Marketing Integrado
Por Rafael Mauricio Menshhein
14/01/2007
As organizações buscam harmonia entre os departamentos, todos devem
trabalhar em um objetivo comum, o sucesso da empresa, que ao ser
atingido trará muitos benefícios para todos os colaboradores.
Uma empresa que utiliza um sistema rígido para realizar suas tarefas
não pode durar muitos anos no mercado, têm uma divisão causada pela
sua própria cultura interna e acaba pecando por não ter visão do que
está acontecendo e quais as tendências do mercado.
Os consumidores passaram a exigir muito mais das organizações,
nenhum departamento pode sair do contexto da campanha de Marketing
realizada, desde a produção até o pós-venda deve-se ter a
preocupação com o conjunto de ações e estratégias que irão dar ao
consumidor o melhor produto ou serviço.
Dentro da organização não devem existir departamentos isolados,
guardar as Informações ou esconder um ponto vital para o sucesso do
que é ofertado, e conseqüentemente da empresa e todos os seus
colaboradores, pode acabar prejudicando toda a cadeia envolvida.
O Marketing integrado ocorre em dois níveis:
Em primeiro lugar: as diversas funções de Marketing - força de
vendas, propaganda, atendimento ao cliente, gerência de produtos,
pesquisa de Marketing - devem trabalhar em conjunto;
Em segundo lugar: o Marketing deve ser incorporado pelos outros
departamentos; eles também ‘devem pensar o cliente’.
Com ações de Marketing interno, a organização pode melhorar o
relacionamento entre os departamentos, expor o foco da organização
como um todo e demonstrar que todos os envolvidos nos processos de
criação até as vendas são parte de uma única organização.
Para que tudo isso ocorra, a organização devem estar ciente de que o
Marketing interno deve preceder o Marketing externo, promovendo
primeiramente a compra do produto pelos colaboradores da própria
organização.