Música x Vendas
Por Fabiano Brum
06/03/2008
A música é dividida em Melodia, Harmonia e Ritmo. Mas o que isto tem
a ver com vendas? Nós vendedores podemos melhorar nossa performance
em vendas se observarmos as lições que a música nos ensina.
Melodia: Melodia é a combinação de notas que são aplicadas
sucessivamente. Por exemplo, o solo de um instrumento.
Lição para Vendas: “O vendedor deve conhecer a fundo seu produto e
seu mercado para não desafinar na frente do cliente. A apresentação
de um produto deve ser feita de forma lógica, utilizando-se técnica,
razão e também emoção”.
Harmonia: Harmonia é um conjunto de sons simultâneos, como por
exemplo, os acordes que formam a base para uma melodia.
Lição para Vendas: “Além de trabalhar em equipe com a sua empresa,
para que a venda seja concretizada de forma harmônica, é preciso
harmonia nas questões pessoais, profissionais, mentais e
espirituais. Se o vendedor não estabelecer harmonia entre estas
áreas, a sua concentração estará comprometida no momento da
apresentação, e ele não conseguirá dar um Show em Vendas”.
Ritmo: O ritmo é o movimento ordenado dos sons no tempo, com suas
acentuações, durações e pausas.
Lição para Vendas: “O vendedor deve planejar o seu dia para que
tenha ritmo em vendas. Uma agenda ordenada, assim como a análise
prévia do cliente antes da visita, fazem com que ele estabeleça
movimento contínuo, cadência, e esteja sempre vendendo. A falta de
ritmo é o grande problema da maioria dos profissionais”.
Fabiano Brum: Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação,
Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e
seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu
conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.
E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br