O Marketing e os sistemas de Informações
Por Marco Antonio Meira
01/07/2009

Uma coisa que me chama muito a atenção sempre que visito um cliente é a preocupação que eles tem em mostrar o total controle que possuem sobre suas informações através de sistemas informatizados que custaram uma boa quantidade de reais.

- O meu sistema está totalmente integrado. Quando uma venda é feita, automaticamente o meu estoque é ajustado, meu caixa é alimentado, meu contas a receber é atualizado, a Nota Fiscal é emitida, os tributos lançados, a comissão do vendedor contabilizada, tudo em instantes. Uma maravilha, não é?

- Realmente, uma maravilha, para o seu departamento financeiro! E quando o seu sistema não tem vendas para contabilizar, o que ele te fornece para implementar ações de marketing?

- Bem, é... , acho que...

Amigos(as), o que quero deixar bem claro aqui, é que realmente as empresas necessitam de informações para serem bem administradas. Eu, como administrador, acho uma maravilha estes sistemas que fornecem informações contábeis em instantes e aconselho a todos que invistam neste tipo de sistema, pois agilizam as tomadas de decisões financeiras e administrativas. Agora; como vendedor e marketeiro, eu vejo que está havendo um grande equívoco, principalmente nos pequenos empreendimentos, ao investirem, seus escassos recursos, em sistemas informatizados.

Um bom sistema de informação deve fornecer, além de todas as informações e controles contábeis e administrativos, informações realmente úteis para o crescimento da empresa. Informações sobre o seu principal ativo: seus clientes.

- Este seu sistema totalmente integrado, poderia me fornecer um histórico de compras dos clientes? O que costuma comprar um determinado cliente? Quando foi sua última compra?

- Bem, não!

- O seu sistema poderia me fornecer uma relação de clientes, que faz aniversário no mês?


- Ahhh, isso sim!

- Ótimo, em formato “txt” onde os e-mails poderiam ser exportados para um programa de envio de e-mails?

- Acho que não, vou consultar!

O que quero dizer com isso, é que ao investir em implantação de sistemas de informações, o empresário deve também se preocupar com as informações que o sistema irá gerar para alimentar suas ações de marketing. De nada adianta um ótimo sistema informatizado se eu não consigo uma simples relação de e-mail dos clientes aniversariantes do mês, ou dos clientes que mais consomem meus produtos, ou ainda, clientes que não compram a três meses.

Lembre-se sempre do seguinte: Para você ter movimento financeiro para administrar, primeiro é necessário ter vendas e negócios para movimentar.

Procure consultar a empresa ou a pessoa que desenvolveu o seu sistema para que ela, ou lhe ensine a usar corretamente o sistema, ou implemente ferramentas voltadas ao marketing.

Transforme seu BANDO DE DADOS em um BANCO DE DADOS realmente eficaz ou você não terá movimento financeiro para administrar.

Marco Antonio Meira é Consultor de Marketing e Vendas
www.signcomputer.com.br