A Parceria como Fator de Sucesso
Por Maria Rita Gramigna
19/06/2007
Em um mercado cada vez mais competitivo, as alianças estratégicas
vêm se tornando comuns na práxis empresarial. Até mesmo os gigantes,
os quais pensávamos ser soberanos e auto suficientes, já vem
adotando a estratégia fortalecedora da parceria.
A prática da parceria ocorre, basicamente, de duas formas:
1. NO AMBIENTE INTERNO DA EMPRESA: representada pelo esforço comum
entre pessoas e/ou unidades de negócio, visando uma ação integrada e
partilhamento de responsabilidades nos resultados. As parcerias na
empresa, quando bem sucedidas, acarretam em ganhos comuns.
2. ENTRE EMPRESAS: efetivada quando uma ou mais empresas se unem,
disponibilizando suas competências para a realização de um
empreendimento comum. Neste caso, não estamos nos referindo às
fusões e sim da união de esforços e do estabelecimento de
estratégias comuns com o objetivo de ganhos são recíprocos.
Sempre que se decide pela parceria, necessariamente a negociação
faz-se presente. É através dela que as partes delimitam seu campo de
atuação, definem as responsabilidades e trabalham na exposição de
idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado
possível para ambas as partes.
Uma parceria de sucesso é aquela em que todos saem satisfeitos com
seu resultado.
HABILIDADES ENVOLVIDAS NA NEGOCIAÇÃO DE PARCERIAS:
• Transmitir e manter a confiança.
• Atuar em sinergia com o parceiro;
• Estabelecer uma boa comunicação: ouvir com atenção, processar o
que foi ouvido, procurar o entendimento e repassar idéias com
clareza;
• Estar disposto a ceder - flexibilidade;
• Preparar-se para administrar conflitos;
• Agir com empatia;
• Manter um bom relacionamento.
E AINDA...
É necessário conhecer o contexto em que se situa o futuro parceiro,
suas necessidades, expectativas e potencial.
Dicas para negociar parcerias:
A - |
MAPEAMENTO DA SITUAÇÃO - antes de contatar o futuro parceiro, é necessário perguntar-se: |
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• Que metas vou propor? • Quais os meus objetivos? • O futuro parceiro terá interesse pelo que vou propor? • O que posso conceder? • Qual meu limite mínimo, de forma que ao resultado seja ganha-ganha? • Como chegar até a pessoal/grupo? • Já estabeleci outros contatos anteriores com os futuros parceiros? • Qual foi o resultado? • Em que posso melhorar meu contato? • E se houver negativa? Como reverter a situação? |
B - |
ESTABELECENDO O CONTATO - passos |
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• Exposição do objetivo; • Apresentação da idéia e das condições de parceria; • Indicação dos benefícios e problemas resolvidos no estabelecimento da parceria (para ambas as partes); • Exposição dos possíveis resultados positivos; • Uso de quadros, dados, gráficos ou qualquer registro escrito (isto ajuda a visualizar os resultados); • Argumentação com indicação de outras parcerias de sucesso. |
C - |
LIDANDO COM BARREIRAS - o que fazer e o que evitar |
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• Fuja das acusações, críticas e julgamentos precipitados. • Ouça as razões do outro e veja se pode acrescentar fatos concretos ou informações que o façam reverter sua posição. • Se houver uma resposta indecifrável (mutismo, semblante de dúvida), levante algumas dúvidas: “Você não perguntou. Quero, porém esclarecer que..”.) |
D - |
PERCEPÇÃO DOS SINAIS CORPORAIS E OUTROS QUE INDIQUEM ACEITAÇÃO |
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• Balançar a cabeça. • Sorriso. • Gestos positivos. • Olhar de aprovação. |
E - |
FECHAMENTO DA PARCERIA |
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• Definição de responsabilidades através da assinatura de contrato ou similar. • Informação sobre a data de verificação de resultados.
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As parcerias podem ser uma fonte de competitividade em seu negócio.
Que tal começar a pensar no assunto?
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada
em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e
Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos
estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da
equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.