Networking. Um quebra-cabeça para manter sua rede em dia
Por Marcelo Miyashita
18/11/2005
Rede de contatos aumenta a empregabilidade, o empreendedorismo e o
conhecimento. E só se mantém, se for uma via de mão dupla
Creio que está claro que vivemos numa realidade de mercado de
trabalho muito diferente da dos nossos pais. Apesar de estarmos numa
economia aparentemente crescente (com os seus 100 mil novos empregos
por mês, segundo informações oficiais do governo), na prática -
principalmente no mundo corporativo - ainda há muita gente em busca
de emprego, algumas sendo contratadas e muitas perdendo suas
posições. O turn-over, ou o popular “entra e sai” de funcionários é
constante.
Pois, independente do desempenho da economia, muitas companhias têm
na competitividade não mais o seu diferencial, mas sua
sobrevivência. Isso significa mudanças mais freqüentes no lay-out da
organização do trabalho: revisões de cargos, substituições de
funções, ampliação de responsabilidades, automatização de processos,
redução ou aumento de mão-de-obra e, também, de “cabeças-pensantes”.
Ou seja, as organizações e seus ambientes de trabalho são alvos de
muitas variáveis estratégicas: trocas, aquisições, fusões, cisões e
fechamentos de unidades. Essa nova realidade traz à carreira
executiva a possibilidade de um rumo diferente. No lugar de uma vida
toda dedicada a uma companhia com lentas promoções internas, uma
vida mais dinâmica com uma carreira composta por vários empregos, em
várias empresas, com rápidas e muitas promoções e, também, algumas
demissões no meio do caminho. Histórias de sucessos e fracassos num
mesmo currículo são e serão freqüentes na nossa vida corporativa.
Isso quer dizer que mais dia menos dia perderemos nosso emprego. E
conseguiremos outro! A questão é o tempo que demoraremos a encontrar
este novo emprego. Todos sabemos, quanto mais rápido uma colocação,
mais fácil e melhor. Quanto mais lenta, mais as dificuldades
aumentam, os contatos se distanciam e o sentimento de exclusão se
evidencia. A essa capacidade de se colocar rapidamente, chamamos de
“empregabilidade”.
E o que o Network tem a ver com isso?
Aí entra a importância do network. Criar e manter rede de contatos
garante o surgimento de oportunidades para o trabalho, para empresa
e, também, para carreira. Oportunidades para você e para sua rede,
numa via de mão dupla.
Esse é o benefício do network – a geração de oportunidades mútuas –
que pode garantir mais negócios, conhecimentos e empregos. E quanto
mais network você conseguir, maior será o seu “campo e poder de
influência”.
A sociedade moderna trouxe essa nova habilidade para o ser humano. O
seu poder de influir, não somente as pessoas fisicamente mais
próximas, mas a todos com as quais temos contato. Mesmo que muitas
vezes, por meio de mensagens eletrônicas.
Como praticar Network? Fazer Networking?
Uma coisa tem que ficar bem clara: não é o network que cria a
pessoa, é a pessoa que cria o network em função das suas
características humanas e profissionais. Portanto, network é
conseqüência, por isso mesmo pessoas éticas e competentes têm sempre
bons contatos e um bom campo de influência. Ou deveriam ter.
Muitas vezes não utilizamos todo o potencial de network que podemos
criar e manter. Possibilidades existem, faltam em alguns casos, o
hábito e a atenção a esta nova competência atrelada à
empregabilidade e ao empreendedorismo – construir rede de contatos e
transformá-la em rede de relacionamentos.
Rede de contatos
Todos nós temos rede de contatos, por menor que seja ela já existe,
são nossos colegas de trabalho, fornecedores, clientes e parceiros
de negócios, amigos de faculdade, amigos mais próximos, familiares e
até vizinhos. Contato todo mundo tem. Agora, numa rede organizada e
estruturada, só as pessoas que se preocupam com o network.
Em outras palavras, quando nos preocupamos com rede, temos o cuidado
de registrar, classificar e agrupar essa informação. Com isso
podemos visualizar melhor nossos contatos e, com eles, expandir
nosso campo de influência, encontrando e distribuindo oportunidades.
Tente organizar seus contatos, comece pela sua agenda, visualize
todos os nomes e, se houver só informações básicas – nome, email e
telefone – busque complementar cada “registro” com informações que
for lembrando. Adicione e complemente dados de outras agendas, olhe
no seu Outlook, no Palm e no monte de cartões de visitas que
“colecionamos”. Depois crie grupos ou classificações, por exemplo
“família & amigos” e “contatos profissionais”. Você pode fazer isso
numa planilha Excel; perceba cruzando dados e visualizando de modo
amplo, a importância de cada contato para sua vida profissional.
Esse simples exercício de organização já vai ajudar a perceber que
conhecemos muito mais gente do que imaginávamos. Agora frente aos
seus objetivos no campo profissional, visualize as pessoas que por
alguma razão são importantes e perceba seu grau de relevância e
influência nestes contatos.
Em alguns casos o grau é tão alto que com certeza não se trata mais
só de um contato, mas de um relacionamento com reconhecimento mútuo
e muitas histórias. Por outro lado, confira que há muitas pessoas
importantes para você que por alguma razão, são apenas contatos.
Destas, você encontrará dois grupos: o dos contatos com e sem
reconhecimento. É o contato com reconhecimento, e ainda sem
relacionamento, que merece sua atenção. Geralmente são pessoas que
sabem seu valor, têm boa opinião a seu respeito, mas por alguma
razão – talvez o nosso corre-corre no dia-a-dia – não migraram para
um relacionamento na sua vida profissional.
Aí se pergunte: Por que não dou tanta atenção a quem merece e me
reconhece? Não estamos falando em “forçar uma amizade”, isso
acontece quando não somos reconhecidos pelos contatos e tentamos
criar um vínculo. Estamos falando de pessoas que nos conhecem, sabem
do nosso trabalho, nosso valor pessoal e profissional, têm
admiração, mas por motivos já citados, não damos atenção e, pior,
muitas vezes “sumimos”.
Muita gente busca desesperadamente investir em novos contatos,
quando o caminho mais natural é valorizar o network que já temos.
Porém mais uma vez é importante deixar claro, network é
conseqüência. E o reconhecimento não vem da reaproximação, vem de
algo natural que houve e há entre você e seus contatos.
Gerando leads e novos contatos
Em paralelo à reorganização dos contatos atuais e a valorização dos
contatos com reconhecimento, para ser um bom networker é necessário
saber gerar leads – novos contatos, novas pessoas para a sua rede.
Há duas formas para estabelecer novos e bons contatos: a primeira é
a natural e a que efetivamente mais funciona, aproveitando sua
exposição em vários campos de influência já existentes (empresa,
escola, família, clube, vizinhança etc.) – para isso a dica é
simples: apresente-se e mantenha-se sempre prestativo, atencioso,
comunicativo e amigável. Essas características cada pessoa tem em um
nível; o importante é você utilizá-las respeitando seus limites, sem
“forçar” algo que você não é. Claro que com tempo podemos nos
desenvolver e reduzir nossas limitações; porém, vale repetir:
network é conseqüência. O uso inadequado o transformará numa pessoa
vista como “chata” e interesseira.
A outra forma de gerar leads é se expondo em novos “campos de
contato”. Locais, eventos e reuniões que não costuma freqüentar, mas
que podem ser interessantes em função do conhecimento adquirido, da
possibilidade de novos negócios e da formação de novos contatos.
Feiras de negócios possuem este objetivo. Associações e entidades de
classe também têm isso como função.
Eventos pertinentes à sua carreira são momentos importantes para
novos contatos. O necessário em eventos corporativos é saber
realizar esses leads. Para isso, a melhor forma é se manter sempre
acessível e próximo às pessoas, tomando cuidado de não forçar
situações e deixando espaço para a causalidade de um contato.
Portanto quanto mais exposto melhor, mas sem exageros, respeitando
seu modo de agir.
Enfim, pela empregabilidade, empreendedorismo e conhecimento,
precisamos ser networkers. Precisamos nos expor, saber gerar leads,
transformá-los em contatos com reconhecimento, progredindo para rede
de relacionamentos movida à reputação e histórias comuns. Isso
garantirá um amplo “campo de influência”, que o premiará com um grau
maior de “poder de influência” junto às pessoas da rede.
Com a rede armada e estendida teremos em mãos uma grande vantagem
competitiva, para você e para seus contatos, pois o network só se
manterá sólido se, além de receber oportunidades, você e cada um da
rede também souberem contribuir, doar e ajudar. Network é para
todos!
Marcelo Miyashita é consultor líder e palestrante da MIYASHITA
CONSULTING. É professor de marketing em cursos de MBA e
pós-graduação. Atualmente leciona na Cásper Líbero, FGV-EAESP GVpec,
Trevisan, PUC-SP COGEAE, Madia Marketing School, IMES e IBModa. Foi
colunista do Comercial & Cia, na rádio BandNews FM. Em 2006 recebeu
o Prêmio Marketing Best e em 2007 o título de Marketing Expert,
concedido pela Editora Referência (Jornal Prop&Mkt), pela FGV-EAESP
e pela MadiaMundoMarketing. É mestrando em Administração pela
PUC-SP, pós-graduado pela ESPM e publicitário pela Cásper Líbero.
Conheça seu trabalho: www.miyashita.com.br