortes de quem está no mesmo mercado e já possui uma marca
estabelecida, que já tem um público-alvo fiel e que tem uma cadeia
de valor constituída.
E então inicia-se um processo de estudo econômico naquele mercado,
quais serão as vantagens de se instalar ali uma empresa, como será,
no futuro, a forma pela qual os produtos serão enviados para outras
regiões (cidades, estados ou países), dentro de uma estrutura bem
elaborada e que contenha um estudo do mercado global.
Mas somente uma variável não possibilitará o êxito da organização,
na verdade o conjunto de variáveis é que permite permanecer em um
mercado e até expandir sua área de cobertura.
A região geográfica pode ser muito influente na hora da decisão,
pois toda a estrutura para a distribuição deve estar pronta, o
acesso às matérias-primas deve ser mais fácil, os fornecedores devem
estar mais próximos, a fabricação e prestação dos serviços deve
estar associada a facilidade de estar presente diante do consumidor
mais rapidamente que seu concorrente, a distribuição final, no ponto
de venda, que deve ser muito melhor do que seu concorrente, pode
determinar a conquista de uma fatia de mercado maior.
Outros pontos que podem influenciar, diante de todas as variáveis, é
a questão de leis e impostos, algo que não há como burlar, mas
pode-se estudar que local será mais vantajoso para a organização e a
comunidade que a cerca.
Após muitas análises e estudos é possível ter em mãos um projeto
muito bem elaborado, e que em alguns países é o primeiro passo para
viabilizar uma idéia, e permite o êxito das novas organizações.
O fator cultural também influencia diretamente na hora de elaborar
um plano de negócios, de estudar um mercado, e talvez seja o que
acabe transformando muitos sonhos de uma forma não desejada.
O que também pode ser citado é que dentro de cada ponto estudado há
muito para se aprender, então planejar e acompanhar o
desenvolvimento, porque uma empresa se constrói ao longo do tempo,
diariamente e com mais estudos.
Planejar parte do ponto em que você sabe quem é, em que caminho
está, que direção quer seguir, onde quer chegar e como fará para
chegar lá.