Geomarketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
22/03/2007
Diante da constante evolução do mercado, do aprimoramento das
estratégias da concorrência, do conhecimento adquirido pelo
consumidor, da similaridade entre produtos e até mesmo de muitas
outras variáveis, existe uma possibilidade de utilizar uma
quantidade muita alta de dados para conhecer o mercado.
Chamada de geomarketing, este modelo, composto por um programa
(software) que auxilia na unificação de diferentes dados em um local
comum, facilitando a percepção de inúmeros pontos e variáveis do
profissional de Marketing.
Com a aplicação do geomarketing as organizações podem aprender como
utilizar:
Suas estratégias corretamente: todas as possibilidades são
percebidas claramente, os fatores quantitativos e qualitativos são
percebidos com mais facilidade, todos os esforços são direcionados
até um ponto comum, ou seja, com um foco muito mais preciso;
Qual é o melhor local para construir sua linha de produção: muitas
vezes deve-se compreender que uma alta densidade demográfica não
traz retorno, pois nem sempre o público-alvo está naquele local, da
mesma forma pode-se estudar o melhor local para implantar uma
empresa;
Que concorrentes estão na região: conhecer seus concorrentes é uma
vantagem, mas saber que o produto da sua empresa pode ter um volume
maior de aquisições ao direcionar seus esforços para um local é
muito mais fácil, principalmente quando são conhecidos os fatores
que influenciam diretamente em uma produção.
Há inúmeros fatores que podem influenciar nas decisões, como exemplo
pode-se usar uma empresa que produz defensivos agrícolas, esta
organização coloca todos os dados em um programa de geomarketing e
percebe que existem áreas onde seu produto têm uma eficiência muito
maior devido as condições da região (excesso de insetos ou pragas),
mas também percebe que há uma região onde as mesmas condições não
existem, usando este mapa pode-se construir uma nova linha de
produção onde é necessário o uso do produto, sabendo que seu consumo
será efetuado e que há razão para ofertá-lo na região.
Muitas organizações podem utilizar-se do geomarketing para elaborar
uma abordagem mais pontual em um público-alvo, gerar investimentos
mais precisos e trazer para a organização a vantagem competitiva.
Logicamente a concorrência poderá utilizar-se da mesma estratégia,
muitas vezes chegando primeiro ao detectar essa oportunidade de
mercado.
Para que o geomarketing funcione plenamente são exigidos
conhecimentos aprofundados em diversos pontos, iniciando-se pela
própria organização, pelo mercado e as oportunidades oferecidas com
o uso do geomarketing.
Da mesma forma deve-se conhecer a fonte dos dados, existem inúmeros
locais onde podem ser encontrados dados relevantes e que devem ser
usados no geomarketing.
Conhecer o mercado torna-se muito mais fácil, entender as variáveis
que levam a tomar as decisões é fundamental e o profissional de
Marketing deve estar preparado para lidar com este processo chamado
geomarketing.
O mercado oferece os dados, o profissional de Marketing deve
compreender seu significado, o que leva a usar o geomarketing para
obter vantagem competitiva, uma vez que a concorrência pode não
utilizá-lo no atual momento.
Quando a base de dados oferece a possibilidade de elaborar
estratégias que suplantem os concorrentes, deve-se estar atento à
organização, suas diretrizes e valores, dessa forma o profissional
de Marketing terá em mãos uma ferramenta poderosa e que permite a
leitura de inúmeros dados ao mesmo tempo.