Por Daniel Portillo Serrano
17/10/2017
Marketing 4.0 é o novo trabalho de Philip Kotler, aclamado “papa” do Marketing” que, com 85 anos revoluciona novamente o relacionamento das marcas com o seu mercado através deste novo conceito.
O Autor definiu os principais conceitos de Marketing nos últimos 50 anos, desde a sua obra seminal “Administração de Marketing” de 1967.
Segundo o autor, o Marketing 4.0 tem a finalidade de, através da combinação e integraçãos dos meios de comunicação off-line do Marketing tradicional e on-Line do Marketing Digital, gerar confiança e fidelidade no cliente.
Para o Marketing 4.0 o comando agora é do consumidor independente dele estar on line ou off line. São as chamadas estratégias 360º.
Dessa forma, espera-se que as marcas integrem e combinem o melhor dos canais off-line e on-line; isto é, o imediatismo e a intimidade dos canais on-line com a força da diferenciação representada por ações off-line.
Através desta estratégia denomina "omnichannel" se espera obter uma experiência transparente e coerente e, além disso, uma relação múltipla entre marca e consumidor.
O Big Data é uma das novas tecnologias adotadas pelo Marketing 4.0. Adaptando-se às necessidades do cliente as marcas poderão fazer previsões de pedidos antes que o consumidor o faça efetivamente.
Atua no conhecimento não apenas dos consumidores atuais, mas dos futuros. Inicia a busca por consumidores via Internet, com determinadas necessidades e desejos que possam ser atendidas pelo produto genérico, customizado ou com pequenas alterações, antecipando o que o consumidor iria buscar. Quase tudo é baseado na Internet, aplicativos, sites, portais, blogs. Os fabricantes trocam as lojas físicas com altos custos, por sites de venda.
Kotler afirma que "Marketing 4.0 é um esforço para olhar para o marketing em uma dimensão diferente... a conectividade e a tecnologia alteraram a forma como abordamos o marketing.”
Ele afirma que "Grande parte da mensagem no livro é que qualquer empresa que quer sobreviver deve aproveitar essas novas ferramentas de mídia social e usar a mídia digital para facilitar a execução de seus negócios. Não estamos abandonando o marketing tradicional. Estamos misturando o tradicional e o digital ".
O autor afirma que essa convergência tecnológica acabará por conduzir à convergência entre marketing digital e marketing tradicional. O objetivo do novo livro, diz Kotler, é "que o marketing deve se adaptar à mudança da natureza do cliente e aos caminhos do cliente na economia digital”
No cerne do Marketing 4.0, Kotler vislumbra um novo conjunto de métricas de marketing e novas formas de ver a prática de marketing com o objetivo de melhorar a produtividade das ações.
Finalmente, Kotler descreve como os comerciantes podem implementar programas táticos eficazes neste mundo convergente de marketing tradicional e digital.
Muitos autores já prevêem o Marketing 5.0 versão que busca atingir o lado emocional dos consumidores convertendo-os em embaixadores da marca. Dizem que apoiará causas justas demonstrando responsabilidade social, ambiental e corporativa. Envolverá o consumidor de uma forma invasiva sem que seja intrusivo. Mas Kotler ainda está definindo o Marketing 4.0 e se o autor ainda não falou nada em 5.0 é porque ele ainda não existe. São meras suposições do que vem por aí.
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .