Gestão Estratégica das Marcas
Por Kevin Keller
27/06/2007
Kevin Keller é um conceituado catedrático norte-americano, além de
consultor de grandes empresas e autor de best sellers, entre eles,
Administração de Marketing, uma parceria com Philip Kotler.
Em sua apresentação alerta para a importância e poder das marcas
como um meio de identificar e diferenciar produtos e serviços. Uma
marca forte deve ser envolvente, previsível em sua capacidade de
criar expectativas e satisfazer clientes. Vale ressaltar que grande
parte do valor intangível das empresas é representado pela marca,
sendo comprovada a relação positiva entre valor de marca e retorno
de lucro.
Branding é o nome do jogo. Um conjunto de ações adotadas na
administração de uma marca buscando torná-la única. É a única
alternativa contra a diferenciação baseada unicamente em preço e
custo.
Construir valor de marca baseado no consumidor consiste em trabalhar
a percepção deste cliente, possibilitando sua fidelização, a
aplicação de preços premium e até mesmo a extensão da família de
produtos.
Keller estabelece oito dicas para se conquistar a excelência de uma
marca.
1. Visão da marca centrada no consumidor e interesse pelo
consumidor. Transcender as descrições e limites físicos do produto,
descobrindo uma finalidade superior vinculada às aspirações do
consumidor. Os passos para isso são: inspirar,inovar, focar,
conectar e cuidar. Modelo a seguir: Nike.
2.Posicionamento superior em relação à concorrência. A tarefa é
desenvolver pontos de diferença em relação aos concorrentes que
sejam atraentes para o consumidor e viáveis para a empresa. E
estabelecer pontos de paridade, ou seja, aspectos similares capazes
de neutralizar os diferenciais da concorrência. Um exemplo de quem
está fazendo isso: Accenture.
3. Estrutura da marca claramente definida. É o que chamamos de
arquitetura da marca. O ponto de partida é compreender o potencial
de cada marca dentro do portfólio da empresa e estabelecer uma
hierarquia de marca. Isso significa criar sub-marcas de uma marca
principal apenas se tiverem papéis estratégicos claros. E maximizar
a cobertura de mercado, minimizando a sobreposição por outras
marcas. Um ótimo exemplo é a BMW (marca principal) com suas
sub-marcas série 3, 5 e 7.
4. Programa de marketing totalmente integrado. A comunicação começa
no boca em boca, passa pelo patrocínio, degustação, ações em PDV e,
obviamente,alcança a mídia impressa, eletrônica, exterior, entre
outras. A Red Bull tem observado este princípio.
5. Cultivo de relações da marca. A meta agora é estender a percepção
da marca para além do produto. Construir uma identidade e
significado de marca capaz de estabelecer uma dualidade entre o
desempenho do produto e a imagem da marca. Produzir respostas
positivas racionais e emocionais. O exemplo aqui só poderia ser a
Harley-Davidson e seus fiéis HOGs (proprietários de motocicletas
Harley).
6.Estratégias de preço orientadas por prêmios. Em lugar de apenas
reduzir preços, maximizar o valor para o cliente, participando de
promoções extensivas no varejo, financiando campanhas publicitárias
em parceria com revendas, estabelecendo uma comunicação direta com o
cliente. Quem ilustra esta estratégia: Intel.
7. Inovações relevantes em marketing. Introduzir novos produtos,
comunicações e outras atividades de marketing criativas e
cativantes. Buscar o encadeamento de clientes, conquistando novos e
fidelizando os existentes. Há um ícone nesta categoria e seu nome é
Apple. A inovação em seus produtos sempre esteve presente, desde os
Macintosh até o advento do iPod. Muito além do design, a empresa tem
disponibilizado produtos complementares (fones de ouvido,cabos
diferenciados, adaptadores para carro) e um primoroso atendimento ao
cliente.
8.Administração adequada de estratégias de desenvolvimento de marca.
Alavancar de maneira ininterrupta o valor da marca em novos produtos
e mercados. Tomemos como exemplo a Starbucks. O desenvolvimento do
produto está presente na oferta de novos sabores, aromas e
embalagens de café, além de produtos complementares,como o cartão de
crédito em parceria com a Visa. Já o desenvolvimento do mercado está
representado pelas novas lojas em pontos como hotéis, aeroportos,
livrarias, empresas, entre outros, além de novos mercados (já são
mais de 30 mercados fora da América do Norte).
A excelência de uma marca deve ser responsabilidade de toda a
organização. Não é atribuição de algumas pessoas ou do departamento
de marketing. Diretoria e funcionários, todos sem
exceção,comprometem de forma positiva ou negativa a imagem da marca,
afetando direta ou indiretamente as percepções e experiências de
seus clientes.
Enviado por: Tom Coelho, é consultor, professor universitário,
escritor e palestrante.