Marketing Criativo
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/03/2007
Criatividade é um ponto altamente requerido em Marketing, permitindo
que a organização obtenha vantagens sobre a concorrência, chame a
atenção de uma forma inovadora e crie um Valor mais perceptível para
o consumidor em seus produtos e serviços.
Muitas estratégias podem ser utilizadas em uma campanha, todas
envolvem conhecimento, disciplina e dedicação do profissional de
Marketing.
Com a concorrência diminuindo cada vez mais as diferenças entre os
produtos, percebe-se que a originalidade é um dos pontos fortes a
serem explorados pelas organizações que desejam manter uma fatia de
mercado ou aumentá-la ao encontrar uma oportunidade de mercado
disponível antes da concorrência.
Os fatores que levam a gerar idéias novas são requisitos mínimos nos
dias atuais, a utilização de ferramentas antes desprezadas faz com
que as organizações ampliem seu campo de visão e permitam-se
absorver mais dados.
A exigência dos consumidores acaba trazendo para dentro da empresa a
necessidade de criar produtos e serviços que atendam plenamente os
desejos e necessidades observados e conhecidos, da mesma forma com
que se pode surpreender o consumidor com um produto ou serviço que
supere suas expectativas.
Como o ciclo de vida dos produtos encerra-se cada vez mais
rapidamente, percebe-se que a geração de produtos mais simples,
quanto ao uso, torna-se um dos principais fatores que agregam Valor
para os consumidores.
Os padrões, antes obrigatórios para todos os produtos de mesmo
Segmento, atualmente são motivos de comparação e escolha, os
atributos têm um papel importante e auxiliam na hora da escolha do
consumidor.
Além de gerar um produto, teoricamente inédito, também é percebida a
funcionalidade do equilíbrio dos 4 P´s, permitindo que o consumidor
perceba as características, atributos e Valor de maneira clara e de
fácil compreensão.
Algumas vezes a criatividade pode não ser percebida pelos olhos do
consumidor, há muitas funções que são revistas ou reestruturadas
para que a organização possa obter a excelência em determinada área,
reduzindo custos, melhorando o processo logístico etc.
Uma das formas atuais que mais pode fornecer esta percepção de
criatividade em Marketing é o uso de novas ferramentas para manter
contato com o consumidor, receber um feedback e compartilhar com o
consumidor a posse da Marca.
Muitas organizações podem utilizar estratégias que envolvam o
Marketing viral, Buzz Marketing ou Marketing de guerrilha para
demonstrar ao consumidor seus produtos ou serviços, cada um dos
citados têm suas características e permite usos diferentes,
individualmente ou mesmo combinados.
Além de atender os desejos e necessidades de maneira plena, cabe ao
profissional de Marketing tornar os produtos e serviços de sua
empresa únicos, diferentes de tudo o que o consumidor já conhece e
até mesmo permitir que o cliente faça parte da organização ao
envolvê-lo no processo criativo da campanha de Marketing.
Em certos momentos a maior criatividade é composta por um detalhe
simples, praticamente imperceptível e que traz muito conhecimento,
visão e estudos.
As melhores e mais criativas idéias não surgem do nada, são frutos
de muito trabalho, dedicação e esforço, por isso é muito importante
buscar estudos que contemplem o conhecimento, sejam realizadas
pesquisas e que haja interesse do consumidor em adquirir o resultado
dos investimentos realizados.