Marketing de Bibliotecas
Por Rafael Mauricio Menshhein
20/10/2006
O Marketing está inserido, ou é necessário que esteja, em todas as
áreas de uma organização, gerando conhecimento sobre as perspectivas
que esta ciência, praticamente nova no Brasil, e melhorando todos os
aspectos com relação a todos os produtos e serviços disponíveis,
independentemente da área de atuação, dos seus usos e da forma de
correta de utilizar todas as ferramentas disponíveis para atingir os
objetivos traçados, seguir o planejamento e formar um Composto
mercadológico de Marketing muito bom.
Para a maioria das bibliotecas utilizar-se do Marketing pode parecer
algo estranho, não muito aplicável ao quotidiano e que é perder
tempo, mas tudo o que há dentro de uma biblioteca pode ser
enquadrado em estratégias, utilizar um Composto voltado exatamente
para tudo o que ela oferece, muito além dos serviços, é agregar
valor, explorar as oportunidades existentes para cada consumidor.
Saber que cada um dos P´s pode melhorar o desempenho do fluxo de
consumidores, atrair e manter a fidelização é fundamental para que o
Produto seja destacado corretamente, a sua Distribuição é
direcionada exatamente para um público-alvo, a Comunicação seja
eficaz e traga para dentro do ambiente ainda mais consumidores e seu
Preço possa estar muito bem adaptado ao conjunto ofertado.
Quando a maioria das pessoas imaginam uma biblioteca podem não estar
atentos a todos os atributos contidos ali, pois faltando Marketing
não há como passar uma imagem valorizada diante dos olhos de
possíveis consumidores, tanto que até mesmo o hábito de leitura no
Brasil não é elevado, e com isso muitas bibliotecas sofrem com a
falta de consumidores em seus ambientes, talvez por não
compreenderem como chamar a atenção para o seu mercado-alvo ou
desconhecimento das oportunidades disponíveis em todo o mercado.
Para que todas as estratégias sejam usadas corretamente, faz-se
necessário conhecer muito bem seus produtos e serviços, ter uma
forma de comunicar eficientemente, distribuir os fluxos com base em
coletas de dados por meio de pesquisas e precificar corretamente o
conjunto, com os principais dados na mão é vital que tenha como
determinar que estratégias usar, como abordar o consumidor e
fidelizá-lo corretamente, gerenciar o relacionamento com o
consumidor, não há como não utilizar-se de um modelo de CRM, mesmo
que muito simples e que tornará a atuação mais eficaz.
Planejar todas as ações para atingir o consumidor nesse caso pode
parecer difícil, mas cada um dos P´s (Produto/Serviço, Distribuição,
Comunicação e Preço) faz com que os diferenciais apareçam, tenham
destaque e tragam consumidores, mas não basta apenas ter um bom
Plano de Marketing, o compromisso entre as pessoas e a execução é
fundamental, conhecimento é necessário, dar espaço para que todos os
colaboradores aprendam a lidar com cada uma das ferramentas de
Marketing é abrir oportunidades, criar novas idéias e ter um
feedback muito mais positivo de todas as ações tomadas.
Mesmo neste mercado existem oportunidades, muitas delas estão
próximas e não são percebidas porquê a concorrência ainda não forçou
a oferta de um planejamento muito bem estruturado, a oferta não é
tão eficaz e os produtos oferecidos têm sua Marca (o conhecimento
contido nos livros) aplicado ao papel e capa e não aos benefícios
que trazem a mente e ao corpo.
Falar em qualidade no atendimento não é necessário, pois qualquer
Produto ou Serviço vendido hoje deve ter qualidade, senão morrerá
antes mesmo de criar vida no mercado.
Segundo a Wikipedia, “O Marketing de bibliotecas é a melhor forma de
promover os serviçoes e produtos que uma biblioteca pode oferecer. É
também uma ferramenta que valoriza seus produtos e serviços a medida
que supram os desejos e necessidades de seu usuário com a maior
qualidade possível.”