Geração W
por Daniel Portillo Serrano
22/12/2010
A Geração
W não pode ser considerada,
exatamente uma geração. São
incluídas, nesta geração as
pessoas nascidas a partir de
1991 até aproximadamente
2000. Se analisarmos as
demais gerações, esta seria,
teoricamente, composta pelos
filhos da Geração X. Mas, em
realidade os filhos da
Geração X são
denominados de
Geração Y, uma turma
nascida entre 1980 e 2000.
Assim, a
Geração
W é na verdade, uma
subdivisão da Geração Y,
composta por pessoas que, à
época da criação da
nomenclatura, ainda não
haviam entrado no mercado de
trabalho por serem, menores.
Já a geração Y tinha os seus
representantes disseminados
entre jovens adolescentes e
futuros executivos de
empresas de TI.
A alusão ao W vem da Internet, mais especificamente dos 3 Ws utilizados nos endereços que se referem à "World Wide Web", ou seja, pessoas da geração Internet. Mais uma vez remetendo à geração Y que tem características muito semelhantes.
Ultimamente tem havido uma tentativa de renomear a geração Baby Boomer para uma letra (já que as demais gerações não tem nomes, mas letras: X, Y, Z, etc) e ao que tudo indica, a letra W é uma grande candidata. Dessa forma se estabeleceria uma confusão entre duas gerações totalmente distintas com o mesmo nome. Pela tentativa da nova classificação, as datas ficariam assim:
Geração
W, nascidos entre 1991-2000
Geração X, nascidos
entre1965-1983
Geração Y, nascidos
entre1984-2002
Geração Z, nascidos
entre2003
Por enquanto mantemos as duas datas. O tempo se encarregará de manter uma ou outra.
Afinal a dúvida que resta é: Quem serão os filhos da Geração Z?
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .