Networking: Construa sua Rede de Relacionamentos
Por Paulo Araújo
05/09/2007
Networking significa rede de relacionamentos e anda de mãos dadas
com o sucesso nas vendas. As melhores vendas surgem por meio de
indicações de colegas e conhecidos, mas muitos só se lembram de
acionar seus contatos somente na hora de buscar uma nova colocação
ou naquele último momento para atingir uma meta, o que é um grande
erro. O networking eficaz é como uma estrada de mão dupla e deve ser
uma relação ganha-ganha. Vamos ver alguns pontos para construir e
fazer o uso eficaz da sua rede e assim ajudar e ser ajudado.
1. Organize e mantenha atualizado o seu banco de dados. Os softwares
de e-mail com seus catálogos de endereço ajudam em muito nesse caso.
Sugiro que tenha no mínimo os seguintes dados dos contatos: nome
completo (coloque em destaque o nome pelo qual a pessoa gosta de ser
chamada), empresa e cargo; telefone comercial e celular, endereço de
e-mail, temas de interesse e data de aniversário (somente dia e mês
de nascimento).
2. Foque a qualidade dos contatos. Procure ter pessoas interessantes
e com quem você pode efetivamente contribuir. Mantenha em dia os
contatos de amigos de escola e da faculdade. Além de você ter mais
intimidade o leque de opções aumenta consideravelmente.
3. Não trate todos os contatos como amigos íntimos. Muito de seus
contatos pode ser pessoas que você conheceu em reuniões, visitas a
clientes ou fornecedores, treinamentos ou ainda em atividades
sociais. Não exponha colegas ao ridículo chamando-os por apelidos
indesejáveis ou contando situações íntimas. Não crie situações de
constrangimento sem necessidade.
4. Lidere sem medo. Organize encontros, mas lembre-se que é normal
algumas pessoas aceitarem ou não o seu convite. Deixe bem claro qual
é o seu objetivo em tê-lo como contato e sempre forneça a opção de
exclusão do seu banco de dados.
5. Faça bom uso do e-mail e do MSN. Não perca tempo jogando conversa
fora. O envio de mensagens e fotos de mau gosto pode causar sua
demissão e ter inclusive complicações jurídicas. Não envie mensagens
em que nada agregam no desenvolvimento das pessoas.
6. Mantenha um networking saudável:
na data do aniversário envie uma mensagem curta e escrita por
você. Nada de cartões virtuais!
envie artigos de interesse comum a todos os contatos. Temas como
vendas, marketing e gestão de carreira são sempre bem vindos e
servem a todos.
quando o contato faz qualquer tipo de solicitação sempre responda.
Mesmo que você não possa ajudar ele percebe que você se importa.
quando houver convites para encontros, almoços ou happy hour
procure participar. Nada substitui o contato humano. Dedique um bom
tempo para conversar e conhecer gente nova. Na impossibilidade de
participar explique para o organizador o motivo da sua ausência.
promova a troca de livros e revistas entre seus contatos. Tanto na
hora da entrega quanto na devolução são bons momentos para uma boa
conversa.
uma excelente opção é dar aulas em faculdades ou trabalhar como
facilitador em programas de treinamento. Repassar conhecimentos é
uma forma de se tornar uma referência na área de atuação e quem sabe
uma futura fonte para jornalistas.
outra excelente opção é parar de postergar e fazer aquele curso
tão desejado. No mínimo, você vai conhecer gente nova, conviver com
pessoas com os mesmos interesses, trocar experiências, conhecer
professores e ainda voltar a estudar de uma forma mais
sistematizada.
7. Faça um mapa de seus contatos. Para começar o seu networking já e
partir para a ação a primeira coisa a fazer é o seu mapa de
contatos. Escreva os nomes das pessoas que podem vir a fazer parte
da sua rede. Para facilitar separe os nomes por local ou situação em
que você os conheceu. É importante lembrar que o ideal é colocar os
nomes de pessoas que você se sinta à vontade para poder enviar um
e-mail, fazer um contato telefônico e convites para futuros
encontros e atividades sociais.
Comece agora a criar novas oportunidades de vendas e bons negócios!
Paulo Araújo - palestrante e escritor. Autor de “Desperte seu
Talento – dicas essenciais para a sua carreira” - Editora EKO, entre
outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br