Marketing - O Cliente é a Essência de Tudo - Atenda-o
Por Leonardo Aureliano da Silva
15/05/2009
Entender as preferências do consumidor é fundamental para se manter
no mercado. Ir além, se tornou obrigação para a empresa que pretende
superar as próprias expectativas e permanecer no mercado de forma
competitiva.
O paradigma do cliente passivo se tornou coisa do passado.
Auto-suficiente e conhecedor dos seus direitos solicitará ajuda
apenas quando achar conveniente.
Lidar com essa mudança comportamental do consumidor se tornou para
muitas empresas e profissionais de vendas um verdadeiro pesadelo. O
poder saiu das “mãos” das empresas e vendedores e esta nas mãos do
consumidor.
Diante deste novo cenário, deve-se prestar a devida atenção nos
aspectos que envolvam as novas formas de abordagens comerciais.
Pautar-se na relação ganha-ganha, ver o cliente como parceiro do
negócio, e como um consultor potencial será um grande avanço.
“Os clientes percebem as reais necessidades que as lojas não
atendem” (AURELIANO, 2009).
Desta forma, alavancar as vendas tendo como argumento padrão, a
qualidade o e preço baixo, revela uma forma desintencional de
“comoditizar” o produto.
“O empreendimento deve ser visto do ponto de vista do consumidor”
(DRUCKER,1994), reflete a importância de um olhar externo.
Um olhar que indique o melhor caminho a seguir, e, sobretudo pistas
daquilo que o cliente realmente quer.
O arranjo da loja, a exposição e disposição dos produtos, somado a
competência da equipe de vendas, indicarão que bons negócios poderão
ser realizados. Ouça o cliente de forma imparcial, valorize as suas
sugestões e reclamações.
“As empresas existem pelas pessoas e para as pessoas” (AURELIANO,
2008).
Num momento competitivo acirradíssimo, Ouvir o Cliente, essência de
todo negócio e identificar as suas reais necessidades, é uma das
melhores ações de marketing que se pode começar a fazer. Não custa
nada, gera bons resultados e, sobretudo, satisfação para ambas as
partes!
Forte abraço,
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas.
Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em
Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. -
Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE -
Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail:
mkt_academico@yahoo.com.br