Marketing e Recursos
Por Rafael Mauricio Menshhein
10/11/2007
Lidar com recursos é uma constante para todas as organizações,
independente de seu tamanho, do setor em que atuam e assim por
diante, mas a forma como cada organização utiliza seus recursos irá
influenciar diretamente no relacionamento com seus clientes.
Durante a elaboração de novos produtos, ou na continuidade de um, é
possível perceber que a primeira necessidade é apontada por meio de
pesquisas, saber onde há um fornecedor que:
· Esteja alinhado com o padrão de qualidade de sua empresa;
· Que tenha uma estrutura de distribuição que possa atender às
inúmeras lojas;
· Evite atrasar uma entrega em um momento decisivo no mercado.
Mas não existe um compromisso só da parte destes fornecedores, há
uma teia que envolve inúmeros aspectos, e, desta forma, é possível
traçar um planejamento para o uso adequado dos recursos disponíveis.
E então você começa a imaginar todas as variáveis que podem ser
incluídas, possíveis soluções para um momento de dificuldade e que
envolvem:
· Estoques: tanto de produtos acabados, semi-acabados e
matéria-prima;
· Financeiros: sem o recurso do capital de giro a gestão da
organização é muito mais difícil, e sempre manter uma reserva é
interessante, pois se você não tem dificuldades com estes recursos,
seu concorrente pode ter;
· Bancos de dados: a informação mantida em um banco de dados é um
recurso valioso, nem sempre há uma possibilidade de se realizar uma
pesquisa, e também existem muitas oportunidades que já estão nestes
bancos de dados;
· Estruturais: quanto melhor a estrutura, de distribuição,
armazenagem, transporte etc, maior é a chance de se evitar
contratempos e algum atraso.
Muitas são as formas de se administrar os recursos disponíveis,
trazendo muitos benefícios para cada organização que está preparada
e que mantém cuidados muito específicos para atender aos desejos de
seus clientes em qualquer momento.
Mesmo assim é fácil notar que os recursos utilizados são parte de
uma cadeia de valor que deve ser constituída de maneira planejada,
analisando todas as variáveis, de êxito ou não, o que dá uma visão
muito mais realista de qualquer cenário.
E se você estiver imaginando que faltou mencionar os recursos
humanos é necessário aprender que a empresa não é dona das pessoas,
e todo recurso é algo que você tem posse e pode fazer o que quiser.